Alcachofra é rica em em propriedades diuréticas, antioxidante, anti-inflamatória, etc., é altamente benéfica para problemas de saúde relacionados aos intestinos, fígado, excesso de colesterol e muitos outros.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Os 12 Benefícios da Alcachofra, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios:
Conteúdo:
O que é a Alcachofra?
A alcachofra cujo nome cientifico é Cynara scolymus L. é um vegetal pertencente a família botânica Asteracear, a mesma é nativa da região do mediterrâneo e também é conhecida como cachofra, alcachofra-hortense, alcachofra-cultivada, alcachofra-de-comer e alcachofra-rosa, além disso, essa planta é muito usada em vários países principalmente pelo seu uso medicinal.
A alcachofra é uma planta perene, que pode atingir um metro e meio de altura, se desenvolve muito bem em climas temperados.
Além disso, há muitas variedades de alcachofra e sua melhor época de cultivo e consumo é entre os meses de setembro a maio.
A planta como relatado é de origem mediterrânea, contudo alguns estudos evidenciam que a mesma foi originada no antigo Egito, de onde posteriormente foi levada para o mediterrâneo pelos árabes.
Esse vegetal é excelente para a saúde, pois é rico em propriedades medicinais e possui um alto valor nutricional, sendo assim dentre as indicações terapêuticas da alcachofra se destacam suas propriedades antidiabética, colagoga, descongestionante, diurética, antidiarreica, febrífuga, dispéptica, anti-hemorroidal, antioxidante, antiinflamatória, entre muitas outras.
Devido todas essas propriedades a planta pode ser utilizada para o tratamento de problemas do sistema digestivo, problemas no fígado, hipertireoidismo, hipertensão arterial, males derivados de arteriosclerose, doenças reumáticas, raquitismo, obesidade, cálculo na bexiga, asma, sífilis, nefrite, gota, hipoglicemia, etc.
Valor Nutricional da Alcachofra:
A Alcachofra é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar 100 g desse vegetal.
- Calorias 35 Kcal;
- Água 81 g;
- Proteína 3 g;
- Gordura 0,2 g;
- Carboidratos 5,3 g;
- Fibras 10,79 g;
- Vitamina C 6 mg;
- Magnésio 33 mg;
- Potássio 197 mcg;
- Vit. B1 0,14 mg;
- Vit. B2 0,12 mg;
- Vit. B3 0,90 mg;
- Vit. B6 mg 0,09 mg;
- Ac. Fólico 47,00 [µg];
- Vit. B12 C 0,00;
- Vit. A 16,67 [µg];
- Cálcio 53,00 mg;
- Ferro 1,50 mg;
- Iodo 1,00 mg;
- Sódio 47,00 mg.
Benefícios da Alcachofra:
Conheça os principais benefícios da Alcachofra para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Benéfica para o Sangue:
A planta é muito importante na luta contra o colesterol e fornece importantes vitaminas e minerais como magnésio, ferro, potássio, vitamina A e B e de sódio. Ela ajuda a converter açúcar em energia e melhora a arteriosclerose e a pressão alta.
2. Contra o Colesterol LDL:
Estudos científicos mostram que contém compostos com princípios amargos que inibem a síntese de colesterol, além de também aumentar a sua excreção na bile e, assim, ajudar na redução do colesterol total no sangue.
3. É Antioxidante:
É uma importante fonte de compostos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de radicais livres nocivos. Ela também contém pequenas quantidades de antioxidantes flavonoides tais como o beta-caroteno, luteína e zeaxantina.
4. Propriedades Digestivas:
É mais comumente usada em tratamentos para a eliminação de ácido úrico e problemas de pedras na vesícula biliar, bem como para ajudar a regular a constipação ou diarreia. Um outro benefício da alcachofra é para aliviar a azia, tensões e desconforto no estômago e da mesma forma, é adequada para eliminar o fluxo da bile e executar corretamente a digestão.
5. Propriedade Hepatoprotetora:
Maus hábitos alimentares e consumo de substâncias como o álcool podem afetar significativamente o nosso fígado, propenso à doença. Mas a alcachofra ajuda positivamente o fígado porque contém um composto chamado cinarina.
Esta substância ajuda no descongestionamento da bile do fígado, que é usado para absorver as gorduras. Para aqueles que procuram manter um fígado saudável ou sofre de doenças do fígado, sem dúvida incluir a alcachofra em sua dieta irá mudar esse quadro.
6. Para Diabetes:
Graças à contribuição de fibra dietética é excelente para evitar os picos de açúcar no nosso sangue, pois faz com que ele seja absorvido lentamente.
7. Previne câncer:
De acordo com estudos recentes, as substâncias: ácidos cafeico, pantatênico e flavonoides (apigenina e luteolina) que estão presentes nela, ajudam na prevenção e na melhoria de alguns tipos de câncer.
8. Propriedades diuréticas:
Outro dos conhecidos benefícios da alcachofra é ajudar a eliminar a retenção de líquidos , eliminando toxinas, portanto é ideal para artrite, fígado, doenças do aparelho circulatório e até mesmo para reduzir a gordura corporal.
9. É probiótico:
A ação probiótica deste vegetal serve como alimento para as bactérias benéficas que estão presentes em nossos intestinos, portanto sua ingestão é muito importantes para a flora bacteriana. Tudo isso é graças a inulina que contém.
10. Contra a Prisão de Ventre:
Como mencionado, devido o alto teor de fibras desse vegetal, ele é ideal para prevenir e resolver problemas de constipação. Contudo lembre-se que para as fibras poderem fazer esse efeito é necessário um consumo adequado de água.
11. Aumenta a Secreção Biliar:
O consumo implica um aumento da secreção biliar, isso melhora todo sistema digestivo, principalmente o metabolismo de gorduras.
12. Ajuda a Perder Peso:
Dado que é um vegetal de poucas calorias, possui boa quantidade de água, é rico em fibras dietéticas e fornece saciedade a alcachofra pode ajudar também na perda de peso.
Como fazer o Chá de Alcachofra:
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Adicione as folhas de alcachofra em uma panela com a água fervente e deixe ferver por mais 5 minutos.
- Coe a mistura e adicione um pouco de mel ou Stévia para adoçar o chá, caso seja necessário.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Alcachofra:
Você tem que levar em conta os efeitos colaterais ou contraindicações de alcachofra antes de incluí-la em sua dieta. Sendo assim o consumo deve vegetal pode desencadear reações alérgicas, seu efeito diurético pode aumentar as idas ao banheiro e isso pode ser bem embaraçoso.
Além disso, a planta pode causar dispneia e na gestação e lactação seu uso deve ser moderado ou, para total segurança, aconselhamos que procure a orientação de um profissional da saúde, já que existem evidencias de que a alcachofra pode afetar a saúde do feto e reduzir a produção de leite.
Somado a isto, a presença de oxalato no vegetal torna seu uso contraindicado para pessoas com problemas renais, além disso, não é recomendada para pacientes com pedras na vesícula biliar.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Esperamos que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Alcachofra: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Alcachofra confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Alcachofra em Casa.