Como Plantar Cacau em Casa de forma simples seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o cacau é um fruto de casca dura e de coloração que varia do amarelo esbranquiçado ao vermelho escuro, o fruto é um dos mais populares, não por seu consumo in natura, isso é consequência de seu subproduto, o chocolate, que se encontra no armário ou na geladeira de muitos brasileiros.
Porém, o fruto também é riquíssimo em muitos nutrientes benéficos a saúde do corpo e do cérebro, tais como vitaminas, mineiras e antioxidantes, além de fitoquímicos naturais.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Cacau em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Cacau:
O Cacau é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Valor energético 74.3 kcal=312
- Carboidratos 19,4 g
- Proteínas 1,0g
- Fibra alimentar 2,2 g
- Fibras solúveis 0,0g
- Cálcio 12,1 mg
- Vitamina C 13,6 mg
- Piridoxina B6 0,0 mg
- Fósforo 9,3 mg
- Manganês 0,0 mg
- Magnésio 24,6 mg
- Lipídios 0,1 g
- Ferro 0,3 mg
- Potássio 71,6 mg
- Cobre 0,2 ug
- Zinco 0,6 mg
- Tiamina B1 0,3 mg
- Sódio 0,7 mg
Benefícios do Cacau:
Conheça os principais benefícios do Cacau para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
- Para a saúde do intestino: o cacau contém flavonóis e catequinas, que ao chegar no intestino grosso podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias benéficas para a promoção da saúde.
- Previne problemas neurais: o consumo de cacau pode melhorar a memória e combater uma futura demência, isso ocorre porque esse fruto é rico em componentes que atuam promovendo a saúde dos nervos cerebrais, o que melhora a circulação sanguínea, cognição e a memória.
- Combate o estresse e melhora o humor: o fruto é rico em componentes que aumentam a produção de serotonina, hormônio conhecido por favorecer o bom humor.
- Controla o colesterol alto: o cacau é um fruto com rico conteúdo de antioxidantes que oxida as gorduras e atuam na prevenção da formação de placas de ateroma.
- Para a prevenção de aterosclerose: a formação de placas de ateroma pode ocasionar a aterosclerose, e como os antioxidantes previnem o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, responsáveis pela formação das placas, consequentemente previne a aterosclerose.
- Contra trombose: o cacau contém um componente em sua composição chamado flavonol, por isso previne a trombose, que é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia.
- Prevenir anemia: o cacau, por mais que muitos não saibam, é um fruto riquíssimo em ferro, por isso também atua contra a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro.
- Previne diabetes: o fruto atua no organismo também no combate à resistência a insulina, isso é devido aos seus antioxidantes. Além disso, a maioria das pessoas sabem que essa resistência à insulina está ligada diretamente ao desenvolvimento da diabetes.
Veja no vídeo mais Benefícios do Cacau:
Tipos de Cacau:
Existem na natureza basicamente três variedades de cacau, são elas:
- Forasteiro: esse tipo de cacau possui um componente chamado cotilédones de cor púrpura, além disso possui em sua composição antocianina e é o mais abundante comercialmente.
- Criollo: esse fruto é mais suave que os demais, pois não há a presença de antocianinas (responsável pelo sabor forte do alimento), além disso, essa variedade também possui cotilédones brancos sendo considerado de qualidade superior; entretanto, é menos vigoroso e mais vulnerável a doenças que o forasteiro.
- Trinitário: os cotilédones, presentes nessa variedade, possuem coloração que varia de branco até púrpura, além disso, esse é um frutos mais hídrico que os anteriores.
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do Cacau e dos tipos que existem na natureza, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Cacau em Casa.
Como Plantar Cacau em Casa:
Separamos algumas dicas fundamentais para você que quer plantar o cacaueiro. Ao seguir as dicas que iremos lhe fornecer mais abaixo, você será capaz de colher frutos belos e saudáveis em um curto período de tempo.
Clima:
De inicio você será privilegiado se morar em um local quente, pois a planta de cacau não é fã de regiões frias, portanto só é recomendada a plantação do cacaueiro em regiões quentes. A temperatura mínima para o cultivo deve está em torno de 21 º C, a temperatura ideal varia entre 23º e 25º C. Além disso, deve-se considerar também a umidade da região, o mínimo para a precipitação anual, para o bom desenvolvimento da planta, deve ser de 1250 mm.
Luminosidade:
Quanto a luminosidade o ideal é que realize o plantio de seu pé de cacau em um local que pegue no mínimo 6 horas de sol por dia.
solo:
O cacaueiro tem preferência por solos profundos e frescos. Além disso, o pH deve está o mais próximo possível do 7. Outro ponto importante em relação ao solo é a sua fertilização, sendo o ideal para isso a utilização de adubos orgânicos.
Plantio:
Com relação ao plantio você pode optar por uma das duas opções, ou você começa plantando a partir de sementes ou adquire mudas já prontas.
Se optar pelas sementes, escolha as sementes do fruto que você comeu ou compre em lojas de produtos naturais, lojas de jardinagem ou feiras, mas se atente para a qualidade das sementes que você venha a adquirir, pois muitas não são de qualidade.
Caso você venha a optar pelas mudas, siga o mesmo critério das sementes na hora de escolher as mudas, procure um fornecedor de confiança, ou compre em viveiro e lojas de jardinagem que tenham selo de qualidade.
Hora de plantar:
Escolha um local que tenha espaço suficiente para comportar uma árvore de cacau, o mais recomendado é que você plante em seu jardim ou pomar, pois a árvore de cacau se desenvolve muito bem e pode causar grandes incômodos se for plantada dentro de casa ou na varanda, por exemplo.
Cave um buraco com aproximadamente 10 cm de profundidade, o recomendado é que a plantação do cacau seja feita em épocas de chuva, sendo assim, ao terminar de cavar, coloque a muda ou a semente no buraco e cubra com terra adubada. Todos esses processos serão fundamentais para o desenvolvimento da planta.
Espaçamento:
Ao plantar mais de um pé de cacau, recomenda-se que respeite o espaçamento entre uma planta e outra, que em geral deve ser de 3,5×2,5m ou 3,5×3,0 m.
Colheita:
Você não precisará esperar muitos anos, ou até seu cabelo ficar branquinho para colher seus frutos de cacau, pois no segundo ano de plantio você já poderá colher alguns frutos, no entanto, a colheita só será mais abundante após o quinto ano do plantio, além disso, a frequência de produção de frutos será maior.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Cacau em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Cacau:
Bolo cacau divinal
INGREDIENTES:
Para o bolo:
- 2 Xícaras de açúcar;
- 2 Xícaras de farinha;
- 1 Xícara de cacau em pó;
- 1 Xícara de água morna;
- 1 Xícara de óleo;
- 6 Ovos;
- 1 Colher de sopa de fermento.
Para a cobertura:
- 4 Colheres de sopa de açúcar;
- 3 Colheres de sopa de leite;
- 3 Colheres de sopa de manteiga;
- 1 Tablete de chocolate.
Para decorar:
- Chocolate granulado.
MODO DE PREPARO:
- Bater todos os ingredientes, à exceção da água, durante 5 a 10 minutos.
- Após este tempo adicionar a água e mexer mais um pouco.
- Levar ao forno num tabuleiro por cerca de 30/40 minutos.
Preparação da cobertura:
- Levar todos os ingredientes ao fogo ate engrossar.
- Uma vez o bolo cozido barre com esta cobertura e enfeite a gosto.
- Este bolo fica úmido e fofo…Uma verdadeira delícia!!
Bolachas de cacau recheadas
INGREDIENTES:
- 180 g de Farinha;
- 80 g de Cacau (juntei um pouco mais);
- 180 g de Açúcar;
- 110 g de Manteiga;
- 1 ovo;
- 1 Colher de chá de fermento;
- 75 g de Chocolate branco;
- 100 ml de Natas;
- Baunilha a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Misture bem todos os ingredientes para as bolachas, até estarem bem ligados e a massa bem lisa.
- Faça bolinhas com a massa e calque-as com a base de um copo para achatar.
- Devem ficar com cerca de 5 mm de altura.
- Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone e leve ao forno aquecido a 180º C e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
- Para o recheio aqueça metade das natas com a baunilha até levantar fervura.
- Retire do fogo e junte o chocolate picado.
- Deixe repousar cerca de 5 minutos e depois mexa até estar cremoso.
- Junte as natas restante ao creme de chocolate e mexa bem.
- Leve a geladeira por cerca de 4 horas. (o ideal é ficar uma noite).
- Bata o recheio até ficar com a consistência de um chantilly duro e recheie com ele as bolachas.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Cacau em Casa. Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Como Plantar Pequi.