Como Plantar Almeirão em Casa
Como Plantar Almeirão em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o almeirão também é conhecido como chicória-do-café, chicória, chicória-amarga, almeirão-selvagem, chicória-comum e é uma planta que traz muitos benefícios para a saúde.
O vegetal é rico em vários nutrientes essenciais tais como em vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio), além de propriedades diuréticas, laxantes, revitalizantes e propriedades tônicas.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Almeirão em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Almeirão:
O Almeirão é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Almeirão.
- Valor energético 18.0kcal=76;
- Carboidratos 3,3g;
- Proteínas 1,8g;
- Fibra alimentar 2,6g;
- Cálcio 19,5mg;
- Vitamina C 1,7mg;
- Fósforo 39,7mg;
- Manganês0,2mg;
- Magnésio 21,1mg;
- Lipídios 0,2g;
- Ferro 0,7mg;
- Potássio 369,1mg;
- Cobre 0,1ug;
- Zinco 0,3mg;
- Niacina 0,6mg;
- Tiamina B1 0,1mg;
- Riboflavina B2 0,2mg ;
- Sódio 2,4mg.
Benefícios do Almeirão:
Conheça os principais benefícios do Almeirão para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Auxilia na Perda de peso:
Esse vegetal é rico em fibras, pois isso é uma boa alternativa de alimento para ser incluindo na dieta diária, pois o consumo adequado de fibras controla o apetite.
2. Auxilia a Digestão:
Esse também é outro dos benefícios das fibras presentes na planta de almeirão, as fibras ajudam na digestão dos alimentos por ajudar nos movimentos peristálticos e na passagem do bolo alimentar pelos intestinos.
3. Promove o Relaxamento:
Essa planta contém compostos tranquilizantes que auxiliam contra estresse e a ansiedade.
4. Contra Constipação:
As fibras, se consumidas com a quantidade de água recomendada durante o dia, também ajuda na eliminação do bolo fecal. Além disso, ele também tem um composto chamado inulina, que também auxilia nesse processo.
5. Contra Dores Musculares:
O almeirão também contém propriedades antioxidantes, sendo assim, também alivia dores musculares e de articulações.
Veja no vídeo mais Benefícios do Almeirão:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Almeirão, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de Como Plantar Almeirão em Casa.
Como Plantar Almeirão em Casa:
1. Plantio:
Almeirão de folhas é um vegetal, obtido de sementes. O plantio é possível durante todo o ano e pode ser plantado em sulcos ou transmissão.
O cultivo pode ser realizado ao ar livre em climas temperados e em climas frios com o uso de estufa. A temperatura mínima de crescimento é de 8 ° C, embora seu desenvolvimento ideal ocorra em uma temperatura de 18-20 ° C.
Seu plantio pode ser feito entre março e junho e para obter as melhores propriedades de almeirão, plante a planta em terrenos com boa exposição ao sol, mas a planta também pode tolerar bem as áreas de sombra, além disso, a planta de almeirão também é resistente ao vento, a temperaturas baixas e a seca.
2. Clima e solo:
Almeirão é muito rústico, resiste a baixas temperaturas. Para a produção de folhas se adapta a diferentes tipos de solo, enquanto para produzir raízes solos compactos devem ser evitados, desde que eles podem deformar as raízes da planta.
3. Espaçamento:
O Almeirão pode ser semeado com uma distância de 30-40 cm de largura e espessura das covas de plantio, isso será necessário para o desenvolvimento da planta e também para evitar o desenvolvimento de ervas daninhas e folhas que crescem eretas. Além disso, mantenha um espaço de 50 cm entre linhas.
4. Irrigação:
Almeirão não tem muitas exigências em termos de irrigação, não requer irrigação excessiva, basta que o solo esteja ligeiramente úmido. Nesse caso, faça a rega para manter o solo úmido, mas não encharcado. É aconselhável a irrigação frequente em épocas muito secas com cuidado de não encharcar a terra.
Irrigação por gotejamento é o ideal para evitar que as folhas e as raízes apodreçam.
5. Poda:
A poda é interessante quando as folhas crescem de forma irregular, ou ainda quando as folhas ficam fracas e apodrecidas.
6. Doenças e Pragas:
As principais doenças que afetam a planta são causadas por fungos tais como: míldio da alface e o esclerotinias As principais pragas que podem afetar o almeirão são: pulgões, Lepidoptera, besouros, lesmas e Wireworms.
7. Colheita:
Você poderá realizar a colheita cerca de 60 a 110 dias após a semeadeira, isso irá depender muito da forma como a planta foi cultivada.
As folhas soltas podem ser cultivadas individualmente, faça isso apenas quando necessário. Além disso, quando as folhas removidas e as raízes permanecem intactas a planta pode rebrotar, fornecendo novas colheitas futuras.
As folhas são cortadas quando chegam a 8 ou 10 cm de altura, e a planta retorna para produzir folhas novas.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Almeirão em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Almeirão:
Almeirão Refogado:
Ingredientes:
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (sopa) de Óleo de canola;
- 1 dente de alho amassado;
- 1/2 unidade de cebola picada;
- 1 maço de almeirão.
Modo de Preparo:
- Lave bem as folhas de almeirão, deixando-as de molho em uma solução de água e Vinagre por 10 minutos;
- Seque e corte em tiras finas;
- Refogue o alho e a cebola no óleo;
- Coloque o almeirão e deixe cozinhar levemente, sem água, mexendo sempre;
- Acrescente o sal e a pimenta e sirva.
Salada de almeirão:
Ingredientes:
- 1 pé de almeirão
- 1 cebola , cortada em rodelas finas
Molho:
- Meia colher (sopa) de MAGGI Fondor;
- Meia xícara (chá) de vinagre ;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- 2 colheres (sopa) de salsa picada;
- 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada;
- 1 e meia colher (sopa) de suco de limão.
Modo de Preparo:
- Lave bem as folhas de almeirão e arrume-as em uma saladeira.
- Espalhe as rodelas de cebola e reserve.
- À parte, misture todos os ingredientes do molho.
- Regue a salada com o molho e sirva a seguir.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.