Frutas

Caqui: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!

Caqui: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é o caqui. O caqui é uma fruta que faz parte do cardápio diário de muitas pessoas, até aqui no Brasil essa fruta de origem chinesa e japonesa ganhou vários fãs. Essa popularidade toda é consequência do seu sabor maravilhoso e também de seu arsenal de nutrientes, entre os quais se destacam a presença de vitaminas, minerais e componentes antioxidantes.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Caqui: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!

Caqui
Caqui

Conteúdo:

O que é o Caqui?

O caqui é uma fruta de origem chinesa e japonesa muito consumida em diversos países. A árvore do caqui é da família Ebenaceae, do gênero Diospyros, nome de origem grega que significa alimento de Zeus. Tal denominação é bastante sugestiva, uma vez que o fruto é detentor de uma quantidade significativa de nutrientes tais como em vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco, antioxidantes como licopeno e betacaroteno, e não para por ai, o caqui é rico em fibras e contém uma grande quantidade de frutose.

No Brasil essa fruta também já é bastante consumida, sendo que já é considerada uma paixão nacional, afinal a árvore de caqui se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro.

Além disso, o caqui é uma fruta milenar, conhecido por seu uso na China há mais de 2000 anos, sendo que é considerado uma das plantas frutíferas cultivadas mais antigas do mundo.

Valor Nutricional do Caqui:

O Caqui é uma fruta fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja em média qual é a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.

  • Calorias 71 kcal;
  • Proteínas 0,4 g;
  • Carboidratos 19,3 g;
  • Fibras 6,5 g;
  • Cálcio 18 mg ;
  • Magnésio 9 mg;
  • Manganês 0,39 mg;
  • Fósforo 18 mg;
  • Ferro 0,1 mg;
  • Potássio 164 mg;
  • Zinco 0,2 mg;
  • Vitamina C 29,6 mg.

Benefícios do Caqui:

Por ser rico em muitos nutrientes tais como vitaminas, mineiras, carboidratos, além de fitoquímicos antioxidantes e fibras, o caqui quando consumido favorece todo o organismo, então confira a seguir os principais benefícios do caqui para a saúde.

Benefícios do Caqui
Benefícios do Caqui

Retenção de líquidos:

Esse benefício se deve as propriedades diuréticas do caqui, por isso o fruto é capaz de combater a retenção de água e aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins.

Saúde ocular:

A vitamina A, muito abundante no caqui, têm efeitos benéficos comprovados para a saúde ocular, sendo que ela é a principal responsável por combater a cegueira noturna e ainda outros problemas oculares que possam aparecer com o passar dos anos.

Previne Câncer:

Os fitonutrientes presentes no caqui ajudam na neutralização da ação dos radicais livres no organismo, além disso, protegem o DNA, pois a ação dos radicais livres podem fazer com que o DNA replique as células danificadas que se tornam o futuro câncer.

Fortalece o sistema imune:

A fruta caqui é uma fonte de vitamina C, um antioxidante poderoso que não pode faltar no nosso organismo, portanto ao ser consumido regularmente em uma dieta equilibrada, o caqui pode ajudar a fortalecer o sistema imune.

Hidrata:

O fruto possui uma boa quantidade de água, já que é constituído de 70 a 80% pelo o líquido, o fruto também contém proteínas e um conjunto de minerais tais como , cálcio, ferro, potássio e fósforo, além de  licopeno. O licopeno é uma das substâncias anticancerígenas, além de ser anti-inflamatório, por isso agem também contra o câncer.

Contra anemia:

O cobre e a vitamina C presentes no caqui ajudam na absorção do ferro pelo organismo, esse mineral participa ativamente da produção de novos glóbulos vermelhos, pois quando há uma diminuição desses glóbulos ocorre a anemia.

Melhora a digestão:

As fibras do caqui ajudam nos movimentos intestinais, além de participar da formação do bolo fecal e eliminar restos metabólicos dos alimentos de nosso organismo. Além disso, os taninos, presentes na fruta, regulam as funções intestinais e isso combate a diarreia.

Controla a hipertensão:

O caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio, pois sabe-se que esse mineral em excesso pode elevar a pressão arterial, além disso, o fruto possui potássio que equilibra a quantidade de sódio no organismo.

Fonte de fitoquímicos:

Rico em catequinas e antioxidantes polifenóis o consumo do fruto ajuda a evitar reações inflamatórias indesejadas e infecções.

Controla hemorragia:

O fruto possui propriedades anti-hemorrágicas, por isso combate sangramentos excessivos e também auxilia na cicatrização. Veja também tudo sobre o Maracujá.

Outros Benefícios do Caqui para Saúde!

Tipos de Caqui:

Há na natureza alguns tipos da fruta caqui, são eles:

Caqui Fuyu: 

Esse tipo possui consistência firme e não possui tanino.

Caqui-chocolate ou caqui giombo:

Tem cor alaranjada, com fibras de cor chocolate e polpa mais escura, tem  consistência firme e crocante, além disso, apresenta taninos até o inicio da maturação e  à medida que a fruta amadurece a quantidade de taninos diminui.

Caqui Rama Forte ou caqui vermelho:

Esse caqui é mais doce e mole que o caqui-chocolate, a consistência do caqui vermelho é gelatinosa, além disso, se assemelha muito ao tomate.

Efeitos Colaterais do Caqui:

O fruto deve ser consumido com moderação pelos diabéticos por ter uma boa quantidade de açúcares naturais, o melhor mesmo é evitar seu consumo, caso você tenha a patologia. Mas se gosta muito de caqui procure orientação de um profissional em nutrição para poder adequar o caqui a sua dieta.

Outra advertência quanto ao caqui, se refere ao seu consumo por mulheres grávidas, visto que ele pode causar aborto, mas esse ainda não é um fato comprovado, por isso o melhor mesmo é procurar orientação de um profissional qualificado.

Além disso, o consumo de alguns tipos de caquis pode causar quadros de diarreias e suas sementes podem causar tontura e vômito. Portanto para evitar esse tipo de problema coma a semente de caqui em pequenas quantidades e evite comê-las cruas.

Por fim há pessoas que relatam também que o consumo da fruta pode provocar inchaços que bloqueiam o trato digestivo. Mas esses quadros podem ser prevenidos ao comer o caqui em pequenas quantidades.

Caqui
Caqui

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Caqui: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam caqui confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Caqui em Casa.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.