Frutas

Carambola: 10 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios

Por Alan costa, em 16/01/2021
carambola

A carambola é um fruta que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem prevenir doenças de pele como dermatites.

Além disso, a presença de vitamina C também ajuda a eliminar as toxinas e a manter um corpo saudável. Na medicina popular brasileira, é usado como diurético, expectorante e antitussígeno.

carambola

As suas folhas têm sido usadas para tratar dores de cabeça, dores de barriga e gastroenterite. Descobriu-se que as sementes desta em pó têm efeitos positivos no alívio de asma e infecções por cólicas.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Carambola: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!

Conteúdo:

O que é a carambola?

Carambola

A Carambola é uma fruta exótica nativa da Indonésia e da Malásia. Seu cultivo se espalhou para outros países tropicais da Ásia e América, incluindo Porto Rico. Os principais países produtores são Tailândia, Brasil, Colômbia e Bolívia.

Além disso, esta fruta tem a textura cerosa, amarelo-esverdeada, que se origina nas terras quentes dos trópicos do Sri Lanka.

Ela cresce em uma árvore perene pequena e densa, primeiro ela surge na forma de pequenos grupos de flores lilases, em forma de sino que posteriormente se tornam os frutos longos.

Benefícios da carambola:

benefícios da carambola

1. Promove a digestão:

A carambola é uma fruta rica em fibras naturais. Portanto, é muito boa para promover a digestão dos alimentos ingeridos.

Da mesma forma, realiza uma limpeza interna no estômago e no intestino, o que promove uma boa saúde. Além disso, combate problemas como a constipação, uma vez que atua diretamente no trato digestivo.

2. Reduz o colesterol:

A fibra que tem a carambola também é muito boa para combater o LDL ou o colesterol ruim. Isso obstrui as artérias e pode causar muitas doenças do sistema cardíaco. Por outro lado, promove o aumento do colesterol bom ou HDL.

3. Combate diabetes:

Carambola tem uma porcentagem muito baixa de açúcar, então pode ser consumida por diabéticos. E, novamente, a fibra tem efeitos positivos sobre quem a consome.

Além disso, esta fruta promove a absorção de glicose no organismo. Graças a isso, os picos de glicose podem ser evitados, o que pode causar sérios problemas aos diabéticos.

4. Para a saúde ocular:

Essa fruta não só tem um sabor rico, mas também tem um alto teor de vitamina A. Por esta razão, é muito boa para melhorar a saúde visual em todas as suas formas.

5. Fortalece o sistema imune:

A carambola é outra fruta que é rica em vitamina C. Ela contribui com 57% da quantidade recomendada de vitamina C. Essa vitamina é muito boa para fortalecer nosso sistema imunológico. Além disso, evita doenças como gripes e resfriados.

Benefícios da Carambola

6. Saúde da pele:

Como dissemos, a carambola é rica em vitamina C. Essa, além de fortalecer o sistema imunológico, tem propriedades antioxidantes.

Ela também tem uma grande quantidade de flavonoides, que melhoram a saúde da pele. Mas, além disso, os flavonoides também combatem doenças como a psoríase e a dermatite. Para piorar, seu alto teor de zinco é muito bom para tratar problemas como acne.

7. Reduz a pressão alta:

Muitas pessoas que sofrem de pressão alta devem ter muito cuidado com o sal que ingerem. Sendo um tempero rico em sódio, pode desencadear sua pressão e causar sérios problemas de saúde.

No entanto, a carambola tem um teor muito baixo de sódio (2,6 miligramas) . Por sua vez, tem uma grande quantidade de potássio (176 miligramas), isso ajuda a reduzir a pressão alta e mantê-la sob controle.

8. Melhora o sono:

É bom que você saiba que insônia ou falta de sono, muitas vezes é causada pela falta de certos minerais. Um deles que é essencial para consentir no sono é o magnésio.

Além disso, esta fruta também tem um alto conteúdo desse mineral, então, ao consumi-la, teremos noites melhores de sono.

9. Auxilia na gravidez:

Esta fruta é rica em vitamina B9, também conhecida como ácido fólico. Esta vitamina é essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso do feto que é transportado no útero.

Mas também é muito bom consumir carambola mesmo depois do nascimento do bebê. Desta forma, podemos ajudar na produção de leite materno.

10. É antimicrobiano:

Muitos testes já foram realizados em muitos laboratórios. Todos eles concluem que a carambola é uma fruta com poderosas propriedades antimicrobianas.

Veja neste vídeo mais benefícios da carambola:

 

Receita de suco de carambola:

receita de suco de carambola

Ingredientes:

– 1 carambola média, lavada, picada e sem as sementes;
– Reserve 2 rodelas de carambola para enfeitar;
– ½ xícara de suco de laranja ou suco de abacaxi;
– 1 rodela de limão;
– 2 colheres de sopa de xarope de gengibre;
– 1 xícaras de água com gás.

Modo de preparo:

  1. Adicione os pedaços de carambola e o suco ao liquidificador e bata ate todos os ingredientes ficarem combinados.
  2. Retire do liquidificador.
  3. Esprema o suco de limão e adicione o xarope de gengibre.
  4. Depois bata novamente.
  5. Despeje em 2 copos. Cubra com água com gás.
  6. Enfeite com uma rodela desta fruta e divirta-se!

Efeitos colaterais e contraindicações da carambola:

Devido ao seu alto teor de oxalato de cálcio, seu consumo não é adequado para pessoas com litíase renal (cálculos de oxalato de cálcio).

Esse efeito é ainda maior se o suco de carambola for consumido, pois é muito rico em ácido oxálico. É totalmente desaconselhável para pacientes renais que necessitam de uma dieta de controle de potássio, diarreia e distúrbios gastrointestinais.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Carambola: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!

E se você é uma daquelas pessoas que amam Carambola confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Carambola em Casa

Sair da versão mobile