Cardamomo especiaria nativa da índia é muito utilizada na culinária, porém aqui no Brasil seu uso não é predominante, além disso, ela também não é muito conhecida pelo brasileiros. Contudo, o ele também é utilizado para fins medicinais devido seu alto valor em nutrientes tais como vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, óleos essenciais, etc.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Cardamomo: 11 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.
Conteúdo:
O que é o Cardamomo?
O Cardamomo cujo nome cientifico é Elletaria cardamomum (L.) é uma especiaria pertencente a família Zingiberaceae, a mesma do rizoma gengibre, o mesmo é nativo da Índia de onde posteriormente foi introduzindo na Europa, contudo hoje em dia essa especiaria se espalhou para todos os continentes, contudo seu cultivo é mais predominante em países como Nepal, Tailândia e América Central.
Cardamomo ou “grãos do paraíso” é o fruto de uma planta com o mesmo nome, além disso, da planta de cardamomo só se consome suas sementes, a mesma tem variadas aplicações na saúde e na cozinha, que o torna uma das especiarias de maior valor nutricional globalmente.
Essa especiaria, como as outras que apresentamos aqui no site, possui um consumo muito amplo na culinária mundial, visto que agrega sabor e aroma à muitas preparações.
É uma da especiarias mais utilizadas do mundo, graças a sua intensa capacidade aromática e versatilidade, já que combina com doces e coquetéis, além disso, essa especiaria ainda pode ser utilizada em perfumaria e como ingrediente medicinal.
Na cozinha é útil para preparar pratos de arroz, sopas, bebidas, curries, molhos, etc., bem como para dar sabor a licores, etc.
Além disso, seu uso culinário é mais predominante na sua região de origem, onde é adicionado ao arroz para dar um sabor ligeiramente picante; os árabes, por outro lado, usam essa especiaria no café, transformando-o em um tônico cardíaco e anti flatulência.
Na medicina tradicional caseira o cardamomo é utilizado para curar diversas enfermidades que assolam o organismo humano, devido as suas propriedades medicinais que incluem as propriedades antissépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.
Devido as suas propriedades o uso do cardamomo é especialmente relacionado a estimulação da digestão, na verdade é muito bom, especialmente no caso de náuseas e vômitos.
O óleo essencial tem efeitos especiais, uma vez que pode ajudar o corpo a produzir sucos digestivos e estimular o apetite. Além de aliviar o inchaço.
Valor Nutricional do Cardamomo:
O Cardamomo é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar 100 g dessa especiaria.
- Energia 311 kcal;
- Hidratos de carbono 68,5 g;
- Fibra 28,0 g;
- Sódio 18 mg;
- Água 8,28 g;
- Proteína 10,76 g;
- Vitamina C 21,0 mg;
- Vitamina B – 3 1,1 mg;
- Cálcio 383 mg;
- Ferro 13,97 mg;
- Potássio 1.119 mg;
- Magnésio 229 mg;
- Fósforo 178 mg;
- Sódio 18 mg;
- Zinco 7,47 mg;
- Manganês 28,00 mg.
Benefícios do Cardamomo:
Conheça os principais benefícios do Cardamomo para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Propriedades antimicrobianas:
Experimentos foram realizados e constataram que os óleos podem inibir o crescimento e disseminação de alguns dos micróbios que causam intoxicação alimentar regularmente.
2. Previne doenças gastrointestinais:
Ele tem sido tradicionalmente usado na medicina Ayurveda tradicional chinesa como um remédio para distúrbios gastrointestinais. Esta planta ajuda a controlar a acidez, a flatulência, cólicas gastrointestinais e problemas de estômago.
3. Trata asma e bronquite:
A planta vem sendo utilizada na medicina popular também para aliviar ataques de asma e bronquite, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Ataques de asma ocorrem quando as vias aéreas se tornam estreitadas devido à inflamação e, então, obstruem-se ainda mais com o excesso de muco, levando a uma escassez de oxigênio.
4. Tem um Efeito Relaxante:
Cardamomo também tem propriedades calmantes e sedativas. Um estudo feito em animais revelou que o cardamomo verde poderia induzir o sono tão eficazmente como o diazepam (um medicamento contra a ansiedade).
Os pesquisadores também sugeriram que o cardamomo tem potencial para tratar a epilepsia. Alguns especialistas também acreditam que beber um copo de leite morno, misturado com óleo de cardamomo pode ajudar a reduzir a insônia e garantir uma boa noite de sono.
5. Propriedades Afrodisíacas:
Rico em zinco essa planta é ideal para tratar disfunções sexuais como baixa libido ou frigidez, uma vez que este mineral é essencial para estimular as células sexuais. Portanto, o cardamomo não só é considerado um afrodisíaco, mas também acredita-se que seu uso trata de impotência e ejaculação precoce.
6. Contra o mau Hálito:
Sementes e vagens de cardamomo podem ser mastigadas, devido suas propriedades refrescantes, como um refrescante natural para tratar a halitose. Não é surpreendente que o óleo essencial de cardamomo está sendo usado como um ingrediente muito popular em Goma de mascar.
7. Saúde do Sistema Respiratório:
Cardamomo ajuda a eliminar problemas de pneumonia, bronquite, catarro e todos aqueles que estão intimamente relacionados com as performances do pulmão e sistema respiratório.
Suas propriedades expectorantes destacam-se para tais finalidades.
8. Antisséptico Natural:
Entre as propriedades medicinais da planta também ressaltamos a eliminação e prevenção de agentes bacterianos, principalmente aqueles relacionados com a respiração, isso é consequência da ação do composto cineol, presente na planta de cardamomo. Além disso, tal especiaria também tem propriedades antibacterianas e antissépticas.
9. Previne Câncer de Cólon:
Câncer de cólon e câncer retal são as principais causas de morte em todo o mundo. O aumento no custo da terapia convencional e efeitos colaterais que estas causam, encorajaram os pesquisadores a buscar alternativas sustentáveis.
Estudos do Instituto Nacional de Calcutá provaram que o cardamomo mostrou resultados positivos na luta contra o cancro de colón e retal em 48% dos testes.
10. Antidepressivo:
Esta planta também possui propriedades antidepressivas, por isso seu óleo essencial é um dos principais óleos usados na aromaterapia. Sendo assim, ela também pode combater estresse, depressão, etc.
11. Contra Constipação:
Rico em fibras o uso dessa especiaria ajuda na formação do bolo fecal, na sua passagem pelo intestino e em sua eliminação pelo reto.
Confira no vídeo outros Benefícios do Cardamomo para Saúde!
Tipos de Cardamomo:
Há uma variedade de tipos sendo comercializados, confira os tipos de cardamomo a seguir:
Cardamomo verde: Esse tipo é bem conhecido pelo seu aroma de citros, com uma pitada de eucalipto, além disso, ele pode ser usado para preparar sobremesas e outros pratos.
Cardamomo branco: Esse possui essa coloração por ter passado por processamento artificial (clareamento químico), sendo que ele perde a maioria de suas propriedades e qualidades (cor, textura e sabor).
Cardamomo do Ceilão: É uma cultura selvagem, possui coloração marrom, suas bagas são maiores que as dos demais e seu sabor e aroma são intensos.
Como fazer o Chá de Cardamomo:
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 1 punhado de capim-limão (também chamado de capim santo ou capim-cidreira);
- 10 g de semente secas de cardamomo.
Modo de Preparo:
- Ferva a água antes de acrescentar o capim-limão e o cardamomo.
- Depois de colocar os ingredientes em infusão, abafe e espere 15 minutos.
- Em seguida o chá deve ser coado e reservado para o consumo.
- Quem está com cólicas intestinais deve tomar pequenas porções do chá morno ou frio ao longo do dia, principalmente antes das refeições.
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Cardamomo:
Como nem tudo são flores, a especiaria possui alguns efeitos colaterais e contraindicações, sendo que não é recomendado para pessoas que têm: inflamação intestinal, cólon irritável, ou para mulheres que estão no período gestacional.
Além disso, pacientes que sofrem da síndrome de Dumping ou crohn também não podem fazer uso do cardamomo, pois pode aumentar os sintomas destas doenças.
Quanto aos efeitos colaterais se for ingerido com exagero, o chá de cardamomo pode causar náusea e vômito. Por isso, é fundamental seguir as recomendações e não tomar mais do que foi indicado na receita. Se qualquer problema for observado, o uso do chá deve ser suspenso imediatamente e um médico consultado.
Além disso, esta planta também deve ser usada com cautela em pacientes que sofrem de doenças da vesícula biliar. Portanto para maiores informações busque orientação de seu médico ou de seu nutricionista.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Os 11 Benefícios do Cardamomo, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios. E se você é uma daquelas pessoas que amam Cardamomo confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Cardamomo em Casa.