Vegetais

Amaranto: 12 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios

Amaranto é um grão é considerada um erva daninha por grande parte das pessoas, mas vem sendo cultivada por causa de seus grãos. Além disso, atualmente o amaranto é amplamente utilizado nas reparações de pratos deliciosos em todo o mundo.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Amaranto: Para que Serve, Benefícios e Malefícios.

Conteúdo:

O que é o Amaranto?

Amaranto
Amaranto

O amaranto cujo nome cientifico é Amaranthus, têm suas sementes consumidas por milhares de anos, particularmente pelas culturas indígenas da América Central e do México.

As populações indígenas dependem desse grão, pois ele é um dos alimentos mais importantes da deita desses povos, devido à sua alta concentração de proteína, minerais e vitaminas.

Atualmente o amaranto foi exportado para outras partes do mundo, incluindo Europa e América do Norte, mas ainda é primariamente cultivado e consumido na América Central.

Esse grão é um alimento tão antigo que os astecas o chamavam de alimento da imortalidade, já as crenças folclóricas indianas o reconheciam como o rei dos grãos.

Amaranto (Amaranthus lineatus) é um pseudocereal de alto valor nutricional, bem como de importância econômica. Além de ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, manganês, fósforo e zinco, o amaranto é rico em fibras e proteína.

Além disso, embora muitas variedades de amaranto sejam consideradas uma erva daninha, há algumas variedades do género que são cultivadas como legumes de folhas e tipos de grãos de cereais, bem como para a produção de óleos essenciais.

Tanto as folhas quanto as sementes de amaranto são valiosas em termos de benefícios para a saúde. A raiz em si também é consumida e tem uma rica mistura de minerais e nutrientes. Sendo assim, considerando a versatilidade e alta concentração de antioxidantes e fitoesteróis, amaranto é um dos mais valiosos alimentos que você provavelmente nunca ouviu falar.

Esse alimento não pode ser consumido cru, pois contêm certos componentes tóxicos ou indesejáveis, tais como oxalatos e nitratos, que podem ser eliminados por ebulição e adequada preparação. No entanto, existem também valiosos antioxidantes e compostos fenólicos, bem como fibras, vitaminas e minerais que podem ter efeitos significativos na saúde humana.

Os grãos podem ser transformados em farinha de amaranto como um substituto para fontes de farinha tradicionais, além disso,  como já relatado oferece uma variedade muito rica de nutrientes para nosso organismo.

Valor Nutricional do Amaranto:

Amaranto
Amaranto

Amaranto é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas desse grão.

  • Valor Calórico: 353 kcal 1478 kJ;
  • Gordura: 7,0 g;
  • Gorduras saturadas: 1,3 g;
  • Gorduras monoinsaturadas: 2,1 g;
  • Gorduras poliinsaturadas: 2,8 g;
  • Carboidratos: 71,2 g;
  • Proteína: 15,5 g;
  • Fibra alimentar: 9,5 g;
  • Sódio: < 0,1 g;
  • Água: 3,0 g;
  • Vitamina E: 0,2 mg;
  • Niacina 0,2: mg;
  • Vitamina B6: 0,1 mg;
  • Folato (vitamina B9): 22,0 mcg;
  • Cálcio: 47 mg;
  • Ferro: 2,1 mg;
  • Magnésio: 65 g;
  • Fósforo: 148 mg.

Benefícios do Amaranto:

Benefícios do Amaranto
Benefícios do Amaranto

Conheça os principais benefícios do Amaranto para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

1. Rico em Vitaminas:

Amaranto também é uma boa fonte de muitas vitaminas essenciais, incluindo a vitamina A, C, E, K, B5, B6, ácido fólico, niacina e riboflavina. Estas agem como antioxidantes, elevam os níveis de energia, controlam os hormônios e muito mais.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

Ele pode aumentar a função imunológica, de acordo com alguns estudos, provavelmente graças a presença de potentes vitaminas, minerais e antioxidantes.

3. Previne o Envelhecimento do Cabelo:

Amaranto ajuda a prevenir os cabelos grisalhos prematuros, principalmente devido o seu rico teor de minerais.

4. Contra Inflamação:

As propriedades anti-inflamatórias de peptídeos e óleos nele podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. Isto é especialmente importante para doenças crônicas onde inflamação corrói a sua saúde, tais como diabetes, doença cardíaca e derrame.

5. Previne Câncer:

Os mesmos peptídeos que protege contra a inflamação também pode ajudar a prevenir o câncer. Os antioxidantes presentes neste grão ainda podem ajudar a proteger as células dos outros danos que podem levar ao câncer.

6. Rica Lisina:

Benefícios do Amaranto
Benefícios do Amaranto

Legumes e grãos são muitas vezes carente deste aminoácido essencial. Amaranto tem uma boa quantidade de lisina que ajuda o corpo a absorver cálcio, construir músculos e produzir energia.

7. Fonte de Fibras:

Amaranto é um alimento rico em fibras, isso significa que, além de fornecer saciedade, auxilia na saúde digestiva, nos níveis de colesterol, pressão arterial e retarda a absorção de açúcares, o que torna esse alimento também beneficio para pessoas com problemas de diabetes.

8. Fonte Rica em Minerais:

Amaranto é uma fonte muito rica em minerais como cálcio, magnésio e cobre. É também uma boa fonte de fósforo, potássio e zinco. Estes auxiliam na construção e manutenção de ossos fortes e músculos, além disso, ajudam na hidratação, aumentam a energia e são vitais em milhares de processos por todo o corpo.

9. Pressão Arterial:

A fibra e fitonutrientes presentes abaixam a pressão arterial, de acordo com alguns estudos recentes. Esta semente controla os níveis de colesterol, inflamação e pressão arterial, tornando-o um ótimo alimento para a saúde do coração.

10. Rica em proteína:

Amaranto é uma fonte muito rica de proteína e esta proteína é também altamente biodisponível. A proteína é mais digerível do que outras sementes de grãos e tem sido comparada com a digestibilidade da proteína do leite.

11. Não Contém Glúten:

Amaranto não tem a proteína glúten, que é  encontrada no trigo, centeio e cevada, e que causa sérios problemas para pessoas que possuem alergia e sofrem de doença celíaca. Nesse caso, tais pessoas podem fazer uso desse grão e sua farinha pode ser usada para engrossar sopas, molhos e muito mais. Ele também pode ser usado com outras farinhas livre de glúten.

12. Reduz o Colesterol:

Os óleos e fitoesteróis no amaranto ajudam a controlar os níveis de colesterol, incluindo o LDL e triglicérides.

Confira no vídeo outros Benefícios do Amaranto para Saúde!

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Amaranto:

amaranto
amaranto

Amaranto pode causar desconforto em pessoas com intestino irritável, causando diarreia, cólicas abdominais e acidez do estômago.

As sementes são adequadas para pessoas veganas e vegetarianas por conter proteínas, mas não substituem todas as proteínas presentes em fontes animais.

Em geral o consumo desse vegetal não causa efeitos colaterais, contudo, suspenda seu uso a qualquer sinal de alergias ou intolerâncias.

Este alimento contém ácido oxálico, que não é recomendado para pessoas que sofrem com doenças do sistema renal, artrite reumatoide e gota.

A preparação do xarope para a tosse é feita com etanol, portanto é contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Tem alto valor calórico, por isso você não deve consumi-lo com outros alimentos que são ricos em calorias, já que ele pode levar ao ganho de peso.

Se qualquer intolerância surgir devido o consumo, procure imediatamente um médico.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Os 12 Benefícios do Amaranto, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Amaranto confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Amaranto em Casa.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.