Como Cultivar Laranja em Vasos
Como Cultivar Laranja em Vasos seguindo esses simples passos, e veja também como ocorre o plantio, cultivo e colheita.
Além disso, as laranjas são derivadas de uma árvore perene que pertence à família Rutáceae originária da China.
Esta fruta difere de outras frutas cítricas graças ao seu tamanho que pode variar de seis a 10 centímetros de diâmetro, também pode pesar até 200 gramas sem pele e ter uma intensa cor amarelo-laranja dependendo da variedade.
Outra característica é que seu interior tem uma camada esbranquiçada que envolve e protege a polpa, que é distribuída em oito ou 12 seções de acordo com seu tamanho.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Cultivar Laranja em Vasos, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor nutricional da laranja:
A Laranja é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 g dessa fruta.
- Valor energético: 36.8 kcal=154;
- Carboidratos: 9,0 g;
- Proteínas: 1,0 g;
- Fibra alimentar: 0,8 g;
- Cálcio: 21,9 mg;
- Vitamina C: 53,7 mg;
- Fósforo: 22,7 mg;
- Manganês: 0,1 mg;
- Magnésio: 8,6 mg;
- Lipídios: 0,1 g;
- Ferro: 0,1 mg;
- Potássio: 162,8 mg;
- Zinco: 0,1 mg;
- Tiamina: B1 0,1 mg.
Benefícios da laranja:
1. Reduz os níveis de colesterol:
Vários estudos mostraram que os flavonóis do suco de laranja ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom.
Além disso, esta fruta contém pectina, uma fibra solúvel que envolve o colesterol ruim e o elimina do corpo.
2. Mantém os olhos saudáveis:
Quando o betacaroteno entra no corpo, ele é transformado em vitamina A, que é conhecida por ser benéfica para o funcionamento dos olhos.
Além disso, os carotenoides da laranja ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças oculares crônicas.
3. Combate o anti-envelhecimento:
Graças ao seu alto teor de antioxidantes, a laranja ganhou o título de fruta anti-envelhecimento. Isso aumenta o fato de que as laranjas contêm beta-caroteno, que ajuda a reparar danos à pele.
4. Ajuda a perder peso:
As laranjas são um dos melhores aliados quando se trata de perder peso, já que seu alto teor de fibras nos deixa satisfeitos por mais tempo, e a vitamina C nos ajuda a queimar gordura com mais eficiência.
5. Previne o desenvolvimento de cálculos renais:
A vitamina C ajuda a aumentar a quantidade de citrato na urina, o que reduz as chances de desenvolver cálculos renais, cristalizando o ácido úrico do oxalato de cálcio.
6. Ajuda a prevenir artrite:
De acordo com um estudo publicado pelo jornal Norte-americano de Nutrição Clínica, beber um copo de suco de laranja natural diariamente pode reduzir o risco de desenvolver artrite reumatoide.
A vitamina C e outros fitonutrientes, como a zeaxantina, protegem as articulações do dano oxidativo causado pela inflamação.
Veja no vídeo mais benefícios da laranja:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da Laranja, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de Como Cultivar Laranja em Vasos.
Como cultivar laranja em vasos:
Além disso, o primeiro passo para cultivar laranja é obter as sementes.
Depois de estarem limpas, devem ser colocadas em copo com água morna durante a noite, o que contribuirá para a germinação e evitará que sequem.
Esse processo é chamado de estratificação de sementes, e consiste em facilitar a germinação das mesmas.
Passado o tempo decorrido tire as sementes do copo e coloque-as em uma toalha de papel, então é necessário umedecer o substrato e colocá-lo em uma bandeja para germinação.
Em seguida, usando uma caneta para para fazer um buraco no meio do substrato introduza uma semente por cavidade.
Quando a bandeja estiver pronta, ela deve ser levada para uma sala que tenha temperatura ambiente e que não receba luz direta, isso ajudará a simular o habitat natural das sementes.
Depois de duas semanas as primeiras mudas começarão a brotar, nesse momento você pode levar a bandeja para uma janela ou um local similar que fornece luz indireta para beneficiar o seu desenvolvimento.
O transplante pode ser realizado uma vez que as plântulas atingirem uma altura de 10 a 15 centímetros, plante as mudas em um recipiente menor para em seguida transplantar para o vaso de cultivo definitivo.
Para isso, primeiro você precisa localizar um lugar na casa que receba pelo menos oito ou dez horas de luz e que tenha um local para escorrer a água da rega próximo.
Uma vez localizado o local, o transplante deve ser realizado, o que deve ser praticado durante a manhã ou tarde para que as plantas não sofram danos.
É importante manter um nível de umidade constante durante todo o processo de crescimento para evitar que as árvores sofram com estresse hídrico.
Condições de Plantio:
1. Solo e fertilização:
No verão, produtos ricos em nitrogênio devem ser usados. Os fertilizantes de inverno devem ter microelementos, como ferro, magnésio, zinco e potássio. Isso evitará que a fruta caia antes de amadurecer.
2. Irrigação:
Você tem que regar abundantemente da primavera ao outono e moderar a rega no inverno. Também é importante evitar regar com água calcária e pulverizar com certa frequência.
3. Luminosidade:
É preferível colocar as plantas durante todo o ano em um lugar claro e ensolarado.
4. Poda:
O citrus não precisam de poda regular, mas as árvores plantadas em vasos devem manter a forma; para isso, corte os novos botões no início da primavera, para que cresçam mais frondosos.
5. Temperatura:
No inverno é preferível manter a planta dentro de casa, com temperatura entre 15º e 18º. No verão, é melhor levá-la para fora.
Dicas Extras:
- Lembre-se de que as árvores frutíferas não são resistentes à geada, mas quando cultivadas em vasos são mais fáceis de proteger do que as cultivadas em um jardim.
- O vaso onde você planta a laranja anã deve ser grande e profundo (com capacidade para cerca de 60 a 100 litros), e o solo, rico em nutrientes e bem drenado.
- As árvores frutíferas, apesar de serem anãs, precisam de espaço para que os frutos amadureçam a pleno sol.
- A colheita irá depender do sucesso que você obter nas etapas de plantio, nesse caso, cuide bem do seu pé de laranja. Além disso, quando chegar o tempo da colheita espere os frutos amadurecer para colhê-los.
Veja no vídeo mais detalhes sobre como cultivar laranja em vasos:
Receita de bolo de laranja fofinho:
Ingredientes:
– 3 ovos;
– 2 xícaras (chá) de suco de laranja;
– 1 xícara (chá) de óleo;
– 2 xícaras (chá) de açúcar;
– 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja;
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó;
– Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar;
– Raspas de casca de laranja para decorar.
Calda:
– 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro;
– 4 colheres (sopa) de suco de laranja;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, no liquidificador, bata os ovos, o suco, o óleo, o açúcar e as raspas.
- Em seguida, transfira para uma tigela e misture a farinha e o fermento até homogeneizar.
- Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar.
- Depois, deixe amornar, desenforme e cubra com os ingredientes da calda misturados.
- Em seguida, decore com raspas de laranja e sirva.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje que ensina Como Cultivar Laranja em Vasos.