Como Plantar Camomila em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, ninguém sabe com certeza sobre as origens de camomila, embora esta esteja presente desde os tempos antigos. Gregos, egípcios e romanos usavam esta erva para fins medicinais, para aliviar doenças hepáticas e dores intestinais.
Camomila é uma planta aromática, cujo nome científico é Matricaria recutita e pertence à família Asteraceae. Atualmente, é cultivada em grande parte da Europa e América.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Camomila em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Camomila:
A Camomila é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Calorias 1 kcal;
- Carboidratos 0,2 g;
- Cálcio 2 mg;
- Ferro 0,08 mg;
- Magnésio 1 mg;
- Potássio 9 mg;
- Sódio 1 mg;
- Zinco 0,04 mg;
- Tiamina (Vitamina B1) 0,01 mg;
- Riboflavina (Vitamina B2) 0,004 mg;
- Ácido fólico (Vitamina B9) 1 DFE;
- Vitamina A 20 UI.
Benefícios da Camomila:
Conheça os principais benefícios da Camomila para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Possui propriedade calmante:
Graças às suas propriedades calmantes, serve para reduzir o estresse e combater a insônia.
Controla o colesterol:
Camomila também ajuda a reduzir os níveis de colesterol alto, devido seus muitos antioxidantes e princípios ativos que favorecem esse processo.
Fortalece o sistema imunológico:
Resfriados e sinusite podem melhorar brevemente com banhos de vapor de camomila.
Possui propriedade diurética:
Camomila é considerada como um diurético suave. Isso significa que ela favorece a eliminação de líquidos no corpo e é muito útil para reduzir o ácido úrico.
Elimina o inchaço:
Uma vez que as propriedades diuréticas da camomila ajudam na eliminação de líquidos, a planta também favorece a eliminação de inchaço causado por esse fator.
Promove a digestão:
As propriedades digestivas dessas erva regulam a função intestinal, em casos de inchaços e indigestão.
Melhora o sono:
Camomila tem algumas propriedades únicas que podem beneficiar a qualidade do sono. Isto é porque ela contém apigenina, um antioxidante que vincula-se a certos receptores no cérebro e pode promover sonolência e reduzir a insônia.
Alivia a dor menstrual:
Suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias fazer desta infusão uma escolha bastante popular para as mulheres que sofrem de sintomas menstruais como cólicas, ansiedade, transpiração, inchaço, incapacidade de dormir e alterações de humor.
Veja no vídeo mais Benefícios da Camomila:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios da Camomila, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Camomila em Casa.
Como Plantar Camomila em Casa:
A camomila, assim como as outras ervas que citamos aqui no site, pode ser cultivada a partir das sementes ou através de mudas jovens compradas na primavera. A mesma pode ser plantada em vasos de 30 cm em casa, desde que esses sejam posicionados em um local que receba luz solar.
Plantio:
Na hora de plantar camomila, você deve ter em mente que a planta precisa de um solo bem drenado e rico em nutrientes, porém a mesma tolera solos pobres, arenosos e ácidos. Para este último, você pode adicionar o adubo. Além disso, cresce melhor em climas com temperaturas quentes, floresce no verão e na primavera.
Ao comprar suas mudas de plantas, para o plantio, verifique se elas são frescas e saudáveis, evitando aquelas que podem mostrar sinais de doença ou Praga. Lembre-se que elas devem apresentar uma folhagem, para então dedicar toda sua energia para o desenvolvimento do sistema de raízes em vez da floração.
Com suas mudas nas mãos, plante-as em um solo que receba pleno sol, com um espaço de um 15 cm entre uma planta e outra, além disso, evite plantar muito fundo.
Para o plantio por meio das sementes, lembre que as sementes de camomila caracterizam-se por serem muito pequenas. Para plantá-la você irá precisar de um vaso com um solo que tenha boa drenagem. Deve evitar plantar em solos arenosos, ou para corrigir isso, aplique uma boa quantidade de adubo.
A profundidade da semente é 3 vezes o seu tamanho e, após plantá-la, cubra com a mistura sem comprimi-la. Regue imediatamente após o plantio e mantenha a umidade. As mudas começará a crescer aproximadamente 2 semanas depois do plantio.
Solo, Umidade e Temperatura:
Camomila é uma planta que se desenvolve em pleno sol ou sombra parcial. O solo deve ficar sempre úmido, nunca encharcado e bem drenado. Se a temperatura for superior a 35° C podem prejudicar as plantas, então elas devem ser protegidas com sombra de malha ou no segundo caso a solução é mover o vaso para um lugar protegido.
Esta planta requer muitos nutrientes, portanto, é preferível aplicar adubo uma vez por mês para o bom crescimento. É recomendável deixar o solo solto ao redor da planta sem ferir as raízes e molhar, para evitar fugas de umidade do solo.
Irrigação:
Camomila precisa ter um bom solo úmido, por isso é recomendado frequentemente, que após a irrigação, coloque algumas palhas ao redor da planta para conservar a umidade do solo. Contudo, não é recomendado molhar as flores durante a rega, pois elas podem escurecer.
Pragas e doenças:
Camomila é uma planta resistente e não é suscetível a muitas pragas e doenças. No entanto, verificar semanalmente se você vê os pulgões, tripes e cochonilhas.
Para remover os pulgões aplique água com sabão biodegradável a tarde para evitar danos do sol. Os tripes causam pequenas manchas brancas nas folhas e cochonilhas se alimentam da planta. Para evitar a ocorrência de pragas e doenças, devem-se evitar a presença de ervas daninhas, nesse caso sempre remova as ervas daninhas que estiverem ao redor da planta.
Floração e colheita:
Para estimular a floração, devemos remover folhas murchas e abrir as flores. A colheita das flores depende da variedade.
Para a variedade alemão, anual (viver um ano) são recolhidas as flores no final da temporada, ou quando as geadas começam.
Após a colheita da planta, coloque-a de cabeça para baixo para que ela seque completamente, em seguida coloque-a num saco de papel para secar as flores, evitando assim que elas caiam no chão.
Na hora de colher a variedade romana, planta perene, corte as plantas a partir de 5-10 cm do caule, quando a maioria das flores estiverem totalmente aberta. Em ambos os casos, é importante coletar em dias secos e pendurar a planta até ela ficar completamente seca.
Flores de camomila secas podem ser armazenadas em frascos de vidro herméticos, completamente limpos e secos, além disso, devem ser mantidos em armários ou espaços frescos.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Camomila em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Camomila:
Bolo de laranja com camomila
Ingredientes:
- 1 laranja sem casca, sem a parte branca e sem sementes;
- 1 xícara ( chá) de chá de camomila;
- 1 xícara (chá) de óleo de milho;
- 3 ovos;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 2 xícaras (chá) de açúcar granulado;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1 pitada de sal.
Modo de Preparo:
- Coloque no liquidificador: a laranja, o chá de camomila, o óleo e os ovos.
- Deixe bater bem, em seguida reserve uma vasilha com os demais ingredientes: a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e o sal.
- Despeje a mistura batida no liquidificador as esses ingredientes, misture bem com a espátula até obter uma massa homogênea.
- Coloque numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
- Asse em forno preaquecido, deixando assar por 50 minutos.
- Rende entre 10 e 12 pedaços
Bolo de Camomila
Ingredientes:
- 4 ovos ;
- 1 e 1/2 xícara (chá) açúcar;
- 80 gramas de manteiga;
- 1 pote iogurte desnatado;
- 1/2 xícara (chá) farinha de trigo;
- 1/2 xícara (chá) farinha de trigo integral;
- 1 colher (sopa) fermento em pó;
- 2 xícaras (chá) aveia em flocos;
- 3 colheres (sopa) camomila seca;
- 1 e 1/2 xícara (chá) água fervida;
- Manteiga e farinha de trigo para untar;
- 2 colheres (chá) açúcar (para cobertura).
Modo de Preparo:
- Coloque a camomila na água fervida e deixe no recipiente tampado por cerca de 1 minuto.
- Coe a água e reserve 25 ml do chá para a cobertura.
- Coloque no liquidificador os ovos, açúcar, iogurte, manteiga e o restante do chá, bata até ficar homogêneo.
- Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha, fermento e a aveia.
- Unte a forma e leve para assar em forno pré-aquecido, a temperatura média por aproximadamente 30 minutos.
- Misture o chá reservado com as 2 colheres (sopa) açúcar e despeje no bolo.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Camomila em Casa.