Quiabo – O Que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios que todos precisam conhecer. Além disso, o Quiabo é utilizado como alimento e remédio natural para tratar diversas condições de saúde. Comum na culinária sulista e crioula, o Quiabo é uma iguaria saborosa encontrada em muitos pratos.
É muitas vezes frito, cozido no vapor, ou adicionado a sopas, tornando-se um vegetal bastante versátil. No entanto, não só faz uma adição saborosa às refeições, o Quiabo pode ajudar a tratar diabetes, colesterol, fadiga, câncer e também pode ajudar com problemas de fígado.
O sabor é suave, mas tem uma textura única com penugem semelhante a pêssego no exterior e pequenas sementes comestíveis no interior da vagem. Oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Neste artigo, nós do Horta em Casa, vamos detalhar os Benefícios do Quiabo, bem como seus efeitos colaterais, valor nutricional e como armazenar.
Conteúdo:
O que é Quiabo:
O Quiabo é da família Malvaceae. Esta é a mesma família de plantas como marshmallow, algodão e hibisco. Também é conhecido como dedo de moça, bhindi e gumbo. Veja também: Como plantar quiabo em casa!
Os usos tradicionais incluem o tratamento de úlceras estomacais, indigestão, diarreia e constipação . O Quiabo também é usado como remédio para infecções, febre e artrite. Outros usam como tratamento para feridas na pele, espinhas e coceira.
Valor Nutricional do Quiabo:
Os Quiabos possuem uma série de vitaminas e minerais essenciais e, portanto, é benéfico para a sua saúde. O Quiabo é muito baixo em calorias e não tem gorduras saturadas ou colesterol. É rico em fibra dietética, mucilagem e folatos que têm vários benefícios nutricionais pertinentes.
Os Quiabos são ricos em vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B como niacina, tiamina, ácido pantotênico e vitamina B-6. Minerais essenciais como cálcio, ferro, manganês e magnésio estão presentes no Quiabo.
Para que Serve o Quiabo:
O Quiabo é bastante utilizado não só na culinária, mas, também no mundo medicinal. Como fonte de fibras, ajuda a regular a digestão e a manter os níveis de açúcar no sangue. A inclusão de pectina também se torna uma ótima opção para ajudar a reduzir o colesterol. Confira este artigo para ver de perto os benefícios para a saúde do Quiabo.
Os quiabos são fáceis de cultivar durante os meses de verão e podem se dar bem na maioria dos climas continentais. Você pode simplesmente iniciá-lo a partir da semente. À medida que cresce, produz belas flores a partir das quais a fruta se desenvolve.
Comer o Quiabo frito, provavelmente não é a opção mais saudável. Em sopas e em gumbo, a textura é um pouco pegajosa e dá ao caldo uma ótima sensação e sabor. Mas você também pode comer Quiabo cru. Sem ser cozido, a “baba” é mantida no mínimo. Adicione-o a uma salada ou simplesmente coma-o.
Benefícios do Quiabo:
Promove Saciedade:
Este é um dos principais Benefícios do Quiabo, a fibra dietética encontrada nele ajuda você a se sentir satisfeito por mais tempo, o que evitará que você coma as batatas fritas depois do jantar.
Combate o Câncer:
Repleto de antioxidantes, os Quiabos podem fornecer um apoio muito necessário às células na luta contra os radicais livres que podem levar ao câncer.
É Diurético:
Isso significa que ajuda o corpo a se desintoxicar e ajuda a eliminar o excesso de peso da água. Sendo uma grande arma contra a distensão!
Aumenta a Imunidade:
A fibra saudável do Quiabo alimenta as bactérias boas, muito necessárias em nossos intestinos, que constroem nossa imunidade contra vírus e infecções.
Previne a Asma:
Este é mais um dos Benefícios do Quiabo, graças a sua grande quantidade de vitamina C, tem sido associado a aliviar problemas respiratórios como a asma.
Melhora a Visão:
Nutrientes do Quiabo como vitaminas C e A têm sido associados a uma redução no risco de catarata e degeneração macular.
É Baixo em Calorias:
É sempre bom quando uma comida pode satisfazer a sua fome e ajudá-lo a ficar em bom estado. A baixa contagem calórica dos quiabos significam que você pode definitivamente comê-lo sem receio e ainda perder peso.
Promove a Saúde do Feto e da Mãe:
A alta quantidade de folatos nos Quiabos é especialmente importante em uma dieta de preconcepção, uma vez que “diminui a incidência de defeitos do tubo neural do feto”. Desta forma, comer mais folatos durante a gravidez ajuda a sustentar uma mãe e um bebê saudáveis.
Promove a Saúde da Pele:
O alto teor de vitamina C ajuda no crescimento e no rejuvenescimento das células da pele e do colágeno, o que mantém a pele mais suave, jovem e saudável.
Reduz o Colesterol LDL:
A pectina nos Quiabos reduz o LDL ou o colesterol ruim, o que melhora a função cardíaca.
Previne a Diabetes:
Este é outro dos Benefícios do Quiabo bastante importante. Uma pesquisa mostrou que, além de seus efeitos estabilizadores sobre o açúcar no sangue, o Quiabo na verdade reduz os níveis de açúcar no sangue e pode ser uma opção para a prevenção do diabetes.
Melhora a Digestão:
A fibra é o principal fator aqui novamente. O alto teor de fibra é ótimo para o trato digestivo e mantém seu intestino regulado. Isso não só ajuda a manter seu peso baixo, mas torna você mais saudável.
Melhora o Cérebro:
Acredita-se que os Quiabos sejam um dos principais alimentos do cérebro, além disso, são consumidos com frequência no Oriente Médio e no Extremo Oriente por estudantes que precisam de um impulso mental.
Como Armazenar o Quiabo:
- Cuidadosamente apare as extremidades da haste, não corte a vagem e, em seguida, escalde por 3 a 4 minutos.
- Mergulhe-os brevemente em água gelada e coloque-os em uma assadeira forrada de papel-pergaminho.
- Coloque no freezer e quando eles estivem congelados, coloque-os em sacos de congelação.
- Cuidadosamente sele a vácuo se puder; é melhor não remover todo o ar, pois os Quiabos podem ser esmagados.
Como Consumir o Quiabo:
Muitas vezes ouvimos comentários indelicados sobre os Quiabos, porque as pessoas geralmente não sabem como prepará-lo. O Quiabo é geralmente consumido frito, assado, cozido no vapor ou grelhado para fazer sopas, molhos, guisados ou caril. É um vegetal comum na culinária indiana e um ingrediente comum na culinária crioula.
Você pode até comer Quiabos crus em uma salada. Ele também é usado como um substituto de clara de ovo ou como substituto de gordura em receitas de barra de chocolate e em sobremesas lácteas congeladas.
Malefícios do Quiabo:
Além dos muitos Benefícios do Quiabo, ele também possui alguns efeitos colaterais. Os Quiabos são seguros em quantidades alimentares típicas e em doses elevadas em animais. No entanto, reduziu a função sexual em estudos com animais e resultou em aumento do peso corporal.
Nos ratos machos, os Quiabos aumentaram os níveis de testosterona, hormona luteinizante, e folículo estimulante hormona, contribuindo assim para a redução da fertilidade masculina.
Seus efeitos na função sexual em animais machos incluíram: Peso e função do testículo reduzidos, contagem e movimento de espermatozoides reduzidos, portanto homens que querem ter filhos devem evitar os Quiabos. O Quiabo pode causar uma reação alérgica durante a colheita (dermatite de contato).