Como plantar aipim em casa de forma prática e colhe todos os benefícios que ele oferece para sua saúde. O aipim também é conhecida como mandioca são ricos em carboidratos e possuem muitas propriedades benéficas a saúde.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
Conteúdo:
Valor nutricional:
- calorias: 330;
- proteína: 2,8 gramas (g);
- carboidrato: 78,4 g;
- fibra: 3,7 g;
- cálcio: 33,0 miligramas (mg);
- magnésio: 43,0 mg;
- potássio: 558,0 mg;
- vitamina C: 42,4 mg;
- tiamina, riboflavina e niacina.
Benefícios do Aipim:
Conheça os principais benefícios do aipim para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Ajuda na perda de peso:
O aipim é rico em fibra alimentar é a escolha certa se você não pode esperar para perder peso.
A aipim pode fazer você se sentir satisfeito por um longo período de tempo. Reduzindo assim a necessidade de lanchar constantemente os alimentos de modo a suprimir o ganho de peso.
2. Cura enxaquecas:
A presença de vitamina B2 e riboflavina nos tubérculos é útil para curar dores de cabeça e enxaquecas. Comer aipim pode ajudar a reduzir constantes ataques de enxaqueca.
O truque é pegar 60 gramas de raízes ou folhas de aipim e deixá-las de molho em água por 2 horas e fazer o suco. Isso reduzirá a gravidade da enxaqueca.
3. Melhora a saúde digestiva:
Como mencionado acima, a aipim é rica em fibras dietéticas que são muito benéficas para o corpo e seu funcionamento.
A fibra insolúvel ajuda a melhorar o sistema digestivo, absorvendo todos os venenos armazenados no intestino e também reduzindo a inflamação no trato digestivo.
4. Trata diarreia:
As propriedades antioxidantes das raízes podem ajudar a superar as fezes flácidas.
Se você sofre de diarréia, ferva as raízes em água por uma hora e consuma-as. Isso ajudará a eliminar as bactérias que causam problemas estomacais e também a reduzir os sintomas de diarreia.
5. Melhora a visão:
Um dos outros principais benefícios da aipim é que ela é benéfica para a saúde dos olhos. O consumo controlado de aipim pode ajudar seu corpo com as vitaminas e minerais necessários.
Repleta de vitamina A, a aipim pode ajudar a melhorar sua visão e também pode prevenir a cegueira ou problemas de visão.
Veja no vídeo mais Benefícios do Aipim:
Como cultivar aipim:
O cultivo do aipim com sucesso depende de climas tropicais e pelo menos oito meses de clima quente. A planta prefere solo bem drenado e chuvas modestas, mas pode sobreviver onde os solos são úmidos.
As raízes do aipim não toleram temperaturas de congelamento e o melhor crescimento é a pleno sol. O cultivo do aipim do início à colheita pode levar até 18 meses. As plantas são criadas a partir de propágulos feitos de partes de caules maduros.
São estacas de 2 a 3 polegadas com vários nós de gema ao longo do comprimento. Coloque a muda em solo preparado em uma panela e mantenha levemente umedecido em um local ensolarado.
Cultive as mudas dentro de casa até que as temperaturas externas sejam de pelo menos 21 ° C. Transplante-os do lado de fora quando as mudas germinarem e tiverem pelo menos 5 centímetros de crescimento.
Como plantar Aipim:
Para plantar aipim enfie no solo a ponta do caule que estava mais perto do solo.
Plante as mudas em montes ou cristas. Plante quando o solo estiver bastante úmido, após o início da estação das chuvas. Plante as estacas retas ou inclinadas. Empurre-os bem para a terra, deixando apenas 2 ou 3 botões acima do solo.
As estacas de aipim podem ser plantadas em linha reta ou em ardósia. Pressione bem a terra em volta dos cortes. Então as raízes que se desenvolvem serão bem nutridas pelo solo.
Normalmente, as filas têm 1 a 1,5 metros de distância e as plantas 1 metro de distância. Com esse espaçamento, existem entre 7 mil e 10 mil pés de aipim por hectare.
Mas o número de mudas por hectare varia com a região, solo e variedade. Se a aipim for plantada na densidade certa, o rendimento é alto; as raízes ocupam todo o solo e menos ervas daninhas crescem, de modo que menos cultivos são necessários.
Como colher uma planta de aipim?
Uma planta típica de aipim pode produzir de 4 a 8 raízes ou tubérculos individuais , com cada tubérculo atingindo potencialmente 8-15 polegadas (20,5-38 cm) de comprimento e 1-4 polegadas (2,5-10 cm) de largura.
Ao colher raízes de aipim, tente fazer isso sem danificar as raízes. Os tubérculos danificados produzem um agente de cura, o ácido cumarico, que oxida e escurece os tubérculos alguns dias após a colheita. Antes de colher as raízes da aipim, corte o caule do aipim 0,5 m acima do solo.
A parte restante do caule saliente do solo será útil para a extração da planta. Afrouxe o solo ao redor e embaixo da planta com um garfo de cabo longo – apenas certifique-se de que os pontos de inserção do garfo não invadam o espaço do tubérculo, pois você não quer danificá-lo.
Você pode trabalhar ainda mais a planta para soltar do solo balançando suavemente o caule principal para frente e para trás, para cima e para baixo, até sentir que a planta começa a se soltar do solo.
Usando seu garfo de jardim para ajudar a levantar e ancorar a planta por baixo, agarre o caule principal e puxe para cima e, com sorte, você terá removido a planta inteira, com seu sistema radicular, intacto.
Neste ponto, os tubérculos podem ser removidos da base da planta manualmente. As raízes da aipim recém-colhidas precisam ser consumidas ou processadas dentro de quatro dias da colheita antes de começarem a se deteriorar.