Como plantar

Como Plantar Alecrim em Casa → 【Plantio, Cultivo e Colheita】

Por Alan costa, em 24/10/2018 (atualizado em 20/02/2019)

Hoje o blog Horta em Casa irá detalhar todo o passo-a-passo de Como Plantar Alecrim em Casa.

Como Plantar Alecrim em Casa em Passos Simples para você ter sempre acesso a esta excelente erva. Além disso, o alecrim é uma daquelas especiarias que nunca devem faltar em casa. Além de ter muitas propriedades, também é bom para a nossa saúde.

Essa erva fornece um toque de frescura e sabor aos nossos pratos favoritos. O alecrim é uma planta muito resistente que pode ser facilmente cultivada em casa, na varanda, em um jardim ou simplesmente em um vaso.

Agora vamos mostrar-lhe como plantar alecrim em casa. Antes de tudo aconselhamos a criar na sua varanda uma pequena horta com todas as especiarias e aromas, para não ficar despreparada durante a preparação dos seus pratos.

O alecrim é uma erva essencial para criar um jardim em vasos exuberantes: incluindo todas as plantas é uma das mais fortes e perfumadas, muito útil na cozinha e em muitos outros remédios naturais. Aqui está um guia completo de como plantar alecrim em casa, não deixe secar e seja capaz de criar muitas mudas para dar aos amigos!

Conteúdo:

Variedades:

Variedades de Alecrim

Essas variedades são melhores para locais quentes:

  • Menino azul
  • Águas Dançantes
  • Chuva Dourada
  • Essência de pinheiro
  • Rosa
  • Ilhas das Especiarias
  • Vertical
  • Pinheiro Branco
  • Arp

Alecrim com essência de pinheiro é melhor para cozinhar devido ao seu excelente sabor e folhas suaves. As variedades ‘Menino azul’, ‘Ilhas das Especiarias’ e alecrim branco também são usadas na cozinha. O alecrim ‘Arp’, ‘Águas Dançantes’, ‘Chuva Dourada’, ‘Pink’, e as variedades brancas são usadas mais frequentemente como plantas ornamentais.

Como Plantar Alecrim em Casa:

Como Plantar Alecrim em Casa

O alecrim pode ser cultivado em vasos ou em uma horta de ervas. A maioria das variedades cresce melhor em argila, solo bem drenado e levemente ácido. O pH do solo preferido está entre 6,0 e 7,0. Alecrim deve receber pelo menos 6 horas de sol por dia – cresce melhor em pleno sol.

Preparação do Solo:

Siga estes passos de como plantar alecrim em casa e como preparar o solo:

  • Remova todas as pedras, arbustos, ervas daninhas, detritos de plantas e raízes de árvores da área a ser plantada.
  • Pegue uma amostra de solo e leve-a para analisar para determinar o nível de fertilidade do solo.
  • Se necessário, fertilize de acordo com os resultados da análise do solo para complementar a nutrição adicional com composto ou matéria orgânica. Se o pH estiver muito baixo, adicione cal para tornar o solo mais alcalino.
  • Adicione aproximadamente 4 polegadas de matéria orgânica ou composto à superfície e incorpore-o com um ancinho ou cana a uma profundidade de 6 a 8 polegadas. Faça camadas de solo levemente elevadas para proporcionar melhor drenagem.

Semeando:

Como a maioria das ervas, o Alecrim é bastante resistente à seca e, se for saudável o suficiente, pode tolerar ao frio facilmente. É melhor quando cultivado a partir de cortes ou transplantes. Embora sua semente seja acessível e barata, apenas 15% de suas sementes germinam normalmente.

  • A melhor maneira de como plantar alecrim em casa é tomando um corte de uma planta que já é vigorosa:
  • Corte um galho de 3 polegadas da haste da planta.
  • Remova a maior parte das folhas inferiores até 1 polegada e meia do caule.
  • Plante um ou dois cortes em um pote de 3 polegadas.

Fertilização:

O alecrim raramente precisa de fertilizante. Mas se o crescimento for lento ou a planta parecer atrofiada ou amarela pálida, aplique fertilizante uma vez na primavera antes que novos brotos apareçam. Qualquer fertilizante multiuso em forma seca ou líquida é adequado, desde que seja aplicado corretamente. Para evitar a queima de folhas, evite a aplicação de fertilizante diretamente na planta.

Irrigação:

Como Plantar Alecrim em Casa

Muita água pode causar a podridão da raiz. Às vezes pode ser difícil determinar quando uma planta de alecrim precisa de água, porque suas agulhas não murcham como folhas largas. Em média, alecrim precisa de água a cada 1 a 2 semanas, dependendo do tamanho da planta e das condições climáticas. Deixe as plantas secarem completamente entre cada rega.

Doenças:

Embora o alecrim resista à maioria das doenças, alguns casos de mofo empoeirado foram relatados. Para evitar que a doença se espalhe, verifique suas plantas regularmente e aplique os fungicidas apropriados quando necessário. Você pode reduzir a incidência de doenças podando suas plantas, o que melhora a circulação de ar dentro das plantas. A poda também estimula o crescimento de novos brotos.

Insetos:

O alecrim é muito resistente a pragas. Se ácaros, insetos ou escamas aparecerem, você pode usar qualquer inseticida orgânico ou inorgânico.

Se a planta possui escamas, uma solução fácil é aparar e descartar as pontas das plantas infestadas, as escamas são insetos sedentários. Se os insetos da pílula saírem, eu borrifei as plantas com água, sabão de piretro ou um inseticida à base de sabão.

Insetos que sugam a seiva de plantas em geral são mais frequentes em áreas onde muito fertilizante nitrogenado foi aplicado. Você pode evitar quase todos os problemas de insetos fertilizando corretamente.

Fertilização:

O solo deve ser fertilizado a cada 15 dias com um fertilizante orgânico específico para plantas verdes.

Poda:

O alecrim não requer poda: apenas elimine ramos secos ou quebrados.

Como Colher Alecrim:

Como Colher Alecrim

Colha alecrim sempre que precisar. Suas folhas parecidas com agulhas de pinheiro crescem espessamente ao longo de suas hastes, então não há necessariamente um local perfeito para cortá-la. A planta irá se ramificar naturalmente a partir de onde você cortar. Apenas não prenda uma haste inteira até a base da planta; Você quer incentivar o crescimento futuro. Então, novamente, se você mora em uma área mais quente, sua principal preocupação pode estar contendo este vigoroso produtor.

Como Cuidar do Alecrim no Inverno:

Durante o inverno, especialmente quando as temperaturas se tornarem particularmente frias, coloque a planta em um local abrigado, mas ainda ensolarado ou, se você tiver decidido prosseguir com o cultivo na horta, proteja as plantas com um pano.

Para facilitar todo o processo nós do Horta em Casa queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.

Usos do Alecrim:

Enquanto alecrim combina bem com outras ervas, use-o levemente sozinho em pratos de cordeiro, porco, frango e vitela, bem como em sopas e ensopados, legumes e molhos. Alecrim fornece um sabor maravilhoso em pães e faz uma boa marinada com azeite, vinho e alho. As qualidades aromáticas de Rosemary também melhoram um banho, buquê, grinalda ou saquinho.

O blog Horta em Casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como planta-los.

Sair da versão mobile