Canela – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Canela – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa especiaria maravilhosa que é a Canela. Sabia que a Canela tem enormes propriedades e benefícios para sua saúde? E que, além disso, ela pode ajudar no tratamento das mais diferentes doenças? Bem, essa especiaria é rica em muitas propriedades terapêuticas e princípios ativos que podem beneficiar o nosso organismo em geral.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Canela – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Canela?
A Canela cujo nome cientifico é Cinnamomum zeylanicum Blume. é uma planta pertencente a família botânica Lauráceas nativa do continente asiático. A Canela é muito apreciada pelo homem não só pelo seu uso na medicina natural, mas principalmente pelo seu uso como condimentos de diversas preparações.
Além disso, talvez você não saiba que a Canela é uma árvore da família dos louros, com ramos aromáticos da crosta duplo. Em qualquer caso, esta árvore vem do Sul da Índia e Sri Lanka, embora você encontrará seu cultivo em muitos lugares quentes ao redor do mundo.
A árvore de Canela tem um porte mediano podendo chegar de 10 a 15 metros de altura com cerca de 35 cm de diâmetros, sua casca possui coloração castanho-claro, as folhas são opostas e ovaladas e suas flores são verde-amareladas. Além disso, as partes da árvore que são comercializadas para serem consumidas são suas cascas (raspas, pau e pó) e suas folhas.
A Canela pode ser utilizada como planta medicinal por ter muitas propriedades medicinais e princípios ativos, entre as propriedades terapêuticas dessa especiaria podemos citar as propriedades adstringente, tônica, vasodilatadora, afrodisíaca, antisséptica, digestiva, estimulante e sedativa. Além dessas, ela ainda atua como desencadeadora da produção de insulina. Já com relação aos princípios ativos da Canela entre os principais estão o safrol, felandreno, ácido cinâmico, taninos e eugenol.
Portanto, devido suas propriedades e princípios ativos a especiaria pode ser utilizada para o tratamento de um número amplo de enfermidades que assolam o organismo do homem tais como problemas gastrointestinais, diabetes tipo 2, colesterol LDL elevado, resfriados, etc.
Quanto ao uso da Canela no meio gastronômico o destaque vai para a elaboração de bolos, biscoitos, bebidas, mingaus, bebidas quentes, etc., além desses ela também pode ser usada na indústria para a fabricação de bebidas, temperos, medicamentos, perfumes, etc.
Valor Nutricional da Canela:
A Canela é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa especiaria.
- Energia 252 calorias;
- Água 10 g;
- Proteínas 3,9 g;
- Gorduras 3,2 g;
- Carboidratos 55,5 g;
- Fibras 24,4 g;
- Vitamina A 26 mcg;
- Vitamina C 28 mg;
- Cálcio 1228 mg;
- Ferro 38 mg.
Benefícios da Canela:
Conheça os principais benefícios da Canela para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Beneficia o Sistema Respiratório:
Devido à sua riqueza em propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias, a Canela é especialmente adequada para combater resfriados, bronquite, tosse e constipações.
Melhora o Sistema Circulatório:
Outra propriedade dessa especiaria que pode lhe ser muito útil é seu uso no tratamento de problemas relacionados a má circulação periférica nos dedos das mãos e pés. A Canela irá ajudá-lo em tais casos, uma vez que melhora a circulação e aumenta a temperatura do corpo.
Possui propriedades Antissépticas:
Você pode usar a Canela como antisséptico no tratamento de doenças associadas a bactérias e fungos; também em infecções vaginais e em outras infecções respiratórias tais como amigdalite, faringite, laringite e úlceras de boca. Além disso, ao fazer bochechos com a Canela, você pode ajudar a combater o mau hálito por causa de suas propriedades aromáticos.
Alivia Dor:
Outro uso medicinal curioso que se destaca entre as propriedades de Canela é para aliviar a dor causada por comer ou beber coisas muito quentes, para isso basta somente um raminho de Canela e irá aliviar a dor na língua.
Possui funções Afrodisíacas:
Especialistas concordam por unanimidade que é um dos melhores e mais poderosos afrodisíacos que existe. Juntamente com o chocolate, cai dentro da lista de alimentos que mais ajudam a estimular a área do cérebro responsável por esse estímulo.
Evita e Reduz as Veias Varicosas:
Algo muito útil quando falamos de suas características. Canela é um poderoso antieagregante, antiesclerotico e antitrombótica, por isso pode auxiliar nesse problema.
Controla Diabetes tipo 2:
Através de uma série de experimentos relacionados com os benefícios que podem ocorrer em pacientes com este tipo de diabetes, a conclusão foi que a especiaria ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue. Isso é graças a um componente chamado cinnamtannin. Vários estudos científicos confirmaram que a Canela aumenta a absorção de glicose e a síntese de glicogênio.
Reduz a Dor e Divergências das Articulações:
A vitamina C, funciona como um antioxidante, ajuda a melhorar a saúde dos nossos ossos e articulações e ainda possui propriedades anti-inflamatória, por isso é especialmente benéfica para pacientes com osteoartrite, artrite, artrose, etc.
Estimula as funções cerebrais:
Um estudo realizado pela a Associação de Ciências Quimiorrecepção da Flórida, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que a Canela ajudou na geração de um número maior de conexões entre os neurônios no cérebro. Isso ajuda, principalmente nos casos de pessoas mais idosas, aumentando a eficiência da memoria. Além disso, as áreas do cérebro afetadas são aquelas referentes à atenção e velocidade visual, memorial e reconhecimento.
Possui Propriedade Anticoagulante:
Esta função evita que as plaquetas do sangue se acumulem, pois ajuda a melhorará a circulação do sangue, isso provoca uma melhor oxigenação nas células e, portanto, um desempenho muito mais preciso e produtivo do nosso corpo.
Suporte para Perder Peso:
Ao fazer o chá da especiaria e adicionar um louro você irá criar um truque infalível para perder peso. Contudo, você deve conciliar o consumo do chá com uma dieta equilibrada e exercício físico para obter melhores resultados.
Melhora a Digestão:
A Canela melhora os processos digestivos, bem como elimina flatulência e gases.
Retarda o envelhecimento:
Como mencionado nas seções anteriores, graças aos altos níveis de vitamina C (um dos melhores antioxidantes que existem) a Canela auxilia no combate de radicais livres responsáveis por causar danos as células, além disso, essa vitamina também contribui para a produção de colágeno, o que é essencial para a manutenção da elasticidade e rigidez da pele. Veja também tudo sobre a cúrcuma.
Confira no vídeo outros Benefícios da Canela para Saúde!
Tipos de Canela:
Há na natureza dois tipos de canelas, são elas:
A canela de Ceilão: É a única conhecida na França, é muito aromática, suave, um pouco adocicada, que se desfaz em pequenas lascas entre os dedos.
A canela Cássia (canela da China): É bastante consumida na Alemanha, Rússia e nos Estados Unidos, possui casca mais espessa e rugosa, exala um cheiro mais aberto, menos adocicado, adstringente.
Como fazer o Chá de Canela:
Receita de chá de canela com maçã
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 1 porção de Canela;
- Casca de quatro maçãs (preferencialmente vermelhas).
Modo de preparo:
- Combine os ingredientes;
- Leve-os ao fogo;
- Aguarde ferver, de 5 a 12 minutos;
- Apague o fogo, e Coe o conteúdo.
Chá de canela emagrecedor
Ingredientes:
- 1 porção de Canela em pau;
- 500 ml de água;
- Pequeno pedaço de gengibre ralado;
- 10 cravos.
Modo de preparo:
- Leve a água ao fogo;
- Após ferver, adicione a canela e o cravo;
- Deixe ferver, em média 5 minutos;
- Apague o fogo, e adicione o gengibre;
- Reserve-o e consuma quente ou morno.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Canela:
Os principais efeitos colaterais envolvendo o consumo da Canela podem ser reações alérgicas, irritação na derme, inflamação da mucosa oral, convulsões, etc. Porém esses efeitos são mais comuns quando há o consumo excessivo da especiaria.
Quanto as contraindicações a Canela é contraindicada nos seguintes casos:
- Úlceras gástricas ou intestinais.
- Durante a gravidez, porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.
- Não deve ser tomado por crianças menores de dois anos de idade.
- Não deve ser tomada por pessoas que fazem tratamento com anticoagulantes orais, pois eles podem aumentar o efeito destas drogas.
Além desses, hipertensos só devem fazer uso da Canela através do consentimento do seu médico, pois a Canela possui um efeito termogênico que pode levar ao aumento da pressão arterial.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Canela – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!