Como plantar

Como Plantar Amaranto em Casa

Por Alan costa, em 12/01/2021
como plantar amaranto em casa

Como plantar amaranto em casa seguindo esses simples passos, pois o amaranto é uma planta que é bastante fácil de ser cultivada em casa tanto no vaso como em seu jardim.

Além disso, o amaranto é um grão nutritivo e sem glúten que fornece fibras, proteínas e micronutrientes. Também foi associado a uma série de benefícios à saúde.

como plantar amaranto em casa

A planta também possuo propriedades que ajuda na redução da inflamação, níveis mais baixos de colesterol e aumento da perda de peso.

Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse grão maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantando em sua própria residência.

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar amaranto em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Valor nutricional do amaranto:

amaranto é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas desse grão.

Amaranto
  • Valor Calórico: 353 kcal 1478 kJ;
  • Gordura: 7,0 g;
  • Gorduras saturadas: 1,3 g;
  • Gorduras monoinsaturadas: 2,1 g;
  • Carboidratos: 71,2 g;
  • Gorduras poli-insaturadas: 2,8 g;
  • Proteína: 15,5 g;
  • Fibra alimentar: 9,5 g;
  • Sódio: < 0,1 g;
  • Água: 3,0 g;
  • Vitamina E: 0,2 mg;
  • Niacina 0,2: mg;
  • Vitamina B6: 0,1 mg;
  • Folato (vitamina B9): 22,0 mcg;
  • Cálcio: 47 mg;
  • Ferro: 2,1 mg;
  • Magnésio: 65 g;
  • Fósforo: 148 mg.

Benefícios do amaranto:

1. Combate a hipertensão:

O amaranto pode ajudar a combater a doença cardíaca coronária e a hipertensão. Além disso, um estudo descobriu que o óleo desta planta, ajuda diminuir os níveis de colesterol no sangue.

2. Fortalece os ossos:

Além disso, o amaranto contém uma mistura de minerais bons para os ossos; cálcio, magnésio, fósforo e manganês.

Ele ainda contém alta quantidade de lisina, que ajuda o corpo a absorver cálcio e diminuir a excreção de cálcio na urina, bem como ainda participa da formação de colágeno.

3. Sem glúten:

Sendo um grão livre de glúten, o amaranto é uma excelente escolha para as pessoas que são intolerantes a glúten.

Além disso, substituir o amaranto na dieta diária fornece uma vasta gama de nutrientes, além de minimizar os desconfortos inconvenientes para as pessoas que sofrem de doença celíaca.

Como Plantar Amaranto

4. Possui propriedades anticâncer:

Esta planta possui propriedades anticâncer, antioxidantes e antitumorais que ajudam a reduzir o risco de câncer.

5. Trata anemia:

A anemia é causa pela deficiência de ferro. Além disso, as sementes de amaranto tem um elevado teor de ferro, por isso é uma boa alternativa para tratar esta condição de saúde.

6. Efeito anti-inflamatório:

Óleo de semente de amaranto tem alto teor de esqualeno, tocoferóis e tocotrienóis, que têm efeitos anti-inflamatórios. Por causa disso pode tratar a psoríase e a dermatite.

Veja no vídeo mais benefícios do amaranto:

Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do amaranto, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de como plantar amaranto em casa!

Como plantar amaranto em casa: 

1. Solo:

As plantas de amaranto crescem bem, em média, em solo rico e bem drenado, com quantidades iguais de nitrogênio e fósforo.

Além disso, como muitas hortaliças, eles precisam de pelo menos cinco horas de sol por dia para ter um bom desempenho. Embora cresçam melhor em solo úmido, mas bem drenado, também toleram solo um tanto seco.

2. Plantio: 

No caso do plantio por germinação de sementes, prossiga semeando as sementes em vasos. Após a semeadura espere a planta atingir uma altura entre 15 a 20 cm para posteriormente transplantar no seu jardim.

3. Cultivo:

Como Plantar Amaranto

Uma vez estabelecido, o amaranto precisa de poucos cuidados. É mais tolerante à seca do que a maioria dos outros vegetais folhosos e tolera uma variedade maior de solos do que outras safras de grãos.

4. Irrigação: 

A quantidade total de água necessária pelo amaranto em todo seu ciclo de vida é de apenas 60% de água em relação ao trigo ou cevada, portanto, a semente do amaranto é uma cultura ideal para regiões secas.

Além disso, a planta suporta a escassez e irregularidade das chuvas, a umidade é necessária somente no momento do plantio até o momento em que aparece a prole.

5. Cuidados: 

É importante plantar a planta em um lugar com luz, para as pragas raramente atacá-la. Na verdade, a planta gera enzimas que luta contra insetos filófagos naturalmente.

Além disso, a incidência de pragas e doenças pode ser reduzida por rotação de culturas. Após o estabelecimento da lavoura, o mais importante é o controle de ervas daninhas.

A poda também é necessária, para fazer isso, faça uma poda quando a planta atingir 10-20 cm de altura e a segunda quando a mesma obter de 40 ou 50 cm de altura.

como plantar amaranto

6. Colheita: 

Ele deve ser colhido quando as plantas estiverem com cor marrom amarelada. Em qualquer caso, apresenta certa deiscência na base das panículas e grânulos.

Depois de ter suspendido a rega, espere passar 3 dias para iniciar a colheita. Além isso, a maneira tradicional da colheita de grãos de amaranto consiste em cortar as panículas, colocá-las para secar durante dois ou três dias no sol.

Além disso, após secar bata as vagens secas até obter os grãos, logo após limpe por meio de um sistema de ventilação.

Armazenamento: 

A umidade recomendada para armazenar sementes é de 10 a 12 por cento, que é conseguida pela secagem ao sol por dois ou três dias, como já mencionado.

Ao armazenar os grãos, você deixa-os livres de doenças, pragas e preserva seu potencial nutricional, entre 5 e 7 anos se mantido em um lugar fresco, seco e ventilado.

Um problema que pode surgir é a inalação do pó de amaranto no momento da manipulação, isso deve ser minimizado com o uso de máscaras, para evitar que a exposição repetida possa levar a problemas respiratórios.

Veja no vídeo mais detalhes sobre como plantar amaranto em casa:

Receita deliciosas usando amaranto:

Torta de morango e amaranto:

Torta de morango e amaranto

Ingredientes da massa:

– 1 xícara de chá de flocos de amaranto;
– 1 xícara de chá de amêndoas;
– 3 colheres de chá de óleo de coco;
– 4 colheres de sopa de calda de agave.

Ingredientes da cobertura:

– 2 xícaras de chá de morangos congelados;
– 2 xícaras de chá de amêndoas;
– ½ xícara de chá de calda de agave;
– 2 colheres de sopa de óleo de coco;
– 1 pitada de sal marinho;
morangos frescos cortados na metade para decoração.

Modo de preparo da massa: 

  1. Em um liquidificador, triture o amaranto e reserve em uma vasilha.
  2. Faça o mesmo com as amêndoas e misture com o amaranto.
  3. Em seguida, adicione o óleo de coco e a calda de agave, e amasse com as mãos até a massa ficar homogênea.
  4. Quando isso acontecer, coloque o conteúdo em uma forma e espalhe bem nas bordas.
  5. Leve a forma até o congelador enquanto faz a cobertura.

Modo de preparo da cobertura:

  1. Utilizando um liquidificador ou um processador, bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo.
  2. Cubra a massa da torta com o creme e decore com os morangos frescos.
  3. Em seguida, leve à geladeira por cerca de duas horas ou até ficar firme.
  4. A receita rende oito porções.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades  dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje que ensina como plantar amaranto em casa. 

Sair da versão mobile