A beldroega é uma planta considerada uma erva daninha rica em substâncias antioxidantes, como galotaninos, ômega 3, ácido ascórbico, quercetina e vitamina C, que protegem as células contra o estresse oxidativos causado pelos radicais livres.
Além disso, ela é uma planta suculenta e totalmente comestível. Além dos vários aspectos culinários, também é um alimento saudável, que contém uma gama de nutrientes que aumentam a saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Beldroega: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!
Conteúdo:
O que é a beldroega?
A beldroega é uma planta rasteira que cresce facilmente em todos os tipos de solo, não necessitando de muita luz ou água para se desenvolver.
Devido a essas características, muitas vezes é confundida com ervas daninhas, mas na realidade, a beldroega traz várias propriedades medicinais como as propriedades diuréticas, laxantes e anti-inflamatórias.
A erva pode ser usada em saladas, para refazer pratos e vegetais com óleos, e fazer parte de sopas e ensopados, sendo bastante utilizada em países europeus.
Benefícios da beldroega:
1. Saúde do coração:
As beldroegas consistem em níveis muito elevados de ácidos graxos ômega-3, e são amplamente consideradas a melhor fonte para estes ácidos gordos benéficos.
O ômega-3 ajuda a diminuir a quantidade de colesterol “ruim” no corpo e promove um equilíbrio saudável do colesterol na corrente sanguínea.
2. Saúde da visão:
Além disso, a beldroega pode ajudar a prevenir a degeneração macular e catarata, eliminando os radicais livres que atacam as células dos olhos, que geralmente causam as doenças relacionadas.
3. Acelera a cicatrização de feridas:
Esta planta consiste em ferro, que desempenha um papel importante na aceleração do processo de cicatrização de feridas.
Além disso, ela ajuda na formação de glóbulos vermelhos, o componente mais essencial da hemoglobina que transporta oxigênio por todo o corpo. Sem o suprimento adequado de oxigênio, a cicatrização não pode ocorrer.
4. Doenças gastrointestinais:
Esta planta é uma das melhores opções amplamente utilizadas para tratar tudo, desde diarreia e hemorragia intestinal até hemorroidas e disenteria.
Embora a maioria dos medicamentos ocidentais não confirme esses achados, a beldroega é usada para uma ampla variedade de condições intestinais.
Esses benefícios são atribuídos principalmente à presença de muitos compostos orgânicos encontrados em beldroegas, como dopamina, ácido málico, ácido cítrico, alanina, glicose e muitos outros.
5. Circulação:
O alto teor de ferro e cobre na beldroega ajuda a estimular a produção de glóbulos vermelhos. Ambos os minerais são importantes para aumentar a circulação.
O que significa que mais oxigênio é entregue às partes essenciais do corpo, aumentando a velocidade de cura de células e órgãos, aumento do crescimento do cabelo e uma melhoria geral na eficiência metabólica!
6. Imunidade:
A vitamina C protege o nosso corpo contra infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Além disso, também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções.
Também é essencial para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, quando tomada por via oral, ajuda a curar as feridas mais rapidamente e melhor.
Aplicado topicamente, protege a pele dos danos dos radicais livres e da exposição aos raios UV.
7. Auxilia na perda de peso:
Beldroega é muito baixa em calorias e carregada com fibra e muitos nutrientes. Isto significa que as pessoas podem sentir-se satisfeitas após uma refeição, sem excessos de calorias extras, ajudando assim as pessoas que estão a lutar para perder peso ou manter a deita.
8. Saúde da pele:
A beldroega é uma das melhores maneiras de tratar uma variedade de doenças de pele. Altos níveis de vitamina A, juntamente com a mistura de outros compostos essenciais, encontrados nessa erva, ajuda a reduzir a inflamação em picadas de abelha e picadas de cobra quando aplicado topicamente.
Além disso, pode aumentar a aparência saudável da pele, reduzir as rugas e estimular a cicatrização das células da pele para remover manchas e cicatrizes quando consumidas regularmente.
9. Para tiroide:
Beldroegas contém cobre, que desempenha um papel importante para assegurar o bom funcionamento da glândula tireoide.
No entanto, o excesso de cobre é uma das principais causas do mau funcionamento da tiroide, pelo que é necessário um nível muito equilibrado de cobre no sangue.
10. Prevenção do câncer:
O câncer tornou-se uma das doenças mais comuns e trágicas do mundo, mas felizmente existem inúmeros alimentos anticancerígenos no mundo.
A Beldroega é também um dos melhores produtos alimentares anticancro, possuindo uma quantidade significativa de vitamina C e vitamina A, ambos, atuam como antioxidantes para prevenir certos tipos de cancro, especialmente cancros do pulmão e oral.
Outros Benefícios da Beldroega para Saúde!
Como a Beldroega pode ser Usada:
Beldroega pode ser usada na culinária para fazer saladas, sopas e ensopados, e pode ser adicionada em receitas de sucos verdes e vitaminas.
Além disso, a medicina natural também usa hastes e folhas desta planta esmagadas em queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram a cicatrização.
Receita de chá de beldroega:
Ingredientes:
– 50 a 100 g de beldroega;
– 1 litro de água;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar coloque as folhas de beldroega em água fervente por cerca de 5 a 10 minutos.
- A recomendação é consumir de 1 a 2 xícaras de chá por dia.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Beldroega:
Por ser rica em ácido oxálico, a beldroega deve ser evitada por pessoas que tem ou já tiveram cálculos renais, e o consumo excessivo pode causar problemas intestinais, como dor e tontura.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.]
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Beldroega: 10 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios!
E se você é uma daquelas pessoas que amam Beldroega confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Beldroega em Casa.