Alho é um dos condimentos mais utilizados na culinária em todo mundo, dificilmente você entrará em uma cozinha e não encontrará essa especiaria. Isso ocorre porque o alho agrega sabor e odor as preparações em que é adicionado. Contudo, além disso, esse tempero é muito usado também na medicina tradicional.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Os 13 Benefícios do alho, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios:
Conteúdo:
O que é o Alho?
O alho cujo nome latino é allium sativum l., pertence à família das Liliaceae, assim como a cebola, alho-poró, etc., o mesmo pertence também a subfamília do allioideas, embora existam autores que trazem que ele pertence a subfamília do liliifloras. Além disso, é uma planta que cresce com o bolbo subterrâneo.
O bulbo de alho é coberto por uma cabeça de alho, ou seja, o bulbo ou pele não é comestível, porém é composto por seções individuais chamadas as “unhas”. Essas unhas é a parte utilizada na cozinha.
Quando consumido cru, é um condimento picante, poderoso. Por esse motivo, é comum que ele passe por alguma forma de cocção antes de ser servido, o que consideravelmente suaviza o sabor. Geralmente ele é usado como um ingrediente de tempero em receitas em vez do ingrediente principal, mas essa especiaria assada pode ser comida como um acompanhante ou condimento.
Como consumir o alho?
Se você usá-lo como o protagonista para temperar seus pratos, ou usá-lo como um remédio natural, o alho é um ingrediente que nunca deve faltar no seu armário.
Contudo ao usá-lo como um remédio medicinal é importante saber como usá-lo corretamente, caso contrário seus benefícios de saúde serão limitados, pois existe a possibilidade de que você não tenha os resultados positivos que espera.
Se você tentar usar essa especiaria como um remédio, lembre-se de não fazer os seguintes erros comuns:
- Cozinhar o alho: O calor destrói a alicina, o ingrediente ativo e o principal componente desse alimento. Para consumi-lo adequadamente, você não deve cozinhar. Bem, reza o ditado popular “cozido alho, alho perdido”.
- Usar a especiaria em forma de pílula: Para evitar o sabor poderoso que essa especiaria deixa no hálito, algumas pessoas optam por consumir em forma processada, mas isso não é o melhor. Para ativar o seu composto é necessário consumir ele cru e esmagado.
- Comer pouco alho: Para obter os efeitos positivos que pode lhe proporcionar, você deve consumir em média de uma a duas porções médias diariamente.
- Usar alho envelhecido: certifique-se sempre de usar esse tempero poderoso fresco.
- Não fazer uma dieta saudável: isto é um erro muito comum, muitas pessoas pensam que bons resultados serão obtidos consumindo apenas. No entanto, o segredo para curar qualquer doença é também levar um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada que estimula o processo de cicatrização.
Valor Nutricional do Alho:
É uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas dessa especiaria.
- Valor energético 113.1kcal=475;
- Carboidratos 23,9g;
- Proteínas 7,0g;
- Fibra alimentar 4,3g;
- Fibras solúveis 0,4g;
- Cálcio 13,6mg;
- Piridoxina B6 0,4mg;
- Fósforo 149,1mg;
- Manganês 0,2mg;
- Magnésio 21,3mg;
- Lipídios 0,2g;
- Ferro 0,8mg;
- Potássio 534,9mg;
- Cobre 0,2ug;
- Zinco 0,8mg;
- Tiamina B1 0,2mg;
- Sódio 5,4mg.
Benefícios do Alho:
Conheça os principais benefícios do Alho para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Anti-hipertensivos:
De acordo com um Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Medicina Integral da Austrália, o alho tem potencial na redução da pressão arterial elevada. Hipertensão ou pressão arterial elevada, crônica, é uma doença multifatorial que está envolvida no desenvolvimento e progressão da doença cardiovascular, sendo que é um dos fatores de risco modificáveis mais importantes para a doença cardiovascular.
2. Melhora a Saúde dos Ossos:
De acordo com a revista Whole Foods, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que envelhecer alho (maturar), cria uma espécie de armazenado de 15% de etanol por mais de um ano e meio, isso pode ajudar a melhorar a densidade óssea em pacientes com aterosclerose.
3. Aliado contra a doença de Alzheimer e de Parkinson:
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Missouri mostrou que o alho protege o cérebro do envelhecimento e doenças. Esta pesquisa fornece um melhor entendimento de como essa planta pode prevenir doenças neurológicas relacionadas à idade, como Alzheimer e Parkinson.
4.Tratamento para Acne:
De acordo com um estudo publicado na revista Angewandte Chemie, em 2009, o alho pode servir como um tratamento tópico natural para tratar acne porque a alicina, um composto orgânico presente no alho, possui a capacidade de matar bactérias que em muitas ocasiões são as principais causadoras de acnes.
5. Bom para a Próstata:
Um estudo realizado com ratos, sugere que a especiria tem a capacidade protetora contra a alteração bioquímica das glândulas da próstata malignas induzidas pelo cádmio (Cd).
6. Terapia para Queda de Cabelo:
Uma experiência da Universidade de Mazandaran, no Irã, mostrou que o uso do alho em gel aumenta significativamente a eficácia terapêutica de valerato de betametasona tópica (medicamento para queda de cabelo) para calvície, nesse caso essa especiaria pode ser um terapia tópica que pode auxiliar no tratamento da mesma.
7. Reduz o Colesterol:
É importante manter os níveis de colesterol em nosso sangue o mais baixo possível e ele é ideal para manter o colesterol sob controle, graças a substância nele chamado alicina. Esta substância penetra no corpo através do trato digestivo e viaja através do corpo, limpando e removendo a gordura do nosso sistema cardiovascular.
8. Ajuda a Tratar a Bronquite:
A Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, diz que o alho pode ajudar no tratamento da bronquite aguda. No estudo realizado, indivíduos que receberam tratamento de 12 semanas com esse tempero tiveram 63% menos casos de doenças respiratórias, que os demais que não receberam o mesmo tratamento.
9. Anemia:
A anemia é muito comum na população, e as mulheres são mais propensas a sofrer de anemia. O déficit de ferro pode ocorrer por muitos fatores, porém o mais comum, que todos sabemos, é o período em que ocorre a perda de ferro através da menstruação. Sendo assim, uma dieta usando ele para fortalecer o corpo irá aumentar a quantidade de ferro no sangue.
10. Protege o coração:
Estudos da Universidade de Saskatchewan, Canadá, chegou à conclusão de que o alho tem potencial para proteção cardiovascular, baseado em marcadores indiretos de que ele promove a redução dos fatores de risco (pressão arterial alta e colesterol total) para a aterosclerose.
11. Previne o Resfriado Comum:
Evidência sugere que esse tempero pode ajudar a prevenir resfriado. Ao estudar 146 participantes durante um período de três meses, metade dos participantes tomou um comprimido de placebo e a outra metade tomou um comprimido de alho durante este tempo. O estudo descobriu que pessoas que tomaram alho todos os dias, em vez de placebo contraíram menos resfriados.
12. Tratamento de Fadiga:
De acordo com uma publicação do Instituto de pesquisa em saúde em Hiroshima, no Japão, os dados disponíveis sugerem que o alho pode ser um promissor agente antifadiga. A função antifadiga desse alimento pode ser relacionada com os muitos efeitos biológicos e farmacológicos favoráveis do alho.
13. Desintoxica Corpo:
O centro de toxicologia da universidade médica de ciências médicas em Mashhad, Irã, conduziu um Pesquisa sobre o efeito terapêutico do alho em pacientes com envenenamento crônico.
O estudo foi realizado com trabalhadores de uma fábrica de baterias de carro e constatou que a especiaria reduziu os níveis de chumbo no sangue em até 19%. Da mesma forma, alho diminuiu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.
Confira no vídeo outros Benefícios do Alho para Saúde!
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Alho:
Essa especiaria, assim como outros alimentos que citamos aqui, também pode trazer alguns efeitos colaterais adversos.
De acordo com informações da Universidade de Maryland, alguns dos medicamentos listados abaixo podem interagir com qualquer tipo de consumo de alho. Para ter certeza, consulte o seu médico.
- Isoniazida (Nydrazid): este medicamento é usado para tratar a tuberculose. Alho pode interferir com a absorção da isoniazida, o que significa que o medicamento pode não funcionar tão bem.
- Controle de natalidade com pílulas: alho pode interferir na eficácia das pílulas de controle de natalidade, tornando-as mesmo eficazes.
- Ciclosporina: A especiaria pode interagir com a ciclosporina e torná-la menos eficaz. Este é um medicamento usado após um transplante de órgão.
- Medicamento para Afinar o Sangue: Esse tempero pode causar reações mais fortes ao interagir com medicamentos como aspirina, warfarina (Coumadin) e clopidogrel (Plavix), podendo afinar o sangue, isso aumenta o risco de sangramento.
- Medicamentos para HIV / AIDS: Esse alimento pode reduzir os níveis sanguíneos de inibidores de protease, que são medicamentos usados para o tratamento de pessoas com HIV.
- Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs): AINEs e o alho podem aumentar o risco de sangramento. AINEs incluem ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve), bem como outros medicamentos prescritos.
Além de todas essas contraindicações medicamentosas, caso possua algum problema de saúde relacionado a presença de alimentos que possam irritar seu organismo procure um profissional de saúde de sua confiança, ele irá lhe orientar sobre o consumo correto dessa especiaria.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Alho: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Alho confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Alho em Casa.