Mostarda: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é a Mostarda. Muito utilizada como condimento em pães, sanduiches, cachorro-quente, pizzas, etc., essa planta não serve apenas para agregar sabor, cor, e aroma a essas preparações ela também possui muitas propriedades e nutrientes essenciais à saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre os 10 Benefícios da Mostarda, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Mostarda?
A mostarda cujo nome cientifico é Sinapis alba (ou Brassica Nigra) é uma hortaliça pertencente a família Brassicaceae, a mesma família do repolho. Além disso, essa planta é nativa da Ásia e suas partes mais utilizadas são suas sementes e folhas. A planta é rica em propriedades medicinais, mas tem seu uso difundido como tempero ou complemento em muitas preparações culinárias.
A planta tem sua safra nos meses de julho a novembro e pode ser utilizada em sua forma fresca, desidratada ou em pó.
Pode ser utilizada em saladas, molhos, bebidas, carnes, vegetais, sanduiches, etc. Com relação ao consumo das sementes, antes de ser utilizadas elas precisam ser moídas, contudo depois da moagem ela precisam ser consumidas em pouco tempo para não perder suas propriedades picantes.
Com relação aos beneficios dessa planta eles são encontrados em suas folhas e são bastante uteis para o corpo, pois a planta é rica em fibra dietética e é uma das melhores fontes de vitaminas K, A, C, E, ácido fólico e vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio.
Também é muito rica em antioxidantes, sendo sua folha em particular uma rica fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina.
Somando a isto, a planta de mostarda tem propriedades energéticas, antioxidante, digestiva, anti-bacteriana, etc., e é capaz de atuar na regulação do intestino e na coagulação do sangue.
Valor Nutricional da Mostarda:
A Mostarda é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa hortaliça.
- 125 Kcal;
- 7,10 g de proteína;
- 5 g de Carboidratos;
- 1,30 g de fibra;
- 8,20 g de gordura;
- 70 mg de cálcio;
- 2,90 mg. ferro;
- 1 mg de zinco;
- 190 mg de fósforo;
- 82 mg de magnésio.;
- 200 mg de potássio;
- 0,05 mg de vitamina B1;
- 0,03 mg de vitamina B2;
- 2,86 mg. de vitamina B3;
- 0,34 ug. Vitamina B5;
- 0,01 mg de vitamina B6;
- 18 ug. Vitamina B9;
- 0,01 mg. de vitamina e;
- 2,50 g de açúcar.
Benefícios da Mostarda:
Conheça os principais benefícios da Mostarda para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Reduz o colesterol:
A folha de mostarda tem a capacidade de melhorar a produção de bílis, além disso, o fígado usa como matéria-prima o colesterol circulante.
Isso ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. Um estudo publicado na revista Nutrition Research em 2008 mostra que sua capacidade de reduzir colesterol melhora significativamente quando a folha é cozida no vapor ou cozinhada rapidamente.
2. Combate Dores:
Um cataplasma ou emplastro feito de sementes ajuda a curar dores e espasmos. Além disso, a especiaria possui propriedades rubefacientes e, portanto, quando aplicada como gesso, exerce um efeito analgésico e proporciona alívio da paralisia das extremidades, reumatismo e outras dores musculares.
Outra dica importante para manter em mente aqui é que o emplastro de mostarda pode causar bolhas se aplicado diretamente na pele nua. Portanto, para evitar isso, uma folha de linho deve ser usada no meio, entre a pele e o gesso.
3. Combate Micose:
As propriedades antibacterianas de sementes tem provado ser eficaz para curar ferimentos provocados por micose. Assim, a aplicação tópica de uma pasta baseada em sementes de mostarda sobre a pele limpa, e em seguida enxaguada com água morna, ajuda a aliviar os sintomas associados com a micose.
4. É Rica em Nutrientes:
Como a maioria das sementes, a mostarda é uma fonte de vários nutrientes que incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, ômega-3, fitoesteróis e fibras.
É especialmente rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes e ação essencial para o adequado metabolismo do cérebro e da tiroide. Além disso, as sementes dessa planta contém fitonutrientes, antioxidantes como glucosinolatos, isotiocianato e curcumina, que protegem contra o câncer.
5. Diabetes:
Mostarda é excelente para diabéticos. Estudos têm demonstrado que as atividades antioxidantes da planta, ajuda a neutralizar os efeitos das moléculas de oxigênio livre e protege contra danos causados por estresse oxidativo em diabéticos.
O estudo mostra que a administração do óleo de mostarda ajuda na redução dos níveis de proteína glicosilada e glicose. Além disso, Ajuda na redução da peroxidação lipídica e estimula o metabolismo da glicose.
6. Para Mulheres na Menopausa:
A mostarda verde pode ser útil para as mulheres durante a menopausa. O magnésio juntamente com o cálcio presentes na planta incentivam a saúde dos ossos e impedem a perda de massa óssea associada com a menopausa.
Isso ajuda a repor o baixo teor de magnésio no osso e outras deficiências de magnésio e pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa.
7. Possui Propriedades Desintoxicante:
Pode ajudar na desintoxicação do organismo, esse beneficio é atribuído à presença de antioxidantes de grande alcance e teor de fibra. O composto glucosinolato presente na planta ajuda na regulação da ação das enzimas de desintoxicação e ajuda a eliminar toxinas do corpo.
8. Alivia Dermatite:
Sementes de mostarda oferecem alívio terapêutico da dermatite de contato. Pesquisas têm sugerido que o consumo de suas sementes ajuda na cura dos sintomas associados com dermatite de contato, como a cicatrização dos tecidos e reduzindo o inchaço das orelhas.
9. Elimina Toxinas:
Sementes tem qualidades protetoras e eméticas que resisti aos efeitos do veneno no corpo. Uma decocção feita com suas sementes ajuda a limpar o corpo, especialmente se a intoxicação é causada por narcóticos ou consumo excessivo de álcool.
Confira no vídeo outros Benefícios da Mostarda para Saúde!
Como fazer o Chá de Sementes de Mostarda:
Ingredientes:
- 1 colher de sementes de mostarda;
- ½ colher de canela em pó;
- 2 xícaras de água.
Modo de Preparo:
- Basta adicionar as sementes de mostarda na água e deixar ferver por 10 minutos.
- Assim que passado este tempo, adicione a canela em pó.
- Pode ser adoçado a gosto com açúcar mascavo.
Tipos de Mostarda:
Há na natureza uma variedade de planta de mostarda, veja a lista a seguir:
1. Mostarda Francesa dijon:
Essa é picante, além disso é feito uma pasta usando a mostarda francesa, a negra e a indiana, essas são utilizadas em saladas, carnes assadas e ensopados.
2. Inglesa:
É utilizada na fabricação americana, além disso, esse tipo de mostarda tem seu pó transformado em basta ao entrar em contato com a água.
3. Alemã escura:
É utilizada na fabricação de pasta, para isso basta utilizar mostarda preta e branca moídas e misturar com vinagre, sal e água;
4. Preta:
Esse tipo é geralmente utilizada na culinária, além disso, possui os grãos bem picantes, um sabor amargo e é rica em minerais, vitaminas e fibras.
5. Branca:
Também é utilizada no preparo de outras mostardas, tem sabor suave, e sua folhas jovens servem como aromatizante de algumas preparações.
6. Americana amarela:
É a mais conhecida, possui um sabor suave e é preparada com a mostarda branca.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Mostarda:
Como nem tudo são flores, essa planta também pode trazer alguns efeitos maléficos ao nosso organismo. A mostarda pode causar reações alérgicas, por isso, se você tem o diagnostico de alergia tome bastante cuidado com o consumo dessa planta e suas partes (sementes), pois ela pode levar a hipersensibilidade. Alguns dos efeitos colaterais conhecidos são:
Oxalato: Mostarda contém oxalato que é conhecido por interferir na absorção de cálcio. Pessoas que já sofrem de distúrbios relacionados ao oxalato, como pedras nos rins, devem estar atentas ao seu consumo excessivo.
Problemas de pele: Planta tende a gerar efeitos de aquecimento, portanto é necessário cuidados ao fazer o uso do emplasto na pele, já que ela pode queimar sua superfície.
Goitrogens: Sementes cruas contêm uma substância chamada goitrogens que pode alterar o funcionamento da glândula tireoide. Pessoas que já sofrem de doença da tireoide sempre devem cozinhar a mostarda antes de consumi-la para neutralizar esse componentes.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Mostarda: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Mostarda confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Mostarda em Casa.