Como plantar lentilha em casa de forma correta seguindo esses simples passos, e veja também como ocorre o plantio, cultivo e colheita.
Além disso, a lentilha é um legume muito nutritivo, intimamente relacionado com feijão e ervilhas, isso por que ela faz parte da mesma família de leguminosas. Ela exige condições específicas de crescimento, mas é relativamente fácil de cuidar.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse legume maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar lentilha em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor nutricional da lentilha:
A Lentilha é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas dessa leguminosa.
- Valor energético: 339.1kcal=1424;
- Carboidratos: 62,0g;
- Proteínas: 23,2g;
- Gorduras saturadas: 0,1g;
- Gorduras monoinsaturadas: 0,2g;
- Gorduras poliinsaturadas: 0,4g;
- Fibra alimentar: 16,9g;
- Fibras solúveis: 0,4g;
- Cálcio: 53,5mg;
- Piridoxina B6: 0,4mg;
- Manganês: 1,1mg;
- Magnésio: 93,5mg;
- Lipídios: 0,8g;
- Fósforo: 367,7mg;
- Ferro: 7,1mg;
- Potássio: 886,9mg;
- Cobre: 0,8ug;
- Zinco: 3,5mg;
- Niacina: 5,1mg;
- Tiamina B1: 0,1mg.
Benefícios da lentilha:
Conheça os principais benefícios da Lentilha para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. É rica em minerais:
Elas são ricas em minerais essenciais para o nosso corpo, tais como magnésio, potássio, fósforo, ferro, selênio e cálcio.
2. Rica em vitaminas:
Fornece vitaminas como a vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C, que tem efeito antioxidante e participa de muitas das reações que ocorrem em nosso corpo.
3. De fácil digerir:
Elas são fáceis de digerir, então são especialmente recomendadas para pessoas que têm dores de estômago.
4. Rica em proteínas:
As lentilhas são uma excelente fonte de proteína vegetal. No entanto, para fornecer todos os aminoácidos essenciais é preferível combiná-las na mesma refeição com outro cereal.
5. Rica em fibras:
Graças as fibras que nos trazem, as lentilhas melhoram o trânsito intestinal e evitam a constipação. Além disso, as fibras também faz-nos sentir completo por atrasar a sensação de fome e também ajuda a prevenir a hipertensão.
6. Pobre em gordura:
Estas leguminosas têm quase zero teor de gorduras, sendo um alimento muito benéfico para aquelas pessoas que estão em uma dieta para perder peso.
Veja no vídeo mais benefícios da lentilha:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios da Lentilha, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de Como Plantar Lentilha em Casa.
Como plantar lentilha em casa:
Existem muitos tipos de lentilhas, sejam elas grandes ou pequenas. Cheque com os produtores locais para descobrir se há uma variedade específica adequada para ser cultivada em sua região.
Além disso, elas podem demorar vários meses para amadurecer. Por isso, é importante verificar as datas de maturação no pacote de sementes, para certificar-se de que você tem tempo suficiente para o período de crescimento.
Você irá precisar de mais ou menos 4 a 8 plantas de lentilhas por cada membro do agregado familiar.
1. Local de plantio:
As Lentilhas podem ser sensíveis ao frio, como temperaturas abaixo de zero. Elas crescem bem em clima temperado com baixa umidade.
Além disso, podem crescer no hemisfério Norte durante o verão e no hemisfério Sul durante o inverno. Escolha um lugar no jardim que receba sol pleno.
Não plante as lentilhas onde há outros vegetais que você já plantou recentemente. Além disso, as plantas de lentilhas podem se dá muito bem se forem plantadas junto com pepinos, batatas, etc. Porém não plante essa planta junto de cebola ou alho.
2. Solo:
Lentilhas crescem bem com solo solto, bem drenado, com pH neutro (6,0 a 8,0) ligeiramente alcalino. Você deve adicionar o adubo maduro antes do plantio. As lentilhas precisam de solo fértil para prosperar.
3. Plantio:
As lentilhas podem ser cultivadas por meio de sementes ou transplantes. Elas precisam de cerca de 10 dias a uma temperatura de 20º C para a germinação adequada.
Semeie as sementes com aproximadamente 1 ou 2,5 cm de profundidade e 2,5 cm de distância entre as sementes.
As mudas obtidas devem ser plantadas com cerca de 12 cm de distância. As linhas podem ter uma separação de 45 a 60 cm de distância.
Somado a isto, caso resida em uma região muito fria cubra as mudas com uma capa para protegê-las de geadas.
4. Irrigação:
Além disso, as lentilhas podem lidar com a seca melhor que outros vegetais, mas a recomendação é molhar constantemente o solo. Porém, uma vez que as vagens começarem a secar, pare a rega.
5. Suporte:
Lentilhas vão precisar de uma treliça baixa para apoiar seus ramos. Se você não usar um reticulado, irá precisar de um pouco mais de espaço entre as plantas.
No entanto, usar um reticulado ajuda dissuadir pragas, diminui o risco de doenças que possam afetar a planta e você pode obter uma colheita muito mais saudável.
6. Fertilização:
As Lentilhas não precisam de muito adubo se plantadas em um solo rico e fértil. Você pode acrescentar um pouco de adubo quando elas alcançarem cerca de 12,5 cm de altura e novamente quando as plantas começarem a florir.
7. Poda:
É importante remover ervas daninhas para evitar a concorrência. As ervas mais comuns são as gramas.
8. Colheita:
As lentilhas podem ser colhidas para utilização como feijões secos ou quando elas ainda estiverem verdes, como se fossem as ervilhas.
Para ser usado como feijões secos, você deve esperar por todo o período de maturação (110 dias) e colher as cápsulas, uma vez que elas endurecerem. Você deve remover a casca para usar.
Se você pretende usá-las como ervilhas, deve estar prontas para serem colhidas após 70 a 80 dias.
Dicas e sugestões:
- Tenha cuidado com pulgões, que podem ser um problema para as lentilhas.
- Rotação de colheita adequada é necessária e plante-as na companhia de outras plantas para evitar doenças e pragas.
- As lentilhas precisam de boa circulação de ar, pois ao plantar as plantas muito próximas uma da outras, elas podem desenvolver o molde.
- As lentilhas podem tolerar geadas leves.
- Você pode plantar diversas plantas na mesma panela ou vaso e ter um bom desempenho.
- Recomenda-se incorporar um fertilizante orgânico para melhorar a qualidade do solo tornando-o mais macio.
- As lentilhas precisam dos seguintes nutrientes para crescer em harmonia: nitrogênio, fósforo e potássio.
- É uma planta anual que cresce em climas legais e é prejudicada pela geada e regas intensas.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Lentilha em Casa:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje que ensina Como Plantar Lentilha em Casa.