Como Plantar Ameixa em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita
Como Plantar Ameixa em Casa de forma simples seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a ameixa é uma fruta cheia de vitaminas, minerais e antioxidantes e que tem uma grande popularidade em todo o mundo. Seja fresca, desidratada, em tortas, licores ou compotas, a fruta delicia tanto as crianças como os adultos. Além disso, é perfeita para pessoas que sofrem de constipação.
Hoje o nosso site Horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Ameixa em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Ameixa:
A Ameixa é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Valor energético 52.5kcal;
- Carboidratos 13,9g;
- Proteínas 0,8g;
- Fibra alimentar 2,4g;
- Fibras solúveis 0,0g;
- Cálcio 5,7mg;
- Vitamina C 7,6mg;
- Piridoxina B6 0,0mg;
- Fósforo 13,9mg;
- Manganês 0,0mg;
- Magnésio 5,5mg;
- Ferro 0,1mg;
- Potássio 134,1mg;
- Cobre 0,1ug;
- Zinco 0,1mg;
- Tiamina B1 0,1mg.
Benefícios da Ameixa:
Conheça os principais benefícios da Ameixa para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
- Melhora a circulação sanguínea: porque tem antioxidantes;
- Combate as doenças cardiovasculares: por ter rutina e vitamina C que mantêm os vasos sanguíneos saudáveis;
- Ajuda a emagrecer: porque é rica em fibras.
- Melhora a digestão: as ameixas contêm uma grande quantidade de fibra solúvel e insolúvel, que auxilia no trânsito intestinal.
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue: as fibras agem no organismo como verdadeiras faxineiras e interferem na absorção do colesterol LDL no sangue.
- Estimula o funcionamento do sistema imunológico: por ser uma fruta rica em vitamina C, a vitamina C é muito favorável para pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.
Veja no vídeo mais Benefícios da Ameixa:
https://www.youtube.com/watch?v=C08FmdcIBcE
Tipos de Ameixa:
Vermelha:
São consideradas as mais comuns, são também as mais ricas em antioxidantes, por causa da coloração da casca e da polpa .
Verde:
Conhecida também como nome de rainha Cláudia, se diferencia das outras também por ter altos índices de potássio, betacaroteno e fibras.
Rosada:
Essa é rica em antioxidantes, por isso são excelentes para a saúde da pele;
Seca:
Essas são também muito comuns, devido serem mais fácies de adquirir, elas também são muito usadas em massas de bolo e por pessoas com prisão de ventre.
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da Ameixa e dos tipos que existem na natureza, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Ameixa em Casa.
Como Plantar Ameixa em Casa Seguindo esses Simples Passos:
Se você é uma pessoa leiga, que nunca plantou ameixa na vida, mas ama essa fruta e deseja ter um pé em casa, você perceberá que seguindo essas simples dicas de Como Plantar Ameixa em Casa esse processo será muito fácil. Pois as ameixas são arbustos fácies de plantar, se adaptam com facilidade, seus frutos são numerosos e possuem um aroma fantástico.
Como Plantar Ameixas Através das Sementes:
1. Passo:
Compre ameixas maduras que tenham sido cultivadas em uma região com clima semelhante o qual você reside. Coma a ameixa e retire o caroço, ponha o caroço em sua janela ou em outro local e deixar lá até secar.
2. Passo:
Com caroços secos em mãos, agora você deverá quebrar os caroços com cuidado com um quebra-nozes. Deve colocar o caroço de forma horizontal no quebra-nozes e cuidado para não esmagar, pois se esmagar uma semente ela não poderá ser plantada.
3. Passo:
Coloque as sementes em um copo de água para saber se ela é viável de germinar. Caso a semente afunde, então é porque é possível germiná-la, mas caso ela boie, então não deverá utilizá-la pois tem grande chance dela não germinar, portanto descarte essa semente.
4. Passo:
Agora coloque a semente em um copo com água e deixe de molho durante a noite para germinar. Em seguida, pegue um saco plástico hermético ou um frasco com tampa e encha o recipiente escolhido com dois terços de terra adubada. Regue essa terra de maneira a ficar úmida, mas não encharcada.
5. Passo:
Agora você deverá colocar as sementes no recipiente que você escolheu e sacudir de maneira que as sementes se movam para o fundo da terra.
6. Passo:
Coloque as sementes, que estão dentro do recipiente, dentro da geladeira e deixe lá até as raízes crescerem, esse processo é chamado de estratificação.
7. Passo:
Encontre um local em que a planta fique bem protegida da exposição direta ao sol e da forte iluminação. Além disso, escolha um vaso que seja resistente, tenha o dobro da parte mais larga da planta e tenha bastante furo no fundo para drenar a água.
8. Passo:
Coloque uma camada fina de cascalho na base do vaso que escolheu para o plantio. Esse processo facilita a drenagem da água e ao mesmo tempo é uma base sólida para a planta crescer. Você pode utilizar o solo do seu quintal para envasar o vaso, mas se certifique de que não é um solo com muito fertilizante ou que tenha sido adubado recentemente. Encha 3/4 do vaso com a terra.
9. Passo:
Peque as sementes que germinaram e coloque as raízes na terra envasada, empurrando-as, com os dedos com cuidado, mas profundamente para o interior do solo. Cubra as raízes totalmente com a terra envasada e adicione um pouco de água. Além disso, lembramos a você que a melhor época para a plantação de ameixeiras é no início da primavera.
10. Passo:
As ameixeiras precisam de um suporte para crescerem corretamente, aconselhamos que use estacas, elas ajudam a formar um tronco ereto da planta. Utilize as estacas de 15 centímetros e amarre-as ao tronco principal com uma corda.
11. Passo:
Lembramos nesse passo que para as ameixeiras crescerem forte e saudáveis elas devem ser regadas regularmente. Se você viver em um local que chove moderadamente, nesse caso não precisa regar a ameixa. Porém ao contrário, deverá regá-la uma vez por semana. Além disso, lembre de manter as raízes úmidas em climas mais quentes, e evite a água em excesso.
12. Passo:
Realize a poda sazonal da ameixeira para evitar pragas e doenças e para se certificar de que ela cresça de forma saudável. Assim, você deve podar os ramos mais velhos para garantir que os mais novos cresçam em ângulos de cerca de 45 graus.
Não realize a poda da ameixeira durante o inverno.
Como Plantar Ameixas Através de Mudas:
1. Passo:
As ameixas podem ser plantadas de sementes, mas isso leva muito mais tempo para crescerem seus frutos, por isso aconselhamos que adquira uma muda de planta de ameixa um pouco mias crescida para iniciar sua plantação. O que é recomendado é plantar mais de duas árvores, pois a planta de ameixa precisa uma das outras para se polinizar.
2. Passo:
O solo para plantar árvores de ameixa deve ser de argila e bem drenado, com luz solar e com uma fertilização média. Não é aconselhável plantá-la em áreas onde a geada pode danificar a árvore e os frutos, posteriormente.
As melhores áreas para plantar ameixeiras são para o Sul ou oeste, pois são regiões onde o vento não irá danificar a planta e onde a fruta irá amadurecer melhor. Não é recomendável adicionar fertilizante antes de cultivar.
3. Passo:
Supondo que já tenha sua planta em mão, na área pretendida para cultivo, cave um buraco não muito profundo, apenas um pouco mais largo que a “forma das raízes” do arbusto.
4. Passo:
Retire seu pequeno pé de ameixa do pote no qual estar, cuidadosamente para não danificar suas raízes, e coloque-o no buraco que você cavou.
É importante que as raízes de ameixa não sejam apertadas dentro do buraco e tenha um pouco de espaço para continuar a crescer e enraizar-se na terra.
5. Passo:
Finalmente, cubra o buraco com terra e regue sua pequena planta. Em seguida, plante a segunda ameixa.
A recomendação é que você plante cada ameixa com uma distância de 20 a 25 cm entre uma e outra, no caso de grandes ameixas. Se elas forem ameixas anãs a recomendação é que a distância diminua para 15 ou 20 cm.
Cuidados a Ter com as Ameixas:
- Quando a ameixa é jovem é importante molhá-la todas as semanas, porque isso vai ajudá-la a crescer.
- A irrigação das ameixas é feita melhor até meados de outubro ou antes do inverno chegar totalmente. Elas permanecerão assim hidratadas durante o inverno.
- Se desejar podar as ameixas faça na primavera, quando as árvores são jovens e no verão, quando já estão enraizadas ou mais maduras.
- O inverno pode danificar algumas partes das ameixeiras, então uma boa ideia para protegê-las é colocá-las em espécie de envoltório, assim, as ameixeiras sobreviverão depois que plantá-las.
- As ameixas não tem quase nenhuma praga, mas é preciso cuidados. Algumas pragas que podem atacar as ameixas são pulgões nas folhas, o cancro bacteriano e a traça da ameixa. Por isso, é melhor perguntar a um especialista que método é melhor para combater a praga de acordo com a variedade da ameixa que você escolheu para o plantio.
Além de ser uma fruta deliciosa e com muitos benefícios a saúde as ameixas também são decorativas, portanto é uma opção para ter em casa.
Colheita:
As melhores épocas para plantar são no inverno, entre junho e julho, e o verão, de dezembro a janeiro. Já a colheita ocorre em setembro a fevereiro, conforme o cultivar e região.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Ameixa em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Ameixa:
Bolo de ameixa no liquidificador
Ingredientes:
- 200 g de ameixa preta sem caroço;
- 02 xícaras (chá) de açúcar;
- 03 ovos;
- 02 colheres (sopa) de manteiga;
- 01 xícara (chá) de leite;
- 02 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 01 xícara (chá) de farinha de trigo (só 01 xícara de trigo mesmo);
- 01 colher (sopa) de fermento em pó;
Modo de Preparo:
- No liquidificador, coloque o açúcar, os ovos, a manteiga, o leite, o chocolate e bata tudo até ficar bem homogêneo, em seguida coloque as ameixas sem os caroços, bata mais um pouco.
- Transfira a mistura para uma tigela, adicione a farinha de trigo, o fermento e mexa de forma delicada.
- Coloque a massa em uma fôrma redonda de tamanho médio (22 cm) untada e enfarinhada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.
- Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.
Ameixas quentes mentoladas
Ingredientes:
- 10 ameixas frescas partidas ao meio (cerca de 900g);
- 1 xícara (chá) de suco de maçã pronto para beber;
- 2 colheres (sopa) de açúcar;
- 3 colheres (sopa) de menta picada;
- 1 colher (sopa) de licor de menta;
- 1 litro de sorvete de creme.
Modo de Preparo:
- Misture bem em uma panela as ameixas, o suco de maçã, o açúcar, a menta e o licor.
- Leve ao fogo por 6 minutos, ou até ferver.
- Tampe a panela e cozinhe até as ameixas ficarem macias.
- Retire do fogo e sirva com a calda, ainda quente, acompanhada de sorvete de creme.
- Se preferir, decore com as folhas de menta.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Ameixa em Casa.