Berinjela: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!
Berinjela: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é a Berinjela. Esse é mais um dos alimentos pegadinha da natureza, pois por mais que todos tenham passado a vida toda pensando que a Berinjela é um legume, na verdade segundo a botânica trata-se de uma fruta. Contudo, independente de sua classificação a Berinjela contribui de muitas formas para a saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Berinjela: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Berinjela?
A Berinjela é uma fruta da planta Solanum melongena da família solanaceae originária da Índia e cultivada na África. Além disso, a Berinjela é o tipo de vegetal que todos pensam se tratar de um legume, mas na verdade segundo a botânica trata-se de uma fruta. A planta da fruta se desenvolve muito bem em climas tropicais e não tolera climas frios.
Existem uma variedade de tipos de berinjelas na natureza, sendo que todas se diferenciam quanto a cor, formato e textura. Porém o tipo de Berinjela mais comum no Brasil possui um formato arredondado, mais para oval, com casca fina na cor arroxeada, já a polpa é branca com várias pequenas sementes.
A polpa da Berinjela contém mais de 90% de água e poucas calorias, isso torna esse fruto um alimento ideal para ser incluído no cardápio diário. Pois além de favorecer a dieta de quem busca perder alguns quilos, esse alimento também ajudará a nutri o organismo de pessoas que desejam apenas se nutri, pois é muito rico em vários nutrientes benéficos.
Alguns dos principais nutrientes presentes nas berinjelas são as vitaminas A, B1, B2, B5 e a vitamina C, e nos minerais potássio, cálcio, ferro, cobre e magnésio. A “fruta/ legume” também possui um rico teor de antioxidantes como o betacaroteno e pode auxiliar no tratamento de muitos problemas de saúde, sendo que é recomendada em casos de artrite, inflamações da pele, gota, diabetes e reumatismo.
Somado a isto a fruta, que possui sua safra entre os meses de janeiro a maio, possui poucas calorias, já que 100 gramas da fruta contém apenas 20 kcal.
Valor Nutricional da Berinjela:
A Berinjela é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas do fruto.
- Valor energético 19.6;
- Carboidratos 4,4g;
- Proteínas 1,2g;
- Fibra alimentar 2,9g;
- Cálcio 9,2mg;
- Vitamina C 3,0mg;
- Fósforo 20,5mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 12,9mg;
- Lipídios 0,1g;
- Ferro 0,3mg;
- Potássio 204,6mg;
- Cobre 0,1ug;
- Zinco 0,1mg;
- Riboflavina B2 0,1mg.
Benefícios da Berinjela:
Conheça os principais benefícios da Berinjela para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Combate Doenças:
Detentora de muitos compostos fenólicos e potentes antioxidantes a ingestão de Berinjela neutraliza a ação dos radicais livres, grandes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças em nosso organismo.
Previne do Câncer:
Como relatado no tópico anterior a Berinjela possui muitos antioxidantes, por isso atua na prevenção de inúmeras doenças, entre elas o câncer. Além disso, ressaltamos que a casca arroxeada do fruto se deve a presença de componentes antioxidantes como antocianinas, proantocianinas e flavonoides.
Combate Celulite:
Além de possuir propriedades diuréticas a Berinjela também tem propriedades anti-inflamatórias, ambas as propriedades atuam no combate das abomináveis celulites.
Elimina Gordura Abdominal:
Há na “fruta/legume” a presença de uma substância chamada saponina, esse componente impossibilita que a gordura seja absorvida pelo organismo, uma vez que age como uma espécie de detergente rompendo as moléculas de gordura presentes no sangue.
Controla o Colesterol:
A mesma substância saponina também atua no controle de colesterol no sangue, uma vez que ela impede que o colesterol LDL (ruim) seja absorvido pelo organismo. Além disso, as berinjelas também são ricas em fibras, componentes que também ajudam na remoção de gordura ruins.
Previne Doenças Cardíacas:
Além de atuar contra o colesterol (LDL), que em excesso no organismo pode causar a aterosclerose, a Berinjela ainda conta com uma quantidade significativa de potássio, mineral responsável por equilibrar os níveis de sódio no organismo e melhorar o fluxo de sangue do corpo para o coração e vice-versa. Portanto a ingestão de Berinjela pode prevenir AVC, infarto, etc.
Previne anemia:
A Berinjela é rica em ácido fólico, nutriente responsável pela produção de glóbulos vermelhos, essencial para a manutenção do organismo. Além disso, a ingestão desse fruto também irá beneficiar a saúde de mulheres gravidas e do feto.
Ajuda a Emagrecer:
A água de Berinjela é muito utilizada em processos de emagrecimento, porque além de ajudar na redução de gordura abdominal, ela também favorece a eliminação de substâncias toxicas do organismo, devido seu efeito detox. Além disso, ela ajuda no controle do apetite por ser rica em fibras.
Melhora a Digestão:
Se você sofre de prisão de ventre, a ingestão de Berinjela também pode te ajudar, ela é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino ao regular o trânsito intestinal.
Combate Inchaço:
Por causa de suas propriedades diuréticas a Berinjela atua no combate a retenção de líquidos e consequentemente no inchaço provocado pelo excesso de líquidos retidos.
Benéfica Para Diabéticos:
Rica em fibras e pobre em gordura a Berinjela é portanto recomendada para aqueles que lutam contra o diabetes tipo dois. Uma vez que as fibras auxiliam no controle do açúcar no sangue.
Confira no vídeo outros Benefícios da Berinjelas para Saúde!
Tipos de Berinjela:
As principais varrições de berinjelas, quanto sua cor, forma e textura estão listadas a seguir.
Berinjela Americana (Clássica):
Essa variedade é grande, de formato oval, roxa e é a mais consumida por nós brasileiros.
Berinjela Branca:
De textura suave, é magra e tem forma longa, arredondada, seu exterior é mais resistente do que a variedade clássica americana, sua casca também é mais dura, por isso você deve remover a casca antes de cozinhá-la.
Berinjela Italiana:
Semelhante em cor e tamanho com a variedade clássica, porém menor em tamanho e é oval. É uma excelente substituta da Berinjela americana.
Berinjela japonesa:
Berinjela japonesa é longa e magra e varia na cor do roxo escuro a quase preto. Ela tem uma pele fina, um sabor suave e é delicada e doce.
Berinjela chinesa:
A variedade Chinesa é fácil de reconhecer, uma vez que tem uma cor púrpura clara e uma forma longa, lisa e cilíndrica.
Berinjela Indiana (Baby):
Berinjelas indianas, que são roxas e têm forma de ovo, também são referidas como berinjelas “bebê”, porque elas são pequenas em tamanho.
Berinjela siciliana:
É grande em tamanho, tem listras roxas, um sabor sutil e uma pele fina. esta variedade é também referida como Berinjela “zebra”, por causa de suas listras.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Berinjela:
Não foi encontrado na literatura pesquisa nenhuma contraindicação relacionada ao consumo de Berinjela, no entanto, ela pose causar alguns efeitos no organismo ao ser consumida crua devido a presença de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Porém para que isso não ocorra basta fazer a cocção da Berinjela.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Berinjela: Para que Serve, Benefícios e Malefícios!