Dicas uteis

Como Fazer Rotação de Culturas na Horta

Por Alan costa, em 18/01/2021
como fazer rotacao de culturas na horta

Como fazer rotação de culturas na horta de forma correta pois, a rotação de culturas envolve a mudança do local de plantio dos vegetais na horta a cada temporada.

Além disso, a rotação de culturas é usada para reduzir os danos de pragas de insetos, para limitar o desenvolvimento de doenças vegetais e para controlar a fertilidade do solo.

como fazer rotacao de culturas na horta

Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Como Fazer Rotação de Culturas na Horta.

E ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplicá-las você terá um belíssimo cultivo em sua casa.

Conteúdo:

O que é a rotação de culturas?

Como Fazer Rotação de Culturas

Chama-se rotação de cultura o meio de cultivo onde plantas de diferentes famílias são plantas em épocas diferentes no mesmo espaço e solo, ou seja, na mesma fração de terra, terraço ou recipiente é realizado um tipo de cultura diferente a cada temporada.

Assim como a Associação de culturas, rotação é um típico muito benéfico para a prática ecológica, pomar, horta e colheita.

Nesse caso, se você ainda está planejando sua horta orgânica e veio aqui em nosso site só buscar informações, guarde a rotação de culturas em sua memória.

O objetivo da rotação de culturas é manter a biodiversidade (espécies de plantas, insetos…) para tirar proveito das diferenças que cada cultura têm e da taxa de absorção de nutrientes do substrato.

Embora todas as plantas exigem mais ou menos os mesmos nutrientes para crescer e desenvolver, eles não precisam sempre da mesma quantidade.

Benefícios da rotação de culturas para a horta:

Rotação de culturas

Obviamente, se a horta precisar de menos fertilizante usaremos menos tempo, esforço e dinheiro para a tarefa de fertilizá-la.

Com as plantas nutridas, você irá possuir um plantio mais equilibrado ao longo do tempo e com menos deficiências de nutrientes, as plantas irão crescer mais fortes e mais vigorosas, além de produzirem mais e possuírem uma maior resistência natural às pragas e doenças.

Além disso, a rotação de cultura evita que uma praga ou doença, que já atacou uma colheita, não permaneça no mesmo local, pois ao mudar o tipo de planta é mais susceptível que tal praga desapareça devido a mudança das condições favoráveis para seu desenvolvimento.

A biodiversidade que a rotação de culturas fornece colabora no equilíbrio da nossa horta e na diminuição de ervas daninhas.

Outro ponto importante da rotação de cultura é a melhora das reservas de húmus no solo, assim, o solo fica mais “vivo e saudável” e estimula a atividade de microrganismos benéficos que vivem no substrato.

Projetando as rotações de culturas para a Horta:

As Diretrizes para o planejamento da rotação são simples. Primeiro você tem que pensar sobre o tempo da rotação (três ou quatro anos é um período adequado para a rotação).

Benefícios da Rotação de Culturas

Em seguida, você terá que fazer grupos de plantas e dividir a horta em tantas partes quanto a quantidade de grupos que você têm.

Pode haver um grupo de plantas “fixos” que não fazem parte da rotação, então não é levado em conta no planejamento do espaço que ocupam.

Este grupo de culturas fixas pode ser flores, por exemplo, ou outro – com muito pouca influência na fertilidade do solo ou colheitas com uma taxa de crescimento muito diferente para o resto das plantas (tais como espargos e ruibarbo, que são perenes).

Independentemente deste grupo de culturas fixas, que terá o seu próprio lugar, se a rotação é de quatro anos, por exemplo, você terá que dividir a horta em quatro partes e plantar quatro conjuntos de espécie de plantas distintas.

Em cada uma das quatro partes será cultivado um grupo de plantas, sendo que a cada ano o grupo será movido para a próxima parte ( esse processo consistirá em um “circulo”), assim cada espécie de planta cultivada levará quatro anos para repetir a área de cultivo inicial.

Como fazer grupos de rotação de culturas:

Na hora de aprender Como fazer rotação de culturas você deve levar em conta as várias características de cada planta, para que cada planta possa ser cultivada em seu respectivo grupo.

Quantas mais são tidos em conta os aspectos de cada planta melhor será a rotação (embora para fazer isso você tem que “perder” algum tempo).  Veja alguns tipo de grupos que você poderá está cultivando em sua rotação de cultura.

1. Tipo de utilização:

Se você escolher este tipo de rotação, você poderá colocar no primeiro espaço de terra um vegetal de raiz, anterior ao vegetal de raiz você pode cultivar os vegetais folhosos.

Além disso, isso significará que no ano seguinte o vegetais folhosos serão cultivados no local onde anteriormente foi cultivado os vegetais de raízes.

Os vegetais são muito importantes na rotação de cultura, porque melhoram os níveis de nitrogênio e matéria orgânica no solo, nesse caso após o cultivo desse tipo de vegetal você poderá cultivar um tipo de planta com requisitos mais elevados, como uma planta frutífera ou uma planta “voraz” (batata, milho…).

2. Família de culturas:

Rotação de Culturas _ Exemplo

Uma rotação de quatro anos possível seria:

1º ano: leguminosas e Brassicaceae.
2º ano: Compositae, Quenopodiaceas e cabaças.
3º ano: Umbelliferae e Liliaceae.
4ºano: Solanaceae.

3. Requisitos e contribuições de nutrientes:

Como Fazer Rotação de Culturas

Ou também:

1º ano: leguminosas que preparem um substrato muito fértil.
2º ano: Brassicaceae e outras culturas mais exigentes.
3º ano: Liliaceae (que não deve colocar-lhes depois a leguminosa) e culturas menos exigentes.
4ª ano: Raízes:

4. Famílias de vegetais e legumes:

São divididos em quatro tipos de famílias, cada família tem suas próprias características e cada um deles afeta o solo onde eles são cultivados de uma certa maneira.

Podemos aproveitar os efeitos que cada grupo de vegetais produz no solo em benefício próprio por meio de uma rotação de culturas que aumentará a quantidade e a qualidade dos frutos e que, por sua vez, também ajudará no controle de pragas.

Nesse caso, como já relatado a rotação dependerá do número de partes ou terreno que você tem e dos legumes que você quer cultivar.

como fazer rotação de culturas

Vamos ver um exemplo de rotação quando você divide a horta em quatro terrenos:

  • Terreno 1: 1 legumes, 2 brassicas, 3 solanaceae, 4 alliums.
  • Terreno 2: 1 brassicas, 2 solanaceous, 3 alliums, 4 leguminosas.
  • Terreno 3: 1 Solanaceae, 2 alliums, 3 leguminosa, 4  brassicas.
  • Solo 4: 1º alliums, 2 leguminosas, 3ª brassicas, 4ª Solanaceae.

Veja no vídeo mais detalhes de como fazer rotação de culturas na horta!

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Fazer Rotação de Culturas na Horta.

Sair da versão mobile