Pequi – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é o Pequi. O fruto possui um odor muito característico que o faz ser amado por algumas pessoas e causa repulsa em outras. Além disso, as pessoas que são fãs desse fruto são favorecidas com uma ampla quantidade de nutrientes, já que o Pequi é abundante em vitamina A e em outros nutrientes essenciais a saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Pequi – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios. Veja mais fotos de pequi, clicando AQUI
Conteúdo:
O que é o Pequi?
O Pequi, cujo nome cientifico é Caryocar brasiliense Camb, é um fruto pertencente a família botânica Caryocaceae. O fruto é originário das regiões do Cerrado brasileiro e também possui outras denominações populares tais como piqui, grão-de-cavalo, amêndoa-de-espinho, piquiá-bravo, pequiá, pequiá-pedra, pequerim, suari e piquiá.
O fruto do pequizeiro é uma iguaria muito presente nas refeições de povos indígenas e na culinária sertaneja, porém apesar de ser muito consumido no cerrado o pique também se encontra presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Além disso, o pequizeiro é uma árvore que se desenvolve bem, podendo chegar a muitos metros de altura, floresce nos meses de agosto a novembro e frutifica nos meses de setembro a fevereiro. Um ponto negativo sobre a produção de Pequi é que o pequizeiro, no ato de seu plantio, leva anos para germinar, por isso a sua colheita deve ser feita de forma sustentável, além de ser feito o plantio de árvores de substituição. No entanto, a árvore de Pequi se encontra praticamente em extinção devido ao manejo inadequado do homem no momento de colher os frutos.
O pequizeiro pode produzir por safra até seis mil frutos, geralmente a colheita dos frutos ocorre quando eles caem no chão, pois isso significará que ele já atingiu seu estado de maturação. Além disso, o fruto é muito consumido pelos goianienses, devido a isso é considerado o símbolo máximo desse povo, no entanto o Pequi é encontrado também nos Estados de Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito de Federal.
Quanto ao fruto, externamente ele possui uma coloração verde, sua polpa é amarela intensa (se assemelha muito a clara de ovo) e reveste um caroço duro que contém uma grande quantidade de espinhos pequenos.
Valor Nutricional do Pequi:
O Pequi é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Calorias 203 kcal;
- Carboidratos 4,6 g;
- Proteínas 1,2 g;
- Gorduras totais 20 g;
- Gorduras saturadas 9,8 g;
- Fibras 14 g;
- Vitamina A 20 mg;
- Vitamina B1 0,03 mg;
- Vitamina B2 0,46 mg;
- Vitamina B3 0,38 mg;
- Vitamina C 12 mg;
- Cobre 0,4 mg;
- Ferro 1,5 mg;
- Fósforo 0,006 mg;
- Magnésio 0,005 mg;
- Potássio 0,018 mg;
- Sódio 2,1 mg.
Benefícios do Pequi:
Conheça os principais benefícios do Pequi para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Controla a pressão sanguínea:
O fruto possui um alto teor de potássio e um baixo teor de sódio, esse desiquilíbrio contribui para o adequado fluxo sanguíneo, já que o excesso de sódio é o grande responsável pela pressão do sangue nos vasos sanguíneos, além disso, o potássio é um mineral vasodilatador essencial para a manutenção do fluxo do sangue e para os ritmos cárdicos adequados.
Reduz Dores Musculares:
O Pequi possui um amplo conteúdo de componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, ambos são essenciais para a recuperação de lesões musculares ocasionadas por esforços físicos intensos. Além disso, o fruto também beneficia as pessoas que sofrem de outros problemas inflamatórios como a artrite.
Previne o câncer:
A ação oxidativa dos radicais livres afeta o nosso organismo de uma forma geral, eles danificam as células boas e causam a proliferação de células danosas a saúde, isso resulta na formação de tumores anticancerígenos, os antioxidantes presentes no Pequi ajudam no combate da ação oxidativa dos radicais livres e consequentemente previnem do câncer.
Fonte de Vitamina A:
A vitamina A é encontrada em abundancia no Pequi, essa vitamina além de participar da renovação da derme, também é um poderoso antioxidante que ajuda nas defesas do organismo e beneficia a saúde ocular.
Protege a visão:
A vitamina A e os componentes carotenoides, presentes no Pequi têm uma participação ativa na manutenção da saúde ocular, porque além de combater a cegueira noturna ela também combate outras enfermidades que podem surgir em nossos olhos tais como degeneração macular, catarata e glaucoma. Além disso, os principais carotenoides presentes no fruto são caroteno, licopeno criptoxantina, zeaxantina, luteína e neoxantina.
Fonte de Saúde de atletas:
Como dito anteriormente o fruto possui muitas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na recuperação de lesões musculares desenvolvidas por atividades físicas e treinos intensos e prolongados. Além disso, essas propriedades também favorecem a recuperação das articulações, por isso o consumo de Pequi é tão benéfico para atletas.
Fonte de Fibras:
As fibras dietéticas são essenciais para a digestão adequada dos alimentos, elas participam ativamente de muitos processos da digestão do alimentos, pois ajudam nos movimentos peristálticos, no fluxo dos alimentos através dos intestinos, na formação do bolo fecal e na sua eliminação pelo reto. Além disso, elas ajudam no controle dos níveis de açucares e também nos níveis de colesterol LDL, isso beneficia o organismo como um todo, pois também melhora a saúde cárdica e outros processos metabólicos.
Combate o Envelhecimento Precoce:
Os radicais livres têm sua parcela de culpa em tudo que ocorre de ruim em nosso organismo, e isso inclui o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Contudo os componentes antioxidantes do Pequi combatem a ação oxidativa desses radicais, somando a isto, o fruto também deixa a pele mais elástica e firme.
Aliado do coração:
O Pequi tem uma parcela relevante de ácidos graxos monoinsaturados, isso melhora o perfil do colesterol no organismo ao reduzir o colesterol LDL, mas além disso, o fruto também conta com a presença das fibras que também ajudam na remoção de excessos de LDL do sangue e previnem a formação de placas de ateroma, o conjunto de placas de ateroma resulta na aterosclerose e em outras doenças cardiovasculares. Por fim, o Pequi também conta com a presença do potássio, que reduz a pressão do sangue sobre os vasos, isso previne um futuro AVC ou infarto.
Melhora a digestão:
Como já relatamos a presença de fibras no Pequi beneficia,e muito, o sistema digestivo, promovendo um bom fluxo intestinal e também prevenindo contra constipação e outros problemas digestivos. Veja também: tudo sobre o jabuticaba.
Confira no vídeo outros Benefícios do Pequi para Saúde!
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Pequi:
Não foi encontrado na literatura consultada nenhuma contraindicação relacionada ao consumo de Pequi, porém o consumo excessivo do fruto pode ocasionar efeitos adversos, por exemplo, devido seu alto valor calórico o fruto deve ser consumido com moderação por pessoas que já estão acima do peso adequado para sua estatura e também por pessoas que já possuam tendência ao ganho de peso.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Pequi – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!