Como plantar sem sementes de forma fácil, pois esta método é muito simples e consiste em em cultivar algumas plantas sem a sementes.
No jardim podemos ter muitas plantas que são reproduzidas por sementes de uma maneira simples, mas muitas outras podem ser difíceis de obter uma semente ou levam muito mais tempo para crescer quando plantadas por meio de sementes.
Além disso, plantar sem sementes é uma técnica bastante usada em algumas plantas, como samambaias e musgos, crescem de esporos.
No artigo de hoje nós do site Horta em Casa selecionamos alguns legumes, frutas e ervas aromáticas que podemos ser reproduzidas facilmente sem ter que usar sementes.
Então continue lendo e aprenda Como Plantar sem Sementes → 10 Plantas Fáceis de Plantar!
Conteúdo:
Como Plantar sem Sementes – 10 Plantas Fáceis de Plantar:
1. Abacaxi:
O abacaxi é uma fruta tropical que costumamos comprar no verão, alguns comerciantes fazem o corte na fruta para que você não possa reproduzi-la, mas nem todos eles fazem isso.
Você deve notar que no topo de suas folhas não há cortes. Temos de cortar o topo do abacaxi deixando um pouco do fruto e depois colocá-lo de molho na água.
Como em todos os casos, devemos ter cuidado para que a água não apodreça e, quando as primeiras raízes começarem a crescer, mova-a para outro recipiente maior, quando tiver raízes suficientes, transplante para um vaso com terra.
A desvantagem desta planta é que ela precisa de pelo menos 2 anos para começar a produzir abacaxis.
2. Manjericão:
Manjericão é uma planta apreciada pelo sabor que contribui para algumas receitas, quando as temperaturas ficam frias a maioria das espécies normalmente morrem, mas você pode levar para casa algumas estacas para cultivar durante o inverno.
É bem simples, basta tirar alguns galhos, não muito longos ou muito cheios de folhas, e deixá-los de molho. Depois de alguns dias, você pode ver que as novas raízes estão começando a aparecer.
Plante em uma panela quando as raízes estivem um pouco maiores e você terá sua planta de manjericão em casa.
3. Morangos:
Morangos podem ser reproduzidos por sementes, mas a planta levaria muito tempo para crescer, se você é uma pessoa paciente vale a pena.
O método mais comum é reproduzi-los por Estolho, sendo que consiste em remover alguns galhos longos e sem folhas da planta, depois da colheita da fruta, no princípio eles só penduram mas com tempo as primeiras raízes começam a nascer.
Idealmente, espere até que a planta se fixe ao solo para cortar o longo galho, assim você terá uma nova planta de morango.
4. Alface:
Surpreendente, mais a alface é outra das plantas que selecionamos hoje em nosso artigo que ensina como plantar sem sementes.
Para isso, pegue qualquer alface do jardim ou do mercado, corte 2 dedos da base com uma faca que seria a base da alface, e coloque em uma tigela com água pela metade.
Coloque o recipiente na janela para que ele receba luz. Cerca de 15 dias depois a alface começará a brotar e terá suas primeiras raízes.
Assim, plante em uma panela ou vaso para ela começar a crescer. Lembrando que a alface plantada dessa forma nunca será tão grande quanto o primeiro cultivo, mas você pode usar suas folhas para a salada.
5. Cebola, alho-poró e cebolinha:
É semelhante ao método da alface, corte a base de cebola, alho-poró ou cebolinha, que são as partes normalmente descartadas, e coloque de molho dentro da água até que saiam as raízes e as primeiras folhas, posteriormente, faça o plantio em um vaso ou diretamente em sua horta.
6. Cenoura e beterraba:
Neste caso, deixe um pouco mais do que a parte superior da cenoura ou da beterraba, do que os casos anteriores.
Além disso, caso venham com folhas, remova a maioria e deixe somente as folhas pequenas para que a planta ou futura planta não gaste toda a sua energia com as folhas velhas.
Logo, quando elas obterem raízes e brotos novos plante em um vaso. Lembre-se que o solo para as plantas de cenouras e as beterrabas deve ser bem drenado, caso contrário seus frutos saíram deformados e não crescerão o suficiente.
7. Gengibre:
Na hora de apreender como plantar sem sementes, saiba que essa especiaria também pode ser cultivada dessa forma. Para isso, Corte o rizoma em pequenos pedaços (3 cm). Coloque os pedaços em um recipiente com o solo e cubra.
Além disso, a germinação do rizoma de gengibre é muito semelhante ao processo realizado com as plantas anteriores. Visto que, é necessário colocar o tubérculo para criar raízes ou brotos primeiro para depois realizar o transplante.
8. Tomate:
Os tomates também seguem a mesma linha de plantio das plantas anteriores, nesse caso retire um galho de tomate de uma planta bem desenvolvida e coloque-o dentro de um recipiente com água.
Você perceberá que dentro de mais ou menos 5 dias as raízes do ganho começará a brotar. Além disso, quando as raízes brotarem faça o transplante dessa muda para o local de cultivo definitivo.
9. Repolho e couve:
Ao fazer a colheita desses vegetais( Repolho e couve) em sua horta, em vez de remover a haste, deixe-a na terra, pois novas plantas vão emergir desta, mas não tão grande como a anterior.
10. Batata e batata-doce:
No caso destes tubérculos é muito mais fácil, porque simplesmente com uma peça que permanece no solo no momento da colheita, eles germinarão.
Porém, é necessário fazer o cultivo direito, para isso, corte uma batata velha que tenha raízes em 2 pedaços, plante os pedaços diretamente na panela e cubra-os com solo.
No caso da batata doce corte um pedaço, não muito grande que tem pele, e também o enterre. Passado algum tempo você começará a ver os primeiros botões.
Há mais plantas que podemos reproduzir sem sementes, mas vamos deixá-las para outros artigos, mas se você souber alguma que devemos adicionar, liste nos comentários.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Como Plantar sem Sementes – 10 Plantas Fáceis de Plantar!