Como plantar

7 Dicas Infalíveis para Cultivar Tomates Até o Inverno

como cultivar tomates

Dicas Infalíveis para Cultivar Tomates Até o Inverno sem que eles estraguem e você possa aproveitar seus variados benefícios para saúde e para cozinha. Quando o inverno chega, as colheitas de verão estão chegando ao fim.

No caso dos tomates, uma das culturas preferidas pela grande maioria das pessoas, é difícil pensar que um longo inverno tenha de passar até a primeira colheita da próxima estação.

Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre 7 Dicas Infalíveis para Cultivar Tomates Até o Inverno e ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplica-las você terá um belíssimo cultivo de tomates em sua casa.

Tomate
Tomate

Hoje eu quero compartilhar com vocês algumas dicas, que permitem que você desfrute dos seus tomates da horta (em vasos ou na terra) até o inverno, mesmo em um clima com quedas significativas nas temperaturas a noite e no início do outono,  além disso, não se pode prever as mudanças climáticas, por isso você sempre deve está preparado (a) para outonos muito quentes, muito secos ou uma queda brusca de temperatura sem aviso prévio.

Conteúdo:

Dicas Infalíveis para Cultivar Tomates Até o Inverno.

1. Plante Variedades de Tomates para o Outono:

Tomates pendurados
Tomates pendurados

Tomates pendurados são variedades de tomates que são pouco conhecidos e pouco comercializados, mas que são muito úteis nos jardins para o autoconsumo.

Tomates pendurados são colhidos no verão antes de estarem completamente maduros. Além disso, os cachos são pendurados com cordas ou laços em um local fresco e arejado, isso nos permite desfrutar de tomate durante o outono e também no inverno.

Estes tomates permanecem frescos e suculentos porque a sua pele é fina, mas é resistente e evita que a água do tomate evapore, evitando assim o apodrecimento.

Algumas variedades, como o tomate preto da Sibéria, são mais resistentes a quedas de temperatura, por isso amadurecem melhor e são muito adequadas para climas frios.

Minha última proposta, é o tomate verde zebra, um tomate que é colhido verde, uma vez que não muda para vermelho quando maduro e que você pode colher mais facilmente do que outras variedades durante o outono.

Mas se você não plantou essas variedades na primavera, não se desespere, não é tarde para você. Espere a próxima temporada e continue lendo o que dizem as dicas seguintes.

2.  Destaque os Ramos:

Os ramos destacados permitem você obter a mais recente formação de frutos. Quando as temperaturas noturnas começam a cair no final do verão, os tomateiros diminuem seu crescimento e o amadurecimento dos frutos diminui.

É hora de quebrar os galhos com uma tesoura de poda. Ou seja, elimine a parte final dos ramos, removendo os cachos de flores que ainda não foram transformados em frutos. Desta forma, a planta concentra toda a sua energia nos frutos que sobram, já que ela não precisa mais formar novos frutos.

3. Fertilize os Tomates:

Tomates pendurados
Tomates pendurados em vasos

Aconselho-o a realizar esta dica junto com a dica 2. Uma vez que o pé de tomate esteja no final da temporada de frutificação, forneça um suprimento extra de nutrientes. Isso fará com que os frutos amadureçam melhor e os últimos tomates sejam mais saborosos.

Selecione um fertilizante orgânico rico em potássio, como guano ou um fertilizante específico para tomates. Os tomates agradecerão a você e às suas últimas saladas da temporada também, você verá.

4. Use uma Manta Térmica:

Tomates
Tomates

Para fazê-los amadurecer mesmo que as temperaturas caiam, especialmente à noite. As temperaturas da noite, como já mencionei, impedem o crescimento de plantas de tomate.

Portanto, para proteger as plantas de tomate cubra os tomates com uma manta térmica, isso favorece que a temperatura aumente vários graus abaixo e pode até protegê-los de uma geada repentina.

Assim, você irá controlar o processo de maturação dos tomates. Apenas lembre-se de remover o cobertor durante o dia, especialmente em dias ensolarados de outono.

Além disso, caso esteja na duvida, do momento certo de utilizar a manta térmica, você pode colocar um termômetro máximo e mínimo em seu horta ou jardim e, dessa forma, você terá total controle da queda de temperatura.

5. Use um Amortecedor:  

Coloque uma camada de seixos ou melhor ainda, palha ou folhas secas no substrato. Essa camada de material ,que é colocada no substrato, é chamada de preenchimento e tem uma função muito importante em suas plantações.

A cobertura vegetal acumula radiação solar durante o dia e mantém o substrato ou o terreno mais quente durante a noite, o que permite que as plantas continuem a se desenvolver, já que as raízes das plantas de tomate precisam de calor para isso.

Além disso, essa dica é útil e não possibilita a passagem da luz para o substrato do vaso ou para o chão do seu jardim, sendo que ainda elimina a competição de ervas daninhas que podem nascer em torno dos pés das plantas de tomate.

6. Remova os Tutores e Espalhe os Tomates no Chão: 

Espalhe as plantas de tomate no solo do jardim ou no substrato do vaso. Sim, é isso mesmo … os tomateiros aproveitam o calor que a terra emite e assim continuarão amadurecendo pouco a pouco.

Ou seja, é muito importante que você tenha em mente que, se chegar uma estação chuvosa, os tomates pressionados no substrato podem apodrecer.

Portanto, volte para a dica anterior (dica 5), coloque uma amortecedor sobre o substrato ou terra antes de estender as plantas de tomate no chão.

7. Colha os Últimos Tomates verdes:

Tomates verdes
Tomates verdes

Quando, apesar de ter realizado os passos anteriores, o outono avançar e os tomates não amadurecem, é hora de fazer a última safra do ano, em verde.

Coloque os tomates dentro de sua casa em uma mesa ou caixa de frutas espalhados nessa superfície. Os tomates, embora pareça incrível, amadurecem pouco a pouco, embora a qualidade do sabor não seja a mesma. Portanto, este é o último passo, para aproveitar os últimos tomates da temporada.

Ideias para Cozinhar os Últimos Tomates: 

Antes de concluir esse artigo, deixarei aqui varias ideias para você consumir os seus tomates colhidos no inverno.

Com os últimos tomates maduros do jardim, se você resistir à tentação de consumi-los frescos, você pode fazer molho de tomate ou conservas de tomate, talvez a opção mais clássica.

Mas você também pode fazer picles de tomate ou desidratar os tomates no forno ou no sol para adicioná-los aos seus pratos durante o inverno.

No caso de tomates verdes, a primeira opção que sempre vem à mente são os “tomates verdes fritos” … . Bem , neste inverno, se você não quer ou não tem paciência para vê-los amadurecer frite-os após a colheita.

E outra opção que pode surpreendê-lo é transformar tomates em geleia, a opção mais doce de todas que eu proponho. Desta forma, estes últimos tomates verdes do jardim irão acompanhar as torradas do seu café da manhã ou lanches de inverno.

E assim você pode ver que é realmente possível desfrutar de tomates no inverno.

Veja Também no Vídeo Abaixo Alguns dos Principais Benefícios do Tomate!

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Veja também este artigo de Como Plantar Tomate em Casa. 

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.