Cogumelo: 9 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios
Os Cogumelos comestíveis são uma boa fonte de fibras e ácidos graxos insaturados, mas baixos em calorias. Eles são ricos em nutrientes, como a vitamina B e minerais como selênio, cobre e potássio.
Além disso, eles estão se tornando cada vez mais populares devido à sua versatilidade e poderosos benefícios para a saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Cogumelo: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!
Conteúdo:
O que é o cogumelo?
O cogumelo tem propriedades medicinais e tem sido usado na China, Coréia e Japão no tratamento de distúrbios como alergias, artrites e bronquites, bem como cânceres de estômago, esôfago e pulmões.
Os cogumelos estão sendo cada vez mais pesquisados e utilizados por seus importantes benefícios para a saúde, devido também as suas diferentes variedades e diferentes propriedades medicinais.
Benefícios do cogumelo:
1. Aumenta a absorção do ferro:
O cobre tem muitos efeitos benéficos no corpo humano, que podem ser encontrados nos cogumelos.
De acordo com um estudo, a deficiência de cobre pode causar anemia e neutropenia. Isso ocorre porque o cobre regula e estimula a absorção de ferro nos alimentos e o usa de maneira adequada quando é liberado dos principais pontos de armazenamento do corpo (como o fígado).
Além disso, o teor de ferro nos cogumelos também é alto, de modo que os dois podem promover a saúde óssea e prevenir a anemia.
2. Controla a pressão arterial:
Estudos sobre vários tipos de cogumelos, incluindo cogumelos shiitake e cogumelos maitake, mostram que eles são ricos em potássio.
Além disso, o potássio atua como um vasodilatador, que relaxa a tensão nos vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão arterial.
3. Trata Anemia:
Pacientes anêmicos são caracterizados por terem baixos níveis de ferro no sangue, resultando em fadiga, dores de cabeça, função neural reduzida e problemas digestivos.
Os Cogumelos são uma boa fonte de ferro, e mais de 90% do valor nutritivo do ferro pode ser absorvido pelo organismo, o que promove a formação de glóbulos vermelhos e mantém as pessoas saudáveis.
4. Previne diabetes:
Além disso, esta especiaria possui propriedades que ajuda a tratar a diabetes, pois ele contém alto teor de proteína, vitaminas e minerais.
5. Melhora a saúde óssea:
Além disso, os cogumelos são uma rica fonte de cálcio, que é um nutriente essencial na formação e fortalecimento dos ossos.
6. Absorção de nutrientes:
Este especiaria é rica em vitamina D que pode facilitar a absorção e o metabolismo do cálcio e do fósforo. Além disso, esses minerais são essências para saúde.
7. Impulsiona o sistema imunológico:
A ergothioneine, é um poderoso antioxidante presente nos cogumelos, que é muito eficaz no fornecimento de proteção contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico.
8. Rico em selênio:
O conteúdo de selênio nos cogumelos é um de seus elementos mais benéficos e geralmente é ignorado. Além disso, esse nutriente essencial é um poderoso antioxidante que libera o corpo dos radicais livres e geralmente fortalece o sistema imunológico.
9. Perda de peso:
O cogumelo possui propriedades eficazes para perda de peso, portanto, ele é uma ótima opção para acrescentar em sua dieta.
Veja neste vídeo mais benefícios do cogumelo:
Receita de molho vegetariano de cogumelos:
Ingredientes:
– 3/4 xícara de cogumelos brancos ou botão (picados);
– 1 cebola amarela ou branca pequena (picada);
– 1/4 xícara de margarina vegana;
– 2 1/2 xícaras de caldo de vegetais;
– 2 colheres de sopa de molho de soja;
– 1/4 xícara de farinha;
– 1 colher de sopa de tempero de aves;
– Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
- Em uma frigideira grande, derreta a margarina vegana e acrescente a cebola e os cogumelos.
- Refogue por apenas um ou dois minutos em fogo alto.
- Reduza o fogo para médio-baixo e adicione o caldo de legumes e o molho de soja.
- Adicione lentamente a farinha, mexendo bem para combinar e evitar a formação de grumos.
- Continue mexendo, como faria ao preparar um molho normal.
- Leve para ferver ou ferver por apenas um minuto para ajudar a engrossar, depois reduza o fogo novamente para baixo. Mexa com freqüência.
- Adicione tempero de aves, sal e pimenta, mexendo sempre.
- Deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo regularmente, até o molho engrossar.
- Retire do fogo.
- O molho de cogumelos vai engrossar ligeiramente à medida que esfria. Você pode sempre adicionar um pouco de água, leite de soja ou caldo de vegetais para diluir, ou um pouco mais de farinha ou um toque de amido de milho para engrossar novamente, se necessário.
- Sirva e divirta-se!
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Cogumelo:
Os cogumelos podem ser muito perigosos! A maioria das espécies de cogumelos não é comestível, é altamente venenosa e tem uma aparência muito semelhante às suas contrapartes comestíveis.
Um único cogumelo venenoso pode ameaçar a saúde de muitas pessoas, resultando em comas, sintomas graves de veneno, náuseas, vômitos, convulsões, câimbras e insanidade.
Muitas espécies podem até ser fatais se ingeridas. Sempre evite comer descoloridos ou aqueles que são de cor diferente da cor normalmente aceita de sua espécie.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Cogumelo: 9 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios!
E se você é uma daquelas pessoas que amam cogumelo confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Cogumelo em Casa.