Como Plantar Ervilhas em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, as Ervilhas, originadas na índia, pertencem à família das leguminosas, como os feijões, e como eles compartilham a característica de fornecer nitrogênio ao solo, portanto, além de serem muito saborosas também enriquecem o solo com nutrientes.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa leguminosa maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Ervilhas em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Ervilha:
A Ervilha é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Ervilha.
- Valor energético 88.1kcal;
- Carboidratos 14,2g;
- Proteínas 7,5g;
- Gorduras monoinsaturadas 0,1g;
- Gorduras poli-insaturadas 0,3g;
- Fibra alimentar 9,7g;
- Fibras solúveis 0,1g;
- Cálcio 24,4mg;
- Vitamina C 12,4mg;
- Piridoxina B6 0,1mg;
- Manganês 0,4mg;
- Magnésio 41,8mg;
- Lipídios 0,5g;
- Fósforo 152,0mg;
- Ferro 1,4mg;
- Potássio 311,0mg;
- Cobre 0,2ug;
- Zinco 1,2mg;
- Niacina 1,2mg;
- Tiamina B1 0,3mg;
- Riboflavina B2 0,1mg.
Benefícios da Ervilha:
Conheça os principais benefícios da ervilha para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Alivia Hemorragia:
Essa leguminosa é rica em vitamina K, essencial para controlar sangramentos e para o processo de cicatrização.
Rica em proteínas:
Por ser rica em proteínas é ideal para a manutenção da musculatura, além disso, é uma opção viável para vegetarianos e veganos.
Rica em fibra:
As fibras ajudam na boa digestão por regular o intestino, além de combater a incômoda prisão de ventre.
É anti-inflamatória:
Os muitos nutrientes presentes nas ervilhas e os fitonutrientes combatem a inflamação.
Boa para o solo:
As ervilhas fixam nitrogênio, assim, o solo onde elas são plantadas se torna ideal para cultivar outras plantas, devido ser rico em nitrogênio.
Fonte de ferro:
Devido a isso é ideal para combater anemia causada por deficiência de ferro.
Rica em manganês:
Este mineral, juntamente com o cálcio, é vital para a manutenção de ossos saudáveis.
Melhora a saúde do coração:
A fibra solúvel (betaglucano) presente nas ervilhas reduze o mal colesterol (LDL) no sangue. O excesso de colesterol ruim pode levar a doenças cardiovasculares como a aterosclerose.
Veja no vídeo mais Benefícios da Ervilha:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da ervilha, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar ervilha em Casa.
Como Plantar Ervilhas em Casa:
Se você decidiu plantar ervilhas em seu jardim em casa e desfrutar do sabor único de uma colheita caseira e orgânica, você deve seguir alguns passos para que suas ervilhas possam se desenvolver adequadamente.
Plantio:
O período ideal para plantar ervilhas é durante o inverno e primavera, mas também é possível plantar no outono ou durante janeiro e fevereiro.
As ervilhas toleram bem as baixas temperaturas do inverno, além disso, suporta até geadas, sendo uma planta que se adapta ás necessidades de cada área (embora temperaturas abaixo de 5 ° – 7 ° C estaciona seu crescimento).
A temperatura ótima para o seu desenvolvimento é entre 16 e 20 ° C (min -5º C e Max 35 ° C)
Plantio de acordo com as variedades:
Ervilhas Arredondadas: esse tipo de ervilha é plantada por meio de semente durante o outono ou no inverno.
Ervilha áspera: pode ser plantada no inicio da primavera.
No momento do plantio das ervilhas você deve preparar o solo. O solo ideal para essa leguminosa deve ser fértil, fofo e rico em matéria orgânica, onde não se acumule água em excesso. O pH deve ficar entre 6 e 6.5.
As plantas devem ser organizadas em linhas. Além disso, elas precisam de apoio para que possam se desenvolver. As sementes devem ser plantadas em uma profundidade de 4-5 cm e a uma distância de 30-40 cm – entre uma planta e outra. Além disso, o plantio é feito adicionando 4 ou 5 sementes por buraco.
Exposição ao sol:
As ervilhas amam o sol, por isso lhe reserve um lugar em uma área ensolarada do jardim.
Irrigação:
Lembre-se de que o estado da terra é essencial para o bom crescimento das ervilhas. Um solo sem excesso de umidade é ideal para esse tipo de cultura, além disso, o recomendado é molhar quando o tempo estiver seco, especialmente se a planta tem flores e vagens.
Pragas e doenças:
Mais uma vez, nos deparamos com alguns pequenos inimigos que ameaçam as nossas colheitas, os principais são:
Pulgões verdes: É um flagelo que afeta tanto a planta como as vagens, enfraquecendo-as.
Traça de ervilha: È uma borboleta negra que deposita seus ovos nas folhas de ervilha em flor. Quando as lagartas crescem, elas penetram nas vagens e comem os grãos de dentro.
Joao: É um besouro que deixa ovas.
Antracnose ou ervilha raiva: É um fungo que afeta os caules, folhetos e vagens da planta. Quando a planta é afetada aparecem manchas arredondadas, de cor amarela com bordas mais escuras com cerca de 5 mm de diâmetro.
Mosaico de ervilha: Este é um vírus que faz com que as partes interessadas não se desenvolvam normalmente, endurecendo-as. Você pode perceber sua presença ao observar algumas áreas claras e escuras, semelhante a um mosaico, em folhetos.
Poda:
O mais importante no momento da poda é remover ervas daninhas frequentemente, assim a planta se desenvolverá melhor. O momento perfeito para removê-las? Quando as plantas alcançarem cerca de 10 a 15 cm de altura. Além disso, a limpeza da área de plantio evitará a presença de roedores.
A colheita:
O dia mais esperado chega e é hora de ver os resultados. O tempo ideal para a coleta é antes que as vagens se tornem muito fibrosas. Além disso, o tempo para a colheita varia entre 65 a 85 dias para cultivares precoces e entre 85 a 140 dias para cultivares de produção tardia.
Se você deseja comer as vagens, a colheita é feita quando as ervilhas ainda estivem imaturas, sendo que as sementes ainda não estão completamente desenvolvidas.
No caso, se desejar colher a ervilhas para comer os grãos sem a vargem a colheita é mais tardia, podendo ser colhidos quando a vagem secar quase que completamente.
No momento da colheita o ideal é cortar as plantas sempre no nível do solo, deixando as raízes, para que o resto da planta sirva de matéria orgânica para um posterior plantio. Pois as raízes irão fornecer o nitrogênio necessário para ter um solo apropriado para o próximo plantio de ervilhas.
Se você não desejar colher todas as ervilhas em um único dia, na hora do plantio faça um intervalo de pelo menos uma semana entre o plantio das ervilhas.
Cuidados essenciais:
- Durante a época da colheita, sempre reunir as vagens inferiores.
- Você pode aplicar o adubo com baixo teor de nitrogênio antes de plantar.
- Se for fazer o plantio em um jardim, recomenda-se optar por variedades de baixo crescimento ou semipostradas.
- Por ser uma cultura que não exige um solo com muita matéria orgânica, recomenda-se não estercolar.
- O melhor momento de colheita é quando as vagens estão cheias, mas evite que os grãos endureça.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Ervilhas em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Ervilhas:
Creme de ervilha com bacon
Ingredientes:
- 1 pacote de ervilhas em grãos secos;
- 150 g bacon picadinho;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 colheres de (chá ) de óleo;
- cheiro verde a gosto;
- sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Deixe de molho a ervilha por 1 hora, cozinhe por 30 a 40 minutos.
- Depois de cozida deixe esfriar por algum minutos, ponha no liquidificador e bata até desmanchar, vá colocando água aos poucos, cuidado para não por muita água, é só virar um creme e reserve.
- Em outra panela frite o alho em seguida o bacon e despeje o creme de ervilha que estava reservado, experimente o sal e sirva com torradas.
Frango com ervilha
Ingredientes:
- 1 frango (1,5 kg) cortado a passarinho;
- 2 dentes de alho espremidos;
- 1 cebola picadinha;
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
- 200 g de ervilha congelada;
- Sal e pimenta-do-reino;
Modo de preparo:
- Aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola.
- Adicione o frango e refogue até dourar.
- Tempere com sal e pimenta, junte ½ xícara (chá) de água, tampe e cozinhe até ficar quase macio.
- Mexa de vez em quando e cuide para não secar o molho.
- Adicione o shoyu e a ervilha e cozinhe até ficar macia (se necessário, vá adicionando água aos poucos).
- Ajuste o sal e agregue o cheiro-verde.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Ervilha sem Casa.