Como Plantar Arroz na sua casa de forma prática e super eficaz, pois o arroz é um alimento básico nas dietas em todo o mundo. Mas embora seu processamento para alimentos esteja fora do alcance da maioria dos jardineiros domésticos, ainda vale a pena cultivar, especialmente como uma característica ornamental na paisagem.
O arroz é um dos alimentos mais antigos e venerados do planeta. No Japão e na Indonésia, por exemplo, o arroz tem seu próprio Deus. O arroz requer toneladas de água e condições quentes e ensolaradas para crescer e ser frutífero.
Isso torna o plantio de arroz impossível em algumas áreas, mas você pode cultivar seu próprio arroz em casa, mais ou menos.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como plantar Arroz e conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional:
Para 1 xícara (186g) de arroz branco de grão curto cozido, enriquecido.
- Calorias: 242;
- Gordura: 0,4g;
- Sódio: 0mg;
- Carboidratos: 53,4g;
- Fibra: 0,6g;
- Açúcares: 0g;
- Proteína: 4,4g.
Benefícios do Arroz:
Conheça os principais benefícios do Arroz para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Suporta ossos, nervos e músculos:
Magnésio é o componente estrutural dos ossos que auxilia em centenas de reações enzimáticas envolvidas na síntese de DNA e proteínas e é necessário para a condução nervosa e contração muscular adequadas.
2. Melhora a saúde do cólon:
O arroz contém amido resistente , que pode levar à formação de certos ácidos graxos que ajudam o cólon a se manter saudável. Esses ácidos graxos também podem diminuir o risco de câncer colorretal.
3. Reduz o risco de doenças cardíacas:
O consumo de grãos inteiros, incluindo arroz integral, está associado a uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
4. Fornece Energia Rápida:
Os atletas que precisam de muita energia na forma de carboidratos podem obtê-la do arroz branco. Muitos preferem arroz branco em vez de marrom por seu perfil de alto teor de carboidratos e baixo teor de fibras.
5. Saúde digestiva:
A fibra insolúvel do arroz integral promove movimentos intestinais regulares. Também pode prevenir hemorroidas e melhorar o controle do intestino. Por não conter glúten, o arroz integral é uma boa escolha alimentar para pessoas com doença celíaca.
6. Controle de diabetes:
O arroz integral pode ajudar as pessoas com diabetes a controlar o açúcar no sangue. Com um índice glicêmico de 64, o arroz branco tem mais probabilidade de aumentar o açúcar no sangue do que o arroz integral, com um índice glicêmico de 55.
7. Saúde digestiva:
A fibra insolúvel do arroz integral promove movimentos intestinais regulares. Também pode prevenir hemorroidas e melhorar o controle do intestino.
Por não conter glúten, o arroz integral é uma boa escolha alimentar para pessoas com doença celíaca.
Como Plantar Arroz:
1. Preparação de terreno:
Antes que o arroz possa ser plantado, o solo deve estar nas melhores condições físicas para o crescimento da cultura e a superfície do solo deve estar nivelada. A preparação da terra envolve arar e gradar para ‘arar’ ou cavar, misturar e nivelar o solo.
O preparo do solo permite que as sementes sejam plantadas na profundidade certa e também ajuda no controle de ervas daninhas.
Os agricultores podem cultivar a terra eles próprios com enxadas e outros equipamentos ou podem ser auxiliados por animais de tração, como búfalos, ou tratores e outras máquinas.
Em seguida, o terreno é nivelado para reduzir a quantidade de água desperdiçada por bolsões desiguais de água muito profunda ou solo exposto.
O nivelamento eficaz da terra permite que as mudas se estabeleçam mais facilmente, reduz a quantidade de esforço necessária para administrar a safra e aumenta a qualidade e a produtividade dos grãos.
2. Estabelecimento de colheita:
As duas principais práticas de estabelecimento das plantas de arroz são o transplante e a semeadura direta.
O transplante é a técnica de estabelecimento de plantas mais popular na Ásia. Mudas pré-germinadas são transferidas de uma sementeira para o campo úmido.
Requer menos sementes e é um método eficaz para controlar ervas daninhas, mas requer mais trabalho. As mudas podem ser transplantadas por máquina ou manualmente.
A semeadura direta envolve a difusão de sementes secas ou sementes pré-germinadas e mudas à mão ou plantando-as com máquina.
Em ecossistemas de sequeiro e de águas profundas, a semente seca é espalhada manualmente na superfície do solo e, em seguida, incorporada por aração ou gradagem enquanto o solo ainda está seco. Em áreas irrigadas, a semente é normalmente pré-germinada antes da difusão.
3. Água:
O arroz cultivado é extremamente sensível à escassez de água. Para garantir água suficiente, a maioria dos produtores de arroz visa manter as condições de inundação em seus campos.
Isso é especialmente verdadeiro para o arroz de várzea. A boa gestão da água no arroz de várzea concentra-se em práticas que conservam a água enquanto garantem água suficiente para a cultura.
Em ambientes de sequeiro, quando as quantidades ideais de água podem não estar disponíveis para a produção de arroz, um conjunto de opções está disponível para ajudar os agricultores a lidar com diferentes graus e formas de escassez de água.
Inclui preparação sólida da terra e atividades de pré-plantio seguidas por técnicas como cultura de solo saturado, umedecimento e secagem alternados, canteiros elevados, cobertura morta e uso de arroz aeróbico que pode lidar com condições de seca.
4. Colheita:
A colheita é o processo de colher do campo a safra de arroz maduro. Dependendo da variedade, uma safra de arroz geralmente atinge a maturidade em torno de 105-150 dias após o estabelecimento da cultura.
As atividades de colheita incluem corte, empilhamento, manuseio, debulha, limpeza e transporte. Bons métodos de colheita ajudam a maximizar a produção de grãos e minimizar os danos e deterioração dos grãos.
A colheita pode ser feita manualmente ou mecanicamente:
A colheita manual é comum em toda a Ásia. Ela envolve o corte da safra de arroz com ferramentas manuais simples, como foices e facas.
A colheita manual é muito eficaz quando uma colheita se alojou ou tombou; no entanto, exige muito trabalho. A colheita manual requer 40 a 80 horas por hectare e é necessário trabalho adicional para coletar e transportar manualmente a safra colhida.
Vídeo do passo a passo de Como Plantar Arroz:
https://www.youtube.com/watch?v=DpekIpJ8shI
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar arroz em casa.