Como Plantar Bacuri em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o bacuri é o fruto do bacurizeiro uma planta de origem brasileira, mais precisamente da Amazônia brasileira. O bacuri não é muito conhecido e nem consumido em nosso país, mas bem que poderia ser o fruto além de saboroso possui muitos nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Bacuri em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Bacuri:
O Bacuri é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Bacuri.
- Calorias (valor energético) 116,8 kcal;
- Proteínas – 1,90 g;
- Lipídeos – 2,00 g;
- Gordura Saturada _ 0,147 g;
- Gordura Monoinsaturada_ 0,103 g;
- Gordura Poli-insaturada _ 0,147 g;
- Carboidratos -22,80 g;
- Fibras – 7,40 g;
- Cálcio – 20,00 mg;
- Fósforo – 36,00 mg;
- Ferro – 2,20 mg;
- Sódio _ 1 mg;
- Potássio _ 52 mg;
- Vitamina A – 30,00 mcg;
- Vitamina B1 – 0,04 mg;
- Vitamina B2 – 0,04 mg;
- Vitamina C – 33,00 mg;
- Vitamina B3 – 0,5 mg;
- Vitamina B2 _ 0,04.
Benefícios do Bacuri:
Conheça os principais benefícios do Bacuri para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Possui Ação Anti- inflamatória:
O fruto de bacuri possui boas quantidade de vitamina C, essa vitamina além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico também possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.
Reduz o Colesterol:
O bacuri têm quantidades relevantes de fibras dietéticas, as fibras do bacuri podem ajudar no controle dos níveis de colesterol no organismo, pois elas ajudam a “capturar” as células de gordura em excesso no sangue e impedem a sua absorção pelo organismo, além disso ajudam na sua excreção.
Controle da Glicemia:
Esse beneficio também ocorre devido a presença de fibras no fruto, pois elas ajudam a retardar a absorção de carboidratos e consequentemente evita os picos glicêmicos.
Ajuda na perda de peso:
Esse é outro dos benefícios das fibras, elas ajudam na promoção de saciedade, ao reduzir o apetite.
Beneficia a Para Pele:
O fruto de bacuri pode ajudar na estética da pele, pois ele contém vitamina A que ajuda na renovação do tecido da pele, além disso, a vitamina C no fruto ajuda na cicatrização e também na produção de colágeno.
Promove a Saúde do Intestino:
O fruto auxilia nos movimentos intestinais, devido a presença de fibras em sua composição, além disso, as fibras ajudam a melhorar o trânsito do intestino e também ajuda na excreção de toxinas e restos metabólicos através das fezes. Elas beneficiam também a saúde da flora intestinal,.
Beneficia a Saúde dos Ossos:
Minerais como cálcio, ferro e fósforo contidos no Bacuri são essenciais para a manutenção da massa óssea e para a prevenção de fraturas nos ossos e osteoporose. Veja também tudo sobre o Como Plantar Tomilho.
Veja no vídeo mais Benefícios do Bacuri:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Bacuri, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Bacuri em Casa.
Como Plantar Bacuri em Casa:
1. Passo:
Você pode iniciar o plantio de bacuri de duas maneiras, ou você compra uma muda de bacurizeiro em lojas de produtos naturais, viveiros, ou ainda em lojas onlines que tenham certificado, ou você inicia a plantação por meio da semente do fruto. Porém desde já ressaltamos que não é fácil encontrar mudas de bacuri sendo comercializadas, pois as sementes do fruto passam longos períodos germinando, além disso, o fruto do bacuri possui uma safra muito curta.
Nesse caso a recomendação é iniciar o plantio do seu bacurizeiro por meio de sementes, você pode utilizar as sementes do fruto que você comeu para fazer a germinação. Contudo, como já relatamos é importante ficar atento ao curto período da safra de bacuri, que vai de janeiro a abril, para não perder a oportunidade de adquirir as sementes.
Além disso, plante mais de um pé de bacurizeiro na área escolhida para fazer o cultivo, além disso, não é recomendado o plantio de bacuri em vasos, pois a árvore pode chegar a vários metros de altura. Portanto o melhor lugar para se cultivar o bacuri é no seu jardim, pomar, sitio, fazenda, etc.
2. Passo:
Por se tratar de uma árvore frutífera da região amazônica o bacurizeiro se desenvolve bem em regiões com climas tropicais, em temperaturas que variam de 24º C a 27ºC e com uma umidade relativa do ar entre 71% a 88%.
Além disso, segundo alguns estudos a árvore de bacurizeiro suporta bem um volume de chuva de 1.300 a 3.100 milímetros, e não suporta regiões com temperaturas muito baixas, portanto nada de cultivar o bacuri em regiões de altitude elevadas.
3. Passo:
Quanto ao plantio de bacurizeiro a recomendação é que seja no inicio das estações chuvosas. Sendo que como relatado o plantio pode ser através de mudas cultivadas em sacos plásticos cuja suas dimensões sejam de 18 cm de largura por 35 cm de altura.
No entanto se optar por cultivar sua planta diretamente no solo, a recomendação é que cave buracos com 8 cm de profundidade por 15 cm de diâmetros, além disso, na hora do plantio você deve colocar somente 3 sementes em cada cova e cada cama de plantio deve possuir uma distância mínima de 7 metros. Nesse momento cabe a nós ressaltar que não é necessário adubar a planta até ela atingir os 30 cm de altura.
Quanto a enxertia, é feita pelo método de garfagem, ela é realizada quando as plantas estão com 40 a 60 cm de altura. Esse processo é necessário para que a planta frutifique mais cedo e sua produção seja semelhante as de sua planta-mãe. Além disso, o pé de bacuri não possui exigência quanto ao tipo de solo, basta apenas que esse seja profundo e possua boa drenagem de água.
Para saber se o solo possui boa drenagem basta molhar um pequeno espaço com bastante água, se a água for absorvida rapidamente é sinal que o solo possui boa drenagem, ao contrário ele não possui.
4. Passo:
Como indicamos no passo 1 o recomendado é plantar mais de uma árvore de bacuri, porém na hora do plantio você deve manter uma distância de 10 metros entre uma planta e outra em plantas originárias de brotações e 7 metros para mudas enxertadas. Além disso, o buraco para o plantio deve conter dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros.
5. Passo:
Agora iremos falar um pouco sobre a adubação do solo, sendo que essa só passa a ser necessária depois que a planta atingi os 30 cm de comprimento, ou depois de 2 meses após o cultivo. Nesse caso a recomendação é aplicar a cada 2 meses durante o primeiro ano de vida do pé de bacurizeiro 50 gramas da fórmula 18-18-18.
No entanto, após esse período a recomendação é aumentar para 200 gramas (da mesma substância), sendo que essa quantidade deve ser utilizada no inicio, no meio e no fim de estações chuvosas nos dois anos seguintes. Além disso, é necessário que na primeira parcela seja adicionados de 15 a 20 litros de estercos de animais e mais 100 gramas de FTE.
Depois de 4 anos após o cultivo da planta, para que ela continue a se desenvolver e tenha boa produção é necessário fazer uma nova adubação, nesse caso você deverá aplicar nas mesmas datas ( inicio, meio e fim de estações chuvosas) a formulação 10-28-20.
Nesse caso, ao aplicar as três parcelas devem somar 850 gramas do composto, sendo que devem ser acrescentado ainda 350 gramas de cloreto de potássio, mas esse acréscimo só ocorrerá quanto o pé de bacurizeiro atingir uma produção média de frutos acima de 200.
6. Passo:
Quanto a produção, você terá o prazer de colher frutos do seu pé de bacuri depois de 4 a 5 anos após o cultivo da planta enxertadas e mais de 10 anos caso você tenha iniciado seu cultivo a partir de sementes.
Dicas Extras:
Lembre-se para que a planta possa se desenvolver ela precisa de:
- Solo profundo e de boa drenagem de água.
- O clima ideal para cultivo é quente e úmido.
- Não é recomendado plantar em pequenos espaços, portanto os lugares ideais para cultivo é em sítios, pomares e chácaras.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Bacuri em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Bacuri:
Sobremesa de bacuri
Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado;
- 2 latas de creme de leite;
- 250 gramas de polpa de bacuri congelada;
- 600 gramas de doce de goiaba;
- Uma colher de chá de gelatina incolor;
- Cereja para decoração.
Modo de preparo:
- Coloque o creme de leite e o leite condensado no liquidificador, acrescente a gelatina e os pedaços de polpa de bacuri congelada e em seguida bata.
- Em um refratário faça uma camada usando o creme de bacuri e outra de doce de goiaba que deve ir ao fogo com meio copo de água e meio corpo de vinho, refaça o processo de acordo com tamanho do refratário.
- Para finalizar acrescente pedaços de goiaba e sirva a vontade.
Creme de Bacuri
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 500 gr de polpa de bacuri;
- 180 gr de biscoitos tipo champanhe;
- 1 xícara (chá) de leite.
Modo de preparo:
- Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a polpa de bacuri por 5 minutos.
- Em um refratário, arrume em camadas os biscoitos champanhe embebidos no leite e o creme de bacuri e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
- Sirva em pequenas taças individuais.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Bacuri em Casa.