Manjerona, assim como o orégano, tem um uso bastante amplo na culinária mundial, além disso, seus usos não se limitam apenas a adição de sabor e aroma as preparações culinárias, uma vez que a planta de manjerona possui muitas propriedades terapêuticas e princípios ativos que ajudam na saúde em geral.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre os 10 Benefícios da Manjerona, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Manjerona?
A manjerona cujo nome cientifico é Origanum majorana L. (Lamiaceae Labiatae) é uma hortaliça pertencente a mesma família botânica do orégano, a mesma é nativa da região mediterrânea do Sul da Europa.
Ela também é conhecida como “alegria das montanhas” na Grécia Antiga, segundo estudos a planta de manjerona simbolizava alegria e harmonia entre os casais. Além disso, há relatos de que a planta era cultivada pela deusa do amor, Afrodite.
Contudo a planta possui um aroma singular e é bastante utilizada em algumas preparações culinárias, principalmente nas culinárias gregas e italiana, o uso da manjerona é bastante semelhante ao do orégano, possuindo o uso bastante versátil, você pode usar a planta em todos os tipos de carnes (vermelha e branca), ensopados, massas, pizzas, ovos, etc.
Além disso, a planta pode ser utilizada juntamente com outras ervas para agregar mais sabor as preparações como o tomilho, manjericão, alecrim, enfim a manjerona casa-se bem com praticamente todas as ervas que são utilizadas como tempero.
Lembrando que a parte da planta utilizada como tempero são suas folhas secas.
Contudo, essa erva não serve apenas para agregar sabor e aroma as preparações culinárias, a planta também é bastante utilizada na medicina tradicional. Isso é devido as propriedades terapêuticas da planta e de seus princípios ativos.
Entre as principais propriedades terapêuticas estão as propriedades diaforética, emenagoga, estimulante, tônica, afrodisíaca, digestiva, expectorante, antiespasmódica, carminativa, colagoga, relaxante, antidepressiva e antisséptica.
Já com relação os princípios ativos da planta o destaque vai para os taninos, pectinas e óleo essencial.
Nesse sentido a ingestão da planta pode combater vários problemas de saúde tais como má digestão, falta de apetite, tosse, doenças nervosas, diarreia, flatulência, azia, eructação, etc.
Valor Nutricional da Manjerona:
A Manjerona é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Óleos essenciais (beta-pineno, terpineno e linalol);
- Sódio;
- Vitamina K;
- Potássio;
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Fibras;
- Açúcares naturais;
- Vitamina A;
- Cálcio;
- Vitamina C;
- Ferro;
- Magnésio.
- Taninos e Pectinas;
- Ácidos graxos;
- Fósforo;
- Vitaminas do complexo de B.
Benefícios da Manjerona:
Conheça os principais benefícios da Manjerona para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Combate a Anemia:
A manjerona possui dois componentes essenciais para o combate da anemia o ferro e vitamina C. O ferro ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na oxigenação do sangue, já a vitamina C ajuda na absorção do ferro no organismo.
2. Melhora a Digestão:
A ingestão da planta ajuda a combater problemas digestivos, tais como má digestão, flatulência, azia, além disso, ajuda contra infeções intestinais e no combate a dores de estômago.
3. Rica em Ferro:
O ferro é um dos principais minerais necessários para a manutenção da saúde, isso porque sua presença combate problemas como anemia, fraqueza, ajuda na produção de glóbulos vermelhos, etc.
4. Saúde Muscular:
A manjerona possui boas quantidades de potássio, como esse mineral atua no equilíbrio hídrico no corpo e também na contração muscular sua presença em quantidades adequadas alivia cãibras e espasmos e combate a fraqueza do musculo.
5. Regula a Pressão Sanguínea:
Como relatado no tópico anterior a planta possui boas quantidades de potássio, além disso, há também a presença de cálcio entre os compostos da planta. O potássio juntamente com o cálcio ajudam a manter os ritmos cárdicos.
Além disso, o potássio por equilibrar os níveis de sódio no organismo e relaxar os vasos sanguíneos, isso reduz a pressão do sangue no vasos e melhora o fluxo sanguíneo o que é benéfico para o funcionamento do coração.
6. Contra Dores Menstruais:
Devido a sua propriedade antiespasmódica a planta pode beneficiar a saúde feminina contra as cólicas menstruais. Além disso, a planta também possui propriedades relaxantes, isso combate os sintomas da menopausa e sintomas de TPM.
7. Fortalece o Sistema Imunológico:
A planta de manjerona por conter propriedades antioxidantes, auxilia no combate ao radiais livres causadores de danos nas células, isso contribui para o fortalecimento do sistema imune. Com as defesas do organismo fortalecidas a entrada ou multiplicação de microrganismo patógenos como vírus e bactérias, se torna limitada.
8. Propriedades Antivirais:
Essa propriedade da planta é consequência de seus componentes antioxidantes, pois como explicado no tópico anterior os antioxidantes atuam contra a ação dos radicais livres e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, isso consequentemente barra a entra de vírus e outros microrganismo no organismo, causadores de resfriados, gripes, infecções, etc.
9. Saúde da Pele:
A planta possui óleos e sementes que auxiliam na hidratação da pele.
10. É diurético:
Por isso a planta é benéfica para eliminar a retenção de líquidos, inchaços, além disso, ainda beneficia a saúde do sistema urinário.
Confira no vídeo outros Benefícios da Manjerona para Saúde!
Como fazer o Chá de Manjerona:
Ingredientes:
- Um litro de água;
- Uma xícara de ervas;
- Adoçante somente se precisar.
Modo de Preparo:
- Na chaleira coloque a água e leve ao fogo médio até começar a ferver, então desligue.
- Deixe tampado até a solução abafar por mais ou menos 10 minutos.
- Coe e se optar por ingerir frio, coloque alguns cubos de gelo.
Efeitos Colaterais da Manjerona:
Como nem tudo são flores, apesar dos muitos benefícios que essa planta traz para a saúde sua ingestão de forma inadequada pode trazer alguns efeitos colaterais a saúde. Sendo que ao ser consumida em excesso a planta pode causar dores de cabeça.
A planta é contraindicada para pessoas que são alérgicas e também para gestantes, lactantes e
crianças com menos de 12 anos.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Esperamos que tenha gostado de nosso artigo de hoje os 10 Benefícios da Manjerona, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios E se você é uma daquelas pessoas que amam Manjerona confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Manjerona em Casa.