Chia: 10 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios
A chia fornece grande quantidade de nutrientes, poucas calorias além de ser carregada de antioxidantes e vitaminas, essas propriedades ajudam na redução de colesterol.
Além disso, elas são ricas em proteínas, fibras e proteínas que pode ajudá-lo a perder peso, melhorar a digestão e a conspecção.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Chia: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios
Conteúdo:
O que é a chia?
A chia é uma semente cujo nome cientifico é Salvia hispânica, originalmente foi cultivada no México e era muito apreciada por suas propriedades medicinais e seu valor nutritivo.
Além disso, essa semente tem tantos benefícios para a saúde pois ela é rica em nutrientes e tem um grande poder de energia estimulante.
Guerreiros astecas comeram sementes de chia para obter resistência e energia. Eles diziam que só uma colher de sopa de chia poderia mantê-los ativos por 24 horas.
Valor nutricional:
A chia é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir dessa semente.
- Energia: 486 kcal;
- Hidratos de carbono: 42,1 g;
- Fibra: 34,4 g;
- Água: 5,80 g;
- Proteína: 16,54 g;
- Vitamina A: 54 UI;
- Vitamina C: 1,6 mg;
- Cálcio: 631 mg;
- Vitamina B 3: 8,8 mg;
- Vitamina B 9: 49 mg;
- Ferro: 7,72 mg;
- Potássio: 407 mg;
- Magnésio; 335 mg;
- Fósforo: 860 mg;
- Sódio: 16 mg;
- Zinco: 4,58 mg;
- Manganês: 2,72 mg;
- Selênio: 55,2 µ g;
- Gordura Total: 30,74 g;
- Gordura saturada: 3,33 g;
- Ácidos graxos monoinsaturados: 2,30 g;
- Ácidos graxos poli-insaturados: 23,66 g.
Benefícios da chia:
1. Rica em nutrientes:
As sementes de chia gorduras saudáveis, proteínas e minerais, incluindo zinco ajuda a promover uma pele, cabelo e unhas saudáveis.
2. Saúde do coração:
A chia possui propriedades essencial para um coração saudável, pois contribuía para o organismo ajudando a reduzir o colesterol e mantendo a função adequada do sangue.
3. Reduz o risco de câncer de cólon:
Com um teor de fibra de 36% e um perfeito equilíbrio de 80% de fibras insolúveis contra 20% de fibras solúveis, elas ajuda na redução de colesterol, melhora a regularidade intestinal e a saúde e pode reduzir o risco de câncer de cólon.
4. Reduz o risco de síndrome metabólica:
Além disso, essas sementes são ricas em fibra solúvel, que se dissolve na água, inchando e formando um tipo de gel.
Isso ajuda a melhorar a sua saúde cardíaca, além de manter os níveis de açúcares e colesterol sob controle, portanto é um alimento ideal para pessoas que sofrem de diabetes e colesterol elevado.
5. É rica em antioxidantes:
As sementes de chia tem um alto teor de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo.
6. Baixa em carboidratos:
Se você está controlando seus níveis de carboidratos, a chia pode ser sua aliada!
Além disso, como as sementes contêm muita fibras, elas também podem fornecer a sensação de saciedade, controlando assim seu apetite e consequentemente o número de calorias ingeridas.
7. Melhora o sistema digestivo:
Além disso, esses sementes também ajudam a apoiar o seu sistema digestivo, nutrir o seu corpo além de fortalecer sua imunidade.
8. Fonte de proteína:
Estas pequenas sementes possuem cerca de 14% de proteína, essa quantidade é relativamente alta em comparação com a maioria das plantas!
Além disso, uma pesquisa demonstrou que uma dieta de alta proteína ajuda a reduzir o apetite e melhora a reparação muscular.
9. Contribui para perda de peso:
Devido a presença de proteína e da quantidade de fibras em sua composição, essas sementes possui uma grande adição à sua dieta, se você está tentando se manter em forma ou perder peso.
10. Ajuda a desintoxicar o corpo:
Sendo fonte de ômega-3, fibra e de proteína, essas sementes constituem em um ótimo complemento para a desintoxicação de seu organismo.
Elas oferecem suporte das seguintes maneiras: desintoxicando o corpo, reparando as células, reduzindo a inflamação e melhorando a saúde do seu sistema digestivo.
Veja neste vídeo mais benefícios da chia:
Como consumir as sementes de chia?
Existem muitas opções para adicionar as sementes de chia em suas receitas, por exemplo, você pode encontrar essas sementes em pó, cápsulas, integrais e incluir qualquer uma das formas em smoothies, saladas, sucos, vitaminas, Shakes, etc.
Receita de pudim de chia:
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de sementes de chia;
– 1/2 xícara de leite de amêndoa ou leite de escolha;
– 1 colher de chá de mel ou outro adoçante, opcional;
– Morangos ou outras frutas para cobertura;
Modo de preparo:
- Despeje os ingredientes em uma jarra e misture bem.
- Deixe repousar por 2-3 minutos e misture novamente muito bem até que não haja aglomeração.
- Tampe o frasco e guarde na geladeira durante a noite ou por pelo menos 2 horas.
- Quando estiver pronto para comê-lo, cubra com sua fruta favorita e desfrute de um frio!
Efeitos colaterais e contraindicações da chia:
A chia possui um alto teor de fibra que pode causar problemas para algumas pessoas quando é consumida em excesso.
Além disso, a ingestão excessiva de fibras pode causar problemas como dor abdominal, constipação, diarreia, distensão abdominal e gases
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Chia: 10 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.
E se você é uma daquelas pessoas que amam chia confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Chia em Casa.