Como Plantar Acelga em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a Acelga (Beta vulgaris subsp. vulagaris) é uma planta comestível da família Chenopodiaceae, nativa da região mediterrânica, a mesma é utilizada em diversas receita e é muito benéfica a saúde divido seus muitos nutrientes dentre eles vitaminas, minerais, fibras e componentes antioxidantes.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa hortaliça maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Acelga em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Acelga:
A Acelga é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 175 gramas de Acelga.
- Vitamina K 572.80 mcg;
- Vitamina A 5493.25 IU;
- Vitamina C 31.50 mg;
- Magnésio 150.50 mg;
- Potássio 960.75 mg;
- Ferro 3.96 mg;
- Vitamina E 3.31 mg;
- Fibras 3.68 g;
- Cobre 0.29 mg;
- Cálcio 101.50 mg;
- Vitamina B2 (riboflavina) 0.15 mg;
- Vitamina B6 (piridoxina) 0.15 mg;
- Proteínas 3.29 g;
- Fósforo 57.75 mg;
- Vitamina B1 (tiamina) 0.06 mg;
- Zinco 0.58 mg;
- Folato 15.05 mcg;
- Biotina 10.50 mcg;
- Vitamina B3 (niacina) 0.63 mg;
- Vitamina B5 (Ácido pantatênico) 0.29 mg.
Benefícios da Acelga:
Conheça os principais benefícios da acelga para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Previne o câncer:
Acelga possui propriedades anticâncer. Possui alta quantidade de antioxidantes que elimina os radicais livres. Os radicais livres são os subprodutos nocivos do metabolismo celular e que levam as células saudáveis a se tornarem cancerosas.
2. Ossos saudáveis:
As folhas de acelga contêm uma quantidade adequada de cálcio que é essencial para a boa saúde dos ossos. Minerais como a vitamina K, magnésio e cálcio ajudam a promover o crescimento e desenvolvimento dos ossos.
3. Melhora o cérebro:
Acelga fornece uma boa fonte de vitamina K e potássio, que são encontrados no cérebro de forma significativa. Eles ajudam a melhorar as habilidades cognitivas e o desenvolvimento. A adição de acelga à dieta ajuda a promover a função do cérebro.
4. Circulação do sangue:
Deficiência de cobre e ferro resulta em anemia, causando sintomas como fadiga, fraqueza, falta de concentração e transtornos no estômago. O consumo de acelga ajuda a melhorar a circulação do sangue e oxigenação de órgãos do corpo.
5. Saúde da visão:
A enorme quantidade de betacaroteno na acelga ajuda a promover a saúde dos olhos e reduz as chances de glaucoma, degeneração macular, cegueira noturna e outras doenças de olho.
6. Cabelos saudáveis:
A presença de biotina, que é um composto orgânico ajuda a estimular os folículos pilosos e também aumenta a textura e o brilho dos cabelos. Acelga possui biotina em quantidades significativas.
Veja no vídeo mais Benefícios da Acelga:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da acelga, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Acelga em Casa.
Como Plantar Acelga em Casa:
A planta de acelga tem um ciclo bianual, sendo que é aconselhável plantá-la entre a primavera e o outono. Além disso, a acelga é uma planta que não precisa de muitos cuidados, pois é muito resistente contra pragas e doenças.
A planta deve ser plantadas em locais ensolarados, e precisa de uma irrigação regular, já que a acelga é uma planta que precisa de muita umidade.
Plantio das Sementes:
A acelga geralmente é plantada diretamente no solo, mas nesse caso iremos iniciar pela germinação das sementes em uma semeadeira para controlar os brotos.
Para isso você irá precisar de um recipiente no qual possa germinar as sementes, você pode optar por semeadeiras, copos descartáveis, panelas usadas, vasos pequenos, etc.
Como o recipiente em mãos enche-o de terra, deposite a semente dentro, com uma profundidade de mais ou menos 1,0 a 2,0 cm e cubra-as com terra e regue.
Além disso, uma dica que sempre funciona muito no momento da germinação das sementes é colocar as sementes em um potinho com água em temperatura ambiente e deixar de um dia para o outro.
Plantio das Mudas:
Uma vez germinados os brotos, você pode fazer o transplante das mudas para o local de cultivo definitivo quanto elas tingirem 5 cm de altura.
Antes, você deve preparar a terra para o transplante, para isso misture o solo com adubos orgânicos, pode ser estercos ou adubo proveniente de vegetais, além disso, por cima coloque uma boa camada de cinza de madeira vegetal. Em seguida, se você puder, acrescente uma boa camada de substrato universal enriquecido com húmus de minhoca.
Na momento do plantio mantenha uma distância de pelo menos 30 a 40 cm entre uma planta e outra. Você pode realizar o plantio da acelga em carreira no seu jardim, quanto a profundidade, plante a muda com de 2 a 3 cm de profundidade.
Após o transplante das mudas regue todos os dicas durante uma semana e posteriormente reduza a rega para cada 2 a 3 dias, lembre-se o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.
Além disso, caso a região onde você vive estiver muito quente, regue sempre que perceber o solo seco, ou a cada 2 horas, dependendo do clima da região onde plantou, pode ser mais ou menos tempo.
Colheita:
Quanto ao período da colheita, dentro de mais ou menos 2 a 3 meses você já poderá colher os frutos de seu trabalho.
No momento da colheita dê preferência para as folhas externas, que já estão bem desenvolvidas, as folhas mais jovens são ótimas para fazer saladas, então aconselhamos que só as remova quando for para tal finalidade. Além disso, é possível colher acelga duas vezes no ano.
Dicas Extras:
- A utilização de cinzas resolve dois problemas, mantém as pragas sob controle e, por outro lado, fornece muitos nutrientes para as plantas.
- Sempre mantenha a umidade do solo.
- O solo considerado ideal para o cultivo da acelga deve ser fértil, rico em nitrogênio e matéria orgânica.
- Certifique-se de plantar a planta em um solo com boa drenagem.
- A temperatura ideal para o cultivo da acelga varia entre 15 a 18 ºC, portanto ela se adapta melhor em locais de climas frios.
- Se a região onde você mora for muito quente, certifique-se de fazer uma estufa para o controle de temperatura da planta.
- Dê a planta algumas horas de luz solar direta todos os dias, assim ela se desenvolve melhor.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Acelga em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Acelga:
Acelga ao forno:
Ingredientes:
- ½ maço de acelga lavado picado em tiras de 1 dedo de largura (é como picar couve só que bem mais grossa);
- 1 tomate sem sementes e em cubos;
- ½ cebola roxa picada em cubos;
- 1/2 pimentão vermelho em cubos (se for dos grandes diminua a quantidade para 1/3);
- 1/2 pimentão amarelo em cubos (se for dos grandes diminua a quantidade para 1/3);
- 3 col de sopa de azeite extra virgem;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo:
- Misturar a acelga, os pimentões, cebola e tomate em uma travessa.
- Temperar com sal, pimenta do reino, azeite e mexer bem para que o azeite se espalhe por todos os vegetais.
- Transferir para um pirex (vai ficar bem cheio, mas a acelga diminui pela metade) e cobrir com papel alumínio.
- Levar ao forno pré-aquecido por 10 minutos.
- Não pode cozinhar demais.
Pacotinhos de pescadas branca com acelga:
Ingredientes:
- Água fervente o suficiente;
- 1 pitada de sal;
- Folhas de acelga;
- Cebolinhas verdes inteira;
- 1 xícara (chá) de cebola cortada em fatias;
- 1 alho poro picado;
- 1/2 cenoura ralada;
- 2 tomates cortados em fatias;
- 500 g de filés de pescada branca;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- Suco de 1 limão siciliano;
- Sal a gosto;
- 2 colheres (sopa) de alcaparras;
Ingredientes do Molho:
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 1 cebola picada;
- 1 ½ xícara (chá) de tomate pelado (com o molho);
- 1 colher (café) de açúcar;
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada;
- ½ xícara (chá) de castanha de caju torrada.
Modo de Preparo:
- Em uma panela com água fervente e sal, coloque as folhas de acelga e cebolinha.
- Deixe cozinhar até que amoleçam e fiquem macias.
- Na sequência, passe-as na água fria e reserve.
- Enquanto isso, coloque no fundo de um refratário as fatias de cebola, o alho poro, a cenoura ralada e as fatias de tomate.
- Corte os filés de peixe ao meio e tempere-os com o azeite, o suco de limão, o sal ;
- Coloque-os sobre as fatias de tomate e distribua as alcaparras por cima.
- Cubra com papel alumínio de leve ao forno preaquecido (200 °C) por 10 minutos.
- Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos.
- Prepare o molho.
Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola. - Acrescente o tomate pelado com o molho, o açúcar e deixe apurar por 10 minutos.
- Acrescente a cebolinha, acerte o sal e misture.
- Comece a montagem.
- Coloque sobre cada folha de acelga uma porção do refogado que ficou no refratário um file de pescada,
- Feche com delicadeza e amarre com a cebolinha.
- Sirva com o molho de tomate e decore com castanha de caju.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo, você também pode conferir mais artigos sobre acelga, bem como Acelga: 9 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.