O alcaçuz é uma erva é usado como um condimento em doces, goma de mascar, tabaco, xaropes para tosse, pasta de dentes e bebidas, como refrigerantes e cervejas.
Além disso, este tempero é feito da raiz seca de um arbusto. Ele também é conhecido como alcaçuz, espanhol ou italiano, que é nativo da Ásia e da região do Mediterrâneo.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Alcaçuz: 9 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!
Conteúdo:
O que é o alcaçuz?
O alcaçuz é uma planta pertencente à família Fabaceae. Sua raiz é muito doce e rica em glicirrizina, que pode ser usada para extrair confeitos, remédios para tosse e certos tipos de xarope de cerveja.
Além disso, ele é usado como laxante, sendo altamente recomendado para ajudar a digestão. Ele também atua protegendo o fígado, uma vez que ajuda a eliminar substâncias tóxicas, enquanto revitaliza as células do fígado.
Valor nutricional do alcaçuz:
O Alcaçuz é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 g dessa erva.
- Kcal: 323;
- Hidratos de carbono: 71,5;
- Proteínas: 3.9;
- Fibra: 2;
- Gordura: 1.9;
- Sódio: 75;
- Cálcio: 63;
- Ferro: 8.1;
- Fósforo: 323;
- Potássio: 220.
Benefícios do alcaçuz:
1. Dores de estômago:
Os problemas associados com o estômago, como azia, úlceras de estômago ou gastrite, podem ser combatidos ou amenizados com o uso da raiz.
Portanto essa raiz é altamente benéfica para esses desconfortos se combinada com outros elementos com o bálsamo de alcaravia, cardo de leite, limão e camomila.
2. Reduz a inflamação:
Além disso, esta raiz é um eficiente anti-inflamatório, bem como reduz a tosse e estimula a produção química, auxiliando assim no tratamento de úlceras.
O alcaçuz também é bom para tratar dores musculares, artrite, eczema, fadiga crônica, infertilidade e câncer de próstata, sendo uma boa forma de consumi-lo através de infusão ou de seu extrato.
3. É Adoçante:
A erva também possui propriedades adoçantes, e é usado na indústria alimentícia para adoçar alimentos e bebidas. Além disso, também é utilizado na indústria do tabaco para melhorar o sabor dos cigarros.
4. Aumenta a imunidade:
Há evidências de que essa erva é benéfica para o tratamento e prevenção de doenças como a hepatite C, HIV e gripe.
Isso ocorre porque ela tem um composto chamado triterpenoides, que é um antiviral, nesse caso o extrato de alcaçuz é um parceiro potencialmente poderoso para o sistema imunológico.
Além disso, um estudo descreveu que esta raiz possui propriedades antioxidantes, que agem como eliminadores de radicais livres.
5. Tosse / dor de garganta:
Raiz de alcaçuz pode tratar dor de garganta ou tosse, pois é um expectorante eficaz, ajudando a soltar e expulsar o muco dos pulmões, além disso, pode ajudar a tratar tosse.
Suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes podem proporcionar alívio rápido para dor de garganta. Para obter esse alivio basta usar o chá, extrato, pastilha ou xarope dessa erva.
6. Tratar a menopausa:
Os benefícios desta raiz pode ter um efeito semelhante ao estrogênio em mulheres, além disso, ainda provoca efeitos benéficos para a menstruação e fertilidade, assim como também sana a síndrome pré-menstrual.
Há evidências que mostrou que essa raiz é melhor do que a terapia de reposição hormonal para reduzir a duração dos efeitos da menopausa.
7. Alívio de dores:
Como um antiespasmódico, alcaçuz pode ter um efeito beneficio contra cólicas abdominais e dores musculares. Topicamente, essa raiz pode aliviar o desconforto de eczema na pele, uma vez que atua como uma hidrocortisona.
Os benefícios anti-inflamatórios também podem ajudar a aliviar a dor, atuando como um remédio natural para dores comuns.
8. Melhora a saúde intestinal:
Ligada a problemas de saúde sistêmica, a síndrome do intestino permeável pode ser difícil de tratar.
Como um anti-inflamatório e erva demulcente (calmante), funciona como um remédio para úlceras naturais e pode ser benéfica para o trato respiratório.
9. Combate refluxo:
Foi descoberto que um extrato da raiz dessa planta é eficaz contra dispepsia funcional, que inclui não só a acidez, mas também a dor e também é um remédio natural contra náusea e indigestão.
Veja neste vídeo mais benefícios do alcaçuz:
Receita de Chá de Alcaçuz:
Ingredientes:
– 30 g de raízes secas de alcaçuz;
– 1 litro de água.
Modo de Preparo:
- Ferva a água, desligue o fogo e jogue a erva dentro.
- Tampe o recipiente e espere o chá descansar por 10 minutos.
- Coe e beba – geralmente 1 xícara pela manhã em jejum e 1 após as refeições principais.
Efeitos Colaterais e Contraindicações:
O alcaçuz pode diminuir a quantidade de potássio no corpo, e isto pode danificar o coração.
Em doses equivalentes a mais de 50 gramas de raiz por dia, pode causar a eliminação de potássio do trato urinário e o aparecimento de edema, pressão alta e anormalidades no ritmo do coração.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Alcaçuz: 9 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios!
E se você é uma daquelas pessoas que amam Alcaçuz confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Alcaçuz em Casa.