Azeitona: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!
Azeitona: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é a Azeitona. Além disso, a azeitona não só é utilizada para obter o azeite, mas também é um aperitivo perfeito para qualquer ocasião, uma vez que é uma opção saudável pelo seu sabor e textura delicados. A substância responsável pelo fato de as azeitonas não poderem ser ingeridas diretamente é a oleuropeína, que é um composto fenólico que é tão amargo e corrosivo que pode levar à cárie dentária.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Azeitona: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!
Conteúdo:
O que é a Azeitona?
As azeitonas são nativas da Grécia e da Ásia Menor. Além disso, as oliveiras começaram a espalhar-se pelo Mediterrâneo há mais de 6000 anos, começando assim a fazer parte da nossa dieta mediterrânica. Na verdade, era um alimento básico na subsistência dos camponeses da Andaluzia e da Extremadura durante os séculos XIX e XX.
Elas se desenvolvem entre os meses de junho e outubro, atingindo a maturidade plena em dezembro. De novembro a janeiro, as azeitonas são colhidas para a produção de óleo, enquanto as dedicadas ao consumo direto são coletadas antecipadamente, para não danificar as frutas. As azeitonas têm um sabor amargo, algo desagradável, que desaparece após sucessivas lavagens com água ou com uma mistura de água e refrigerante.
O melhor método de conservação é a salmoura, aromatizada com os mais variados ingredientes (ervas, limão, alho, cebola, etc.). Isso dá um toque de sabor às azeitonas, enquanto serve para preservá-las por mais tempo.
A diferença entre as azeitonas verdes e pretas é apenas o grau de maturidade: as pretas amadureceram completamente.
As azeitonas fazem parte de muitas receitas de todos os países do Mediterrâneo, tais como Turquia, Espanha, Grécia e Portugal. Além disso, acompanham perfeitamente carnes e peixes, estão presentes em arrozes, saladas ou pizzas, e são até consumidas como sobremesa, como sorvete de azeitonas pretas.
Benefícios da Azeitona:
Conheça os principais benefícios da Azeitona para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Ajuda a melhorar a memória:
As azeitonas contêm polifenóis, um químico natural que reduz o estresse oxidativo no cérebro. Segundo estudos, o consumo de uma porção diária de azeitonas ajuda a melhorar sua memória em até 20%.
Alivia a dor:
As valiosas propriedades das azeitonas podem agir como ibuprofeno natural. Seus óleos contêm oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que são um tipo de inibidor não seletivo da ciclooxigenase (COX).
Diminui a Pressão Arterial:
Pesquisas recentes também mostraram que a gordura monoinsaturada encontrada nas azeitonas pode ajudar a baixar a pressão arterial. O ácido oleico encontrado nas azeitonas, uma vez absorvido no corpo, é transportado para células que podem alterar os padrões de sinalização no nível da membrana celular. Essas alterações no nível da membrana celular resultam em uma diminuição da pressão arterial.
Saúde do Coração:
Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos ficam danificados e a gordura se acumula nas artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco. Os nutrientes antioxidantes nas azeitonas pretas impedem essa oxidação do colesterol, que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Azeitonas contêm gorduras monoinsaturadas, que são saudáveis. Verificou-se que elas reduzem o risco de aterosclerose e aumentam o colesterol bom.
Protege contra o câncer de mama:
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Divisão de Imunologia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Jaén, na Espanha, os triterpenos presentes nas azeitonas podem ter o potencial para fornecer defesa natural significativa contra o câncer de mama humano.
Beneficia o cabelo e a pele:
As azeitonas pretas, por serem ricas em ácidos graxos e antioxidantes, nutrem, hidratam e protegem. A vitamina E destas pequenas frutas também protege a pele até mesmo do envelhecimento prematuro.
Saúde dos olhos:
Uma xícara de azeitonas contém 10% da quantidade diária recomendada de vitamina A, uma vitamina que é essencial para a saúde dos olhos, uma vez que nos permite distinguir melhor entre a luz e a escuridão e prevenir a formação de cataratas.
Atrasos do envelhecimento:
Oleuropeína, hidroxitirosol (outro antioxidante) e esqualeno presentes nas azeitonas também podem ajudar a proteger a nossa pele contra a radiação UV e retardar o processo de envelhecimento.
Previne a formação de coágulos:
Pessoas que sofrem de problemas de coagulação do sangue podem obter alívio, incluindo azeitonas em sua dieta. A fruta contém nutrientes que impedem a formação de coágulos no sangue, por isso é útil na prevenção da trombose venosa profunda.
Reduz o apetite:
Comer 10 azeitonas antes da refeição, pode reduzir o apetite em até 20%. Isso ocorre porque as azeitonas conteúdo MUFA, retarda o processo de digestão e estimula o hormônio colecistocinina, um hormônio que envia a mensagem de saciedade para o cérebro.
Outros Benefícios da Azeitona para Saúde!
Como selecionar azeitonas:
Embora as azeitonas tradicionalmente tenham sido vendidas em frascos e latas, muitas lojas estão agora oferecendo a granel em grandes barris ou contêineres (muitas vezes chamado de “barra de azeitona“).
Se optar por comprar as azeitonas a granel, certifique-se de que a loja tem uma boa rotação e mantenha as azeitonas imersas em salmoura para manter a frescura e a umidade.
Embora azeitonas inteiras sejam muito comuns, você certamente encontrará azeitonas picadas ou recheadas com pimentão, alho ou amêndoas. Alguns também usam óleos geneticamente modificados, como a canola.
Nossa recomendação é que você não compre este tipo de produto e escolha o mais natural possível, evitando azeitonas enlatadas, já que os dados do FDA mostraram que elas contêm altos níveis de acrilamida .
Você também deve saber que as azeitonas devem ser armazenadas em local fresco e escuro até que sejam abertas. Depois de abertas, mantenha-as na geladeira em um recipiente hermético por não mais que 3 a 4 dias.
Mais Detalhes sobre a Azeitona:
Azeitonas frescas são muito amargas, então elas geralmente precisam ser curadas e fermentadas. Este processo de fermentação pode trazer efeitos benéficos à saúde digestiva.
A diferença entre os frutos pretos e os verdes das azeitonas é que os verdes são colhidos antes de estarem maduros e os pretos, geralmente, são escolhidos no pico do amadurecimento.
As azeitonas verdes são as que mais usamos em bandejas de pastelaria e martinis, enquanto a variedade de azeitonas pretas é geralmente usada em receitas e saladas.
As azeitonas contêm zero açúcar, mas devido ao processo ao qual é submetida, uma azeitona contém cerca de 39 mg de sódio. Embora isso pareça bastante alarmante, tenha em mente que há mais sal em uma porção de flocos de milho do que em cinco azeitonas.
A Espanha ainda é o maior produtor de azeitonas com seis milhões de toneladas por ano. A Itália ocupa o segundo lugar com 3,5 milhões de toneladas, seguida pela Grécia, Turquia e Síria.
A produção de azeitonas mediterrânicas envolve atualmente cerca de 800 milhões de árvores, embora 90% sejam esmagadas pelo azeite.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Azeitona:
Embora a alergia ao pólen da azeitona seja comum, a alergia as frutas de azeitonas é rara. Depois de comer azeitonas, pessoas sensíveis podem experimentar reações alérgicas na boca e garganta.
Azeitonas podem conter metais pesados e minerais como boro, enxofre, estanho e lítio. O consumo de uma grande quantidade de metais pesados pode ter efeitos nocivos e aumentar o risco de câncer. No entanto, a quantidade destes metais pesados nas azeitonas está geralmente bem abaixo do limite legal. Portanto, eles são considerados seguros.
Algumas variedades de azeitona podem conter quantidades elevadas de acrilamida, como resultado da transformação. Acrilamida tem sido associada a um aumento do risco de câncer em alguns estudos, embora existam outros mais recentes questionando a conexão. No entanto, as autoridades recomendam limitar a quantidade de acrilamida nos alimentos, tanto quanto possível.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Azeitona: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Azeitona confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Azeitona em Casa.