Como Plantar Acerola em Casa, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita em 6 Passos Simples que você irá se surpreender. Além disso, Plantar e Cultivar Acerola (Malpighia punicifolia) em seu quintal permite que você prove esta fruta no seu melhor.
A Acerola é uma fruta vermelha rica em vitamina C. Seu sabor começa a deteriorar quatro horas após a colheita. Além disso, hoje o blog Horta em Casa irá detalhar todo o passo-a-passo de como plantar Acerola em Casa.
A produção desta fruta ocorre duas vezes ao ano em climas frios e três vezes ao ano em zonas quentes. Folhas de acerola são sensíveis a pele de algumas pessoas, então use roupas de proteção ao manusear esta planta.
Conteúdo:
Terra Boa Para Acerola:
Esta fruta gosta de solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Isso quer dizer que, se você for plantar em vaso, o vaso deverá ser bastante grande para não impedir o crescimento das raízes.
Mas, claro, no vaso, a arvoreta não vai atingir os 3 metros de altura e, apesar de ser uma planta bonita e vistosa, só dará frutos se a terra for bem adubada e tiver sol em quantidade suficiente. Já no jardim, não haverá problemas.
Como Plantar Acerola em Casa:
Você Precisará de:
- Camisa de manga comprida
- Calças longas
- Luvas
- Pá
- 24-8-16 fertilizante
- Tesouras de poda
- Álcool
- Spray de sabão inseticida
Passo 1 de Como Plantar Acerola:
Coloque uma camisa de mangas compridas, calças compridas e luvas, e cave um buraco duas vezes mais largo e com uma profundidade que comporte a raiz de Acerola com uma pá.
Cave o buraco em um local de pleno sol ou sombra parcial em qualquer solo bem drenado, exceto solo ácido. Acerola produz a maioria das frutas em locais de pleno sol.
Passo 2 de Como Plantar Acerola:
Coloque a Acerola no buraco para que o topo da raiz fique nivelado com a superfície do solo e preencha as lacunas em torno dela com o solo escavado.
Firme o solo suavemente e regue a Acerola completamente. Aplique água regularmente durante toda a primeira estação de cultivo, de modo que o solo esteja constantemente úmido, mas nunca encharcado.
Passo 3 de Como Plantar Acerola:
Alimente sua Acerola com um fertilizante 24-8-1 diluído a uma taxa de 1 colher de sopa por galão de água, e pulverize a folhagem com a solução de fertilizante a cada duas semanas enquanto o arbusto estiver crescendo ativamente ou aplique de acordo com as instruções do fabricante.
Passo 4 de Como Plantar Acerola:
Esterilize as tesouras de podar limpando as lâminas com álcool, e poda a Acerola no inverno ou no início da primavera, removendo as hastes mortas, doentes e cruzadas, onde elas se juntam ao resto do arbusto.
Poda a Acerola para controlar seu tamanho, removendo hastes no comprimento desejado, logo acima de um nó de folha. Esterilize as tesouras de podar novamente após o uso.
Passo 5 de Como Plantar Acerola:
Examine as folhas de Acerola para prevenir semanalmente sinais de afídeos, mosca branca ou escamas. Os pulgões e a mosca-branca são insetos minúsculos que se aglomeram nas pontas das brotações e na parte inferior das folhas, e a escama se parece com minúsculas conchas nas folhas e caules.
Pulverize infestações pesadas com um spray de sabão inseticida durante a manhã ou à noite e repita a cada duas semanas, conforme necessário.
Adubação e cuidados:
A Acerola requer adubação frequente de composto orgânico, torta de mamona e farinha de osso. Se a sua Acerola estiver em vaso, é bom também que faça a adubação líquida com batido de lentilha e restos de frutas e verduras (sem composta).
Dicas Sobre Como Plantar Acerola:
Acerola cresce bem quando recebe 39 a 78 centímetros de água por ano, mas tolera a seca quando estabelecida. A seca seguida de irrigação promove a floração e a frutificação. Uma queda na temperatura também desencadeia a floração e a produção de frutas.
Acerola tolera poda pesada e produz frutas, mesmo quando cultivada como um arbusto de 5 pés. Se a Acerola cresce pouco, apesar da fertilização regular e da água, o solo pode ser deficiente em boro ou ferro. Por isso, é sempre bom que faça o teste de solo, para verificar os níveis desses e de outros nutrientes em seu solo.
Acerola cresce melhor em solos com um pH de 6,5 a 7,5 e não apresentam bom desempenho em solos muito ácidos. Teste o nível de acidez do seu solo e, caso seja ácido, trabalhe cal no local de plantio com base nos resultados do teste do solo.
A Colheita:
Aí começa a alegria – depois das dicas de Como Plantar Acerola quando você ver a tua Acerola carregadinha de frutos redondos, de um vermelho brilhante, chegou a hora de começar a colher.
E a colheita é diária – vá colhendo os frutos mais vermelhos, lavando bem e congelando, ou comendo, ou fazendo polpa (batida no liquidificador), enfim, a Acerola tem uma infinidade de maneiras gostosas para ser consumida.
Avisos:
A Acerola às vezes sofre de infecções por nematódeos das galhas, Que causam murchamento e crescimento fraco e atrofiado.
Desenterre e descarte os arbustos que murcham consistentemente em solo úmido e bem drenado e crescem pouco, apesar da fertilização, para evitar a propagação da infecção.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como plantá-los.