Como Plantar Calathea de forma prática e bem simples apenas seguindo esses passos que realmente dão certo.
Calathea são espécies tropicais que são adições de plantas de casa populares devido às marcações em negrito em sua folhagem abundante. Elas são freqüentemente chamadas de plantas pavão, zebra ou cascavel em referência a essas folhas decorativas.
Em seus habitats nativos, as espécies Calathea também são conhecidas por suas inflorescências impressionantes. Quando cultivadas como plantas domésticas, no entanto, o que importa é a folhagem, pois raramente florescem dentro de casa.
Embora seu cuidado possa ser um pouco mais específico do que algumas plantas domésticas, quando você acertar, será recompensado com uma exibição atraente de folhagem que cresce abundante e rapidamente.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes de Como Plantar Calathea sem ter que gastar horrores, ou seja, plantando em sua própria residência.
Conteúdo:
Cuidados com a planta:
Calathea pode ser bastante específico em termos de seus requisitos de cuidado, e Calathea branca não é exceção. Depois de saber do que eles gostam, porém, o esforço extra valerá em termos da folhagem impressionante que você poderá desfrutar.
Essas plantas gostam de umidade, mas não em quantidades excessivas, o sol é bom, mas não muito, e temperaturas extremas também precisam ser evitadas.
As folhas grandes da Calathea branca também devem ser limpas regularmente para remover a poeira. Isso permitirá que respirem bem. Não fique tentado a usar produtos para o brilho das folhas, no entanto, pois eles podem causar danos.
E não entre em pânico se vir uma pequena quantidade de descoloração ou pontas marrons raros, pois a folhagem desta cultivar é delicada, e isso é esperado.
Como Plantar Calathea:
1. Clima:
O tipo certo de luz é um dos elementos de cuidado mais importantes para o seu Calathea. Se isso estiver errado, a variegação na planta não se desenvolverá adequadamente. É necessária luz brilhante filtrada. Muita luz pode resultar no desbotamento das marcações e no enrolamento das folhas, e uma posição muito sombreada e as marcações não se desenvolverão adequadamente em primeiro lugar.
Evite locais voltados para o sul, onde a luz solar direta intensa é comum. As janelas voltadas para o leste, oeste ou norte geralmente funcionam bem. Ou você pode difundir a luz brilhante usando uma cortina transparente.
2. Solo:
Misturas recomendadas para violetas africanas costumam ser bem adequadas para cultivares de Calathea, como, pois retêm bem a umidade.
Preparar sua própria mistura de envasamento turfoso, arejado e leve também é uma opção. Um contendo casca de pomar e perlita ao lado de solo de envasamento padrão pode funcionar.
3. Água:
O Calathea prefere ser mantido sempre úmido, mas condições encharcadas e alagadas são uma receita para o desastre. Essas plantas gostam de umidade elevada, mas os solos excessivamente úmidos podem causar apodrecimento das raízes e problemas com bactérias e fungos. Garantir que o vaso em que a planta está com bons orifícios de drenagem também é vital.
Uma vez que a parte superior do solo esteja seca, geralmente é um bom indicador de que sua planta apreciará um pouco mais de água. Folhas crocantes podem ser um sinal de que sua planta está seca demais.
Muitos entusiastas optaram por usar água da chuva ou uma variedade destilada para seu Calathea, mas água da torneira em temperatura ambiente também é adequada. É melhor, porém, deixá-lo durante a noite antes de usá-lo para reduzir o potencial de toxicidade do flúor. Isso é especialmente verdadeiro para sistemas urbanos de água.
4. Temperatura e Umidade:
Espécies tropicais como Calathea gostam de uma quantidade decente de umidade em seu ambiente. Embora gostem de temperaturas mais altas, o calor excessivo não é apreciado.
É melhor evitar temperaturas extremas também. Portanto, no inverno, se você explodir o aquecimento o dia todo e desligá-lo completamente à noite, essa mudança repentina pode chocar sua planta. As condições secas criadas por unidades de aquecimento como esta também podem ser um problema em termos de níveis de umidade.
Se você está preocupado com a falta de umidade em seu ambiente doméstico, pode colocar o vaso de plantas em cima de uma bandeja com algumas pedras.
Dessa forma, qualquer água drenada após a irrigação pode ajudar a aumentar os níveis de umidade sem que as raízes da planta fiquem encharcadas.
Ou pode valer a pena investir em um umidificador , especialmente se você for um colecionador de uma variedade de plantas domésticas tropicais.
É melhor manter seu Calathea em algum lugar fora de correntes de ar e onde tenha boa ventilação e temperaturas quentes.
5. Fertilizante:
Seu Calathea apreciará uma aplicação mensal de fertilizante líquido durante o período de crescimento. Escolha uma que seja projetada para plantas domésticas com folhagem densa, pois será mais rica em nitrogênio. Uma dose fraca será tudo o que é necessário e não será necessária alimentação durante o inverno.
Como é feita a poda da Calathea?
Se o seu Calathea tiver algumas folhas douradas ou enroladas excessivamente, não tenha medo de cortá-las no caule.
Desde que sua planta esteja saudável e receba os cuidados e as condições de que necessita, as folhas novas tomarão seu lugar rapidamente.
Quais as pragas e doenças comuns?
Por causa de sua preferência por um ambiente de alta umidade, os mosquitos do fungo podem ocasionalmente ser um problema para o Calathea. Normalmente não causam grandes danos, mas são feios e não são particularmente agradáveis.
Existem sprays para insetos que podem ser usados para erradicar grandes infestações, e alguns entusiastas recomendaram aplicar óleo de nim nas folhas como um impedimento natural.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar Calathea.