Como Fazer Compostagem em Casa – Guia Completo!
A compostagem não apenas reduz o lixo em aterros, mas também melhora o seu quintal em casa. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), “compostagem é um material orgânico que pode ser adicionado ao solo para ajudar no crescimento das plantas”.
Isso significa que uma produção maior, flores mais bonitas e um jardim mais saudável podem vir sem nenhum custo extra para você, uma vez que você comece a economizar os restos de sua família e a transformá-los em “alimento vegetal”.
Siga nossos passos fáceis e você ficará surpreso com a mudança em seu jardim – e a quantidade de lixo que você joga fora diminuirá drasticamente também.
Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Como fazer compostagem em casa.
Conteúdo:
O que é compostagem?
Caso você ainda não saiba, a compostagem é um processo que transforma restos de comida em solo utilizável.
Os microrganismos trabalham juntos para quebrar os materiais orgânicos (como sobras de caules, cascas de frutas e cascas de ovos) para criar um solo rico que fornece muitos nutrientes para todos os tipos de plantas diferentes.
Isso pode ajudá-lo a reduzir significativamente a quantidade de resíduos alimentares que você envia para um aterro sanitário.
Por que devo fazer compostagem?
É uma das maneiras mais eficazes de minimizar a quantidade de lixo que sua família manda para o aterro. Cerca de 30% do que jogamos fora são restos de comida e resíduos de jardim, diz a EPA.
Além disso, isso não apenas reduz o gás metano, que é um fator importante no aquecimento global, mas a compostagem também controla o odor da lata de lixo.
E a maior recompensa? Você ficará com um rico fertilizante que pode usar em seu próprio jardim ou doar para sua causa favorita.
Noções básicas de compostagem
Toda compostagem requer três ingredientes básicos:
- Marrom – inclui materiais como folhas mortas, galhos e galhos.
- Verduras – Inclui materiais como aparas de grama, resíduos vegetais, restos de frutas e borra de café.
- Água – Ter a quantidade certa de água, verduras e marrons é importante para o desenvolvimento do composto.
Além disso, a sua pilha de composto deve ter uma quantidade igual de marrons e verdes. Você também deve alternar camadas de materiais orgânicos de partículas de tamanhos diferentes.
Os materiais marrons fornecem carbono para o composto, os materiais verdes fornecem nitrogênio e a água fornece umidade para ajudar a decompor a matéria orgânica.
O que usar:
- Frutas e vegetais;
- Cascas de ovo;
- Pó de café;
- Saquinhos de chá;
- Cascas de nozes;
- Jornal picado;
- Papel;
- Grama cortada;
- Plantas de casa;
- Feno e palha;
- Folhas;
- Serragem;
- Lascas de madeira;
- Trapos de algodão e lã;
- Cinzas de lareira.
O que não usar e por quê:
- Folhas ou galhos de nogueira preta.
– Libera substâncias que podem ser prejudiciais às plantas. - Carvão ou cinza de carvão.
– podem conter substâncias prejudiciais às plantas. - Produtos lácteos (por exemplo, manteiga, leite, creme de leite, iogurte) e ovos.
– criam problemas de odor e atraem pragas como roedores e moscas. - Plantas doentes ou infectadas por insetos.
– doenças ou insetos podem sobreviver e ser transferidos de volta para outras plantas. - Gorduras, graxa, banha de porco ou óleos.
– criam problemas de odor e atraem pragas como roedores e moscas. - Carne ou ossos de peixe e restos.
– criam problemas de odor e atraem pragas, como roedores e moscas. - Resíduos de animais de estimação (por exemplo, fezes de cachorro ou gato, cama de gato suja).
– Pode conter parasitas, bactérias, germes, patógenos e vírus prejudiciais aos humanos - Aparas de quintal tratadas com pesticidas químicos.
– podem matar organismos benéficos à compostagem.
Benefícios da compostagem:
- Enriquece o solo, ajudando a reter a umidade e suprimir doenças e pragas das plantas.
- Reduz a necessidade de fertilizantes químicos.
- Estimula a produção de bactérias e fungos benéficos que decompõem a matéria orgânica para criar húmus, um material rico em nutrientes.
- Reduz as emissões de metano dos aterros e diminui sua pegada de carbono.
Como fazer compostagem em casa:
Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma pilha de composto; fornecemos o seguinte para referência geral.
Ferramentas úteis incluem forcados, pás ou facões de ponta quadrada e mangueiras de água com pulverizador. A mistura regular ou revolvimento do composto e um pouco de água ajudará a manter o composto.
1. Compostagem de quintal:
- Selecione um local seco e sombreado próximo a uma fonte de água para sua pilha de compostagem ou caixa.
- Adicione materiais marrons e verdes à medida que são coletados, certificando-se de que pedaços maiores sejam picados ou desfiados.
- Umedeça os materiais secos à medida que são adicionados.
- Uma vez que sua pilha de composto esteja estabelecida, misture aparas de grama e resíduos verdes na pilha e enterre resíduos de frutas e vegetais com menos de 25 centímetros de material composto.
Opcional: cubra o topo do composto com uma lona para mantê-lo úmido. Quando o material no fundo é escuro e rico em cores, seu composto está pronto para uso. Isso geralmente leva entre dois meses a dois anos.
2. Compostagem interna:
Se você não tem espaço para uma pilha de compostagem ao ar livre, pode compostar os materiais dentro de casa usando um tipo especial de caixa.
Além disso, o que você pode comprar em uma loja de ferragens local, loja de materiais de jardinagem ou fazer você mesmo.
Lembre-se de cuidar de sua pilha e controlar o que você joga dentro. Uma caixa de compostagem bem gerenciada não atrairá pragas ou roedores e não cheirará mal. Seu composto deve estar pronto em duas a cinco semanas.
Veja neste vídeo como fazer compostagem em casa:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje: Como fazer compostagem em casa.