Como Plantar Cacto Arco-Íris é a dúvida de muitos, pois, o cacto arco-íris é um tipo de cacto muito procurado por possuir cores lindas para decoração.
O nome científico se traduz literalmente como “arco-íris”, um nome comum que se refere as suas semelhantes a um arco-íris real, com lindas cores.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar cacto arco-íris em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Curiosidades sobre cacto arco-íris:
O que torna este membro da família Cactaceae tão especial é a ampla gama de cores que os espinhos podem exibir no cacto arco-íris.
Os espinhos do cacto arco-íris são dispostos em um padrão radial com entre 15 e 23 espinhos por aréola, praticamente obscurecendo o caule com faixas vermelhas e brancas.
Quando o cacto floresce, ele adiciona ainda mais cor com flores grandes e brilhantes. Nativa do México, a planta é conhecida por ter uma subespécie confirmada.
Como plantar cacto arco-íris:
Tamanho e crescimento:
Por ser um cacto arco-íris, esta espécie pode ter caules globosos ou cilíndricos medindo entre 20 a 35 cm de altura e 5 a 12 cm de espessura.
Embora o cacto arco-íris seja geralmente único, as plantas mais antigas podem ramificar-se para formar um cacho solto.
A planta de crescimento lento apresenta 20 a 23 costelas obtusas e essencialmente nenhum espinho central. As areolas são ovais e fechadas, mas não conectadas, com pelos curtos e brancos emergindo dos mais jovens.
Enquanto isso, espinhos radiais de 16 a 30 esbranquiçados a rosados entre 7/32 “e long” polegadas de comprimento projetam-se da aréola.
Eles frequentemente se interligam, formando faixas de cores e frequentemente ficando achatados em uma aparência pectinada (semelhante a um pente).
Floração e fragrância:
Durante os meses de verão, cacto arco-íris produz flores de tamanho quase cômico. Essas flores emergem das laterais do caule em forma de funil espinhoso e são diurnas.
Essas flores podem ser quase brancas, amarelas, lavanda, magenta ou um tom intenso de rosa e ter estames de cor creme.
As pétalas são longas e pontiagudas, enquanto o tubo floral verde-esbranquiçado possui cerdas brancas. Embora não sejam idênticas, as flores se parecem com as do gênero Echinopsis.
Luz e temperatura:
As suculentas adoram a luz do sol e o cacto arco-íris não é exceção. Plante-o em plena luz do sol para garantir a saúde ideal.
No interior, proporcione um assento perto da janela com sol quase total durante todo o dia. Outra característica desta planta é sua capacidade de tolerar o frio por curtos períodos de tempo.
Regar e alimentar:
É fácil regar em excesso este cacto arco-íris, então ter um solo bem drenado é uma necessidade absoluta. Regue uma vez a cada duas semanas durante os meses de verão, certificando-se de que o solo esteja seco.
Não regue se o solo ainda estiver úmido. Para o inverno, regue apenas uma vez por mês e evite regar quando estiver úmido.
Como ocorre com muitas plantas, é possível que o cacto arco-íris se torne deficiente em ferro.
Dê à planta alimentações regulares com fertilizante de cacto diluído durante o verão e suplementar com ferro sequestrado conforme necessário.
Solo:
Cacto arco-íris prospera em uma mistura de envasamento padrão de cactos. Algumas evidências sugerem que pode crescer em solos ligeiramente mais ricos, embora isso geralmente não seja recomendado.
Evite o excesso de cal e procure um solo neutro a levemente ácido com alto teor de areia ao plantar ao ar livre. Graças ao seu crescimento lento, o replantio é raro e pode não precisar ser feito por até dois anos de cada vez.
Para replantar, remova cuidadosamente o cacto e remova qualquer solo solto. As raízes tendem a ser fracas, então seja gentil com elas.
Tratamento e manutenção:
No geral, o cacto arco-íris requer muito pouca manutenção. Porém, remover quaisquer mudas e transplantá-las é uma boa maneira de reduzir sua taxa de crescimento.
Propagação do cacto arco-íris:
As plantas de cacto arco-íris mais velhas podem ser propagadas por meio de compensações. Remova o botão e permita que um calo se forme sobre a ferida.
Plante-o em solo de cacto arco-íris e mantenha-o em um ambiente quente e ligeiramente úmido até que apareça novo crescimento.
Para plantas que podem não ter começado a brotar, você também pode propagar usando sementes.
As sementes germinam em duas semanas quando colocadas em uma mistura rasa e mantidas ligeiramente úmidas. Transplante para vasos conforme necessário.
Pragas e doenças do cacto arco-íris:
Ao contrário de muitos membros da família dos cactos, o cacto arco-íris não tem muitos inimigos naturais. É vulnerável a pulgões, cochonilhas suculentas e algumas larvas de mariposas.
Uma preocupação muito maior é a podridão, que é uma das causas mais frequentes de morte desta planta quando não está em seu ambiente natural. A planta é mais suscetível ao fogo em ambientes naturais.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar cacto arco-íris em casa.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar cacto arco-íris em casa.