Como plantar kino em casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, e veja também como ocorre o plantio, cultivo e colheita.
Além disso, o kino é rico em vitamina C, potássio, ferro e vitamina A que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos olhos e da pele.
Devido à sua riqueza em potássio, as pessoas com insuficiência renal devem ter cuidado com seu consumo.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar kino em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor nutricional do kino:
O kino é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 g de kino.
- Calorias 44 kcal;
- Gorduras Totais 1,3 g;
- Carboidratos 8 g;
- Proteínas 1,8 g;
- Vitamina A (beta-caroteno) – 88 mcg;
- Vitamina B1 (tiamina) 0,025 mg;
- Ferro – 1,13 mg;
- Vitamina B2 (riboflavina) – 0,015 mg;
- Niacina (vitamina B3 ou vitamina PP) – 0,565 mg;
- Vitamina B5 (ácido pantoténico) – 0,183 mg;
- Vitamina B6 (piridoxina) – 0,063 mg;
- Ácido fólico (vitamina B9) – 3 μg;
- Vitamina C (ácido ascórbico) – 5,3 mg
- Potássio – 123 mgs;
- Cálcio – 13 mgs;
- Sódio – 2 mgs;
- Magnésio – 40 mg;
- Fósforo – 37 mg
- Manganês – 39 mcg;
- Cobre – 20 mcg;
- Zinco – 0,48 mg.
Benefícios do kino:
1. Ação antioxidante:
A fruta é dotada de alfa tocoferol, que é uma forma de vitamina E que tem ação antioxidante.
O composto é importante para a saúde dos nervos e vasos sanguíneos e combate a ação dos radicais livres, que causam problemas como doenças cardíacas e câncer e promovem o envelhecimento precoce.
2. Reduz o estresse:
Estudos apontam para a existência de compostos orgânicos em kino que atuam na regulação dos hormônios do estresse.
Assim, acredita-se que o consumo desse fruto pode ser benéfico para aqueles que sofrem de estresse crônico.
3. Saúde dos ossos:
O kino também possui o mineral cálcio em sua composição, que é fundamental para a construção, fortalecimento e manutenção dos ossos do corpo.
Além disso, ele atua também na prevenção do desenvolvimento da osteoporose.
4. Saúde dos olhos:
O kino beneficia a saúde dos olhos. Isso ocorre porque o nutriente age como um antioxidante para os olhos e elimina os radicais livres que podem causar degeneração macular, enquanto previne ou retarda o desenvolvimento de catarata.
5. Combate ao envelhecimento precoce:
A vitamina C é outro componente do kino que combate a ação dos radicais livres nas células, além de protegê-las contra toxinas, os radicais livres promovem o envelhecimento precoce, uma ação também executada por toxinas.
Veja neste vídeo mais benefícios do kino:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do kino, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de Como Plantar kino em Casa.
Como plantar kino em casa:
1. Clima:
O kino requer climas quentes, mas não é tão exigente quanto outras frutas exóticas.
Não precisa de temperaturas tão quentes, mas tem que ser protegido da geada, do vento e evitar longos períodos de lugares frios e umidade intensa.
2. Solo:
Além disso, o solo deve ser fértil com boa matéria orgânica para ser cultivado com sucesso. Isso é possível com um bom composto maduro e um suprimento extra de nutrientes.
Idealmente, o solo deve ser arenoso e ter boa drenagem para evitar poças.
3. Como plantar:
Sendo uma planta herbácea, pode ser cultivada como uma horticultura com uma germinação prévia em viveiro protegido.
A germinação leva de 3 a 5 semanas, após a germinação você pode transplantar para o jardim ou horta.
Você precisa de uma boa treliça onde possa facilitar o crescimento e expansão da planta, pois com um bom fertilizante e água, ela não para de crescer.
O caule da planta é áspero e tem alguns pelos que fazem com que seja manuseado com luvas. Sua flor é minúscula, com cinco pétalas e uma cor amarela muito bonita.
No outono, chega os primeiros frutos (a temporada é de outubro a março). Quando a casca se torna amarela e um pouco mole, será hora de recolhê-las. Seu peso médio é de cerca de 200 gramas.
Para reproduzi-los, basta lavar e secar as sementes, que são facilmente extraídas e embebidas algumas horas antes do plantio.
4. Pragas:
Entre as pragas que podem atacar sua planta de kino, o destaque vai para a mosca-branca e algumas doenças causadas por danos ou excesso de umidade.
5. Colheita:
Na hora de colher saiba que o kino maduro têm um sabor mais doce e saboroso, para diferenciar basta observar aqueles que têm uma casca e espinhos laranja brilhante e são ligeiramente moles quando você apertá-los.
Você pode manter o kino em perfeitas condições por quase 10 meses se você o tiver em uma temperatura fria e não danificá-lo.
As cascas secas, uma vez que a polpa é consumida, são muito resistentes e podem ser usadas como tigelas ou pires.
Cuidados com a planta de kino:
- O kino preferem locais ensolarados e solo com boa drenagem.
- O solo deve ser um pouco ácido e misturando com alguns centímetros de estrume.
- Se você reside em uma região que neva, semeie as sementes em um lugar ensolarado diretamente no chão após todo o perigo da neve ter passado.
- Semeie cada semente a uma profundidade de 1/2 a 1 “em grupos de duas ou três sementes. Além disso, mantenha uma distância de mais ou menos 45 cm entre cada grupo.
- Você também pode semear as sementes dentro de casa e transplantá-las depois de terem crescido duas folhas verdadeiras, a uma temperatura acima de 15 ° C.
- As sementes devem germinar em 2 a 3 semanas.
- Forneça uma treliça para essas plantas, pois suas hastes precisarão escalar.
- Quando as temperaturas estiverem acima de 23 a 24º C, aplique uma camada de 16 a 30 mm de composto para conservar a umidade e manter as ervas daninhas afastadas.
- Faça a irrigação semanal e espere o solo secar entre as regas.
- Regue quando as frutas estiverem amadurecendo para melhorar seu sabor.
Veja no vídeo mais detalhes sobre como plantar kino em casa:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje que ensina Como Plantar kino em Casa.