Como Plantar Caju em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita
Como Plantar Caju em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o caju é um fruto da árvore cajueiro, que é nativo do Brasil, mas que hoje é cultivado nos países asiáticos e africanos.
O cajueiro produz frutos atraentes e cada fruto produz uma única castanha de caju. Se você olhar para a fruta, verá que ela é em forma de pera com uma concha em forma de rim presa ao fundo. No entanto, em uma inspeção cuidadosa, você descobrir que a parte em forma de pera não é o fruto, mas sim a haste que une a fruta à planta. O caju não é somente comestível, mas também é suculento e rico em valor nutritivo. É rico em vitamina C, vitamina B1, cálcio e ferro.
O caju que comemos nada mais é do que o grão seco. O óleo de casca de caju é obtido a partir do líquido corrosivo e é usado no tratamento de madeira.
Você ficaria feliz em saber que as árvores são fáceis de cultivar e dificilmente exigem muita manutenção. Tudo o que você precisa fazer é garantir que você mantenha os requisitos climáticos em mente antes de prosseguir com o cultivo de um cajueiro.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Caju:
- Valor energético 43.1 kcal;
- Carboidratos 10,3 g;
- Proteínas 1,0 g;
- Fibra alimentar 1,7 g;
- Cálcio 1,4 mg;
- Vitamina C 219,3 mg;
- Fósforo 15,6 mg;
- Manganês 0,1 mg;
- Magnésio 10,1 mg;
- Lipídios 0,3 g;
- Ferro 0,2 mg;
- Potássio 123,9 mg;
- Cobre 0,1 ug;
- Zinco 0,1 mg;
- Sódio 3,0 mg.
Benefícios do Caju:
Saúde do Coração:
Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados encontrados nos cajus podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL e triglicérides. Isso reduz o risco de doença cardiovascular, derrame e ataque cardíaco.
Previne o Câncer:
Os flavonoides do caju combatem as células cancerígenas e o crescimento do tumor.
Ajuda a Perder Peso:
O caju nutre perfeitamente o corpo e é muito bem absorvido. Substitua os lanches ruins. Consuma caju em pequena quantidade.
Melhora a Condição do Cabelo:
O caju é rico em cobre. Com o consumo diário de caju os cabelos tornam-se mais brilhantes e fortes.
Fortalece os Ossos:
Os cajus são ricos em cálcio e magnésio, que são necessários para manter os ossos fortes e saudáveis.
Melhora a Digestão:
O caju contêm ácido nucleico, que ajuda no processo de digerir os alimentos.
Aumenta a Imunidade:
O caju contém uma grande quantidade de vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O caju é rico em vitaminas, como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.
Veja no Vídeo Mais Benefícios do Caju para Saúde:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do caju, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira Como Plantar Caju em Casa.
Como Plantar Caju em Casa:
Plantio:
A primeira coisa que você deve considerar antes de plantar um cajueiro é o clima da sua região. Desde então, o caju é uma árvore que cresce nos trópicos, é muito sensível ao gelo e é incapaz de sobreviver a temperaturas abaixo de 10°C ou 50°F. A temperatura média deve estar idealmente em torno de 27 °C ou 80°F.
No entanto, a alta temperatura não é um problema com essas árvores que são capazes de resistir a temperaturas de até 40 ° C ou 105 ° F, e também são bastante resistentes à seca.
Solo:
O solo arenoso que não retém água é ideal para o cultivo de cajueiros. Essas árvores não podem suportar a água acumulada ao redor das raízes e, portanto, não podem crescer em solos argilosos.
Os fertilizantes que contêm nitrogênio e fósforo são bons para a planta, especialmente antes que as plantas tenham flores. Além dos fatores acima, você também deve garantir que a planta que você está cultivando esteja protegida de ventos fortes.
Quando você perceber que as maçãs do caju mudaram de cor rosa escuro ou vermelho e a casca ficou mais escura, saiba que chegou a hora da colheita. Uma vez que os frutos são colhidos, as nozes devem ser secas e armazenadas.
As castanhas processadas comercialmente são submetidas a várias etapas para obter o caju comestível, que é então embalado e comercializado. Os cajueiros podem atingir uma altura máxima de 40 pés e produzem um rendimento máximo somente após o sétimo ano.
Fertilizantes:
Nós não recomendamos o uso de um fertilizante antes de plantar, pois você pode usar os resíduos orgânicos e o estrume de animal.
Por favor, note que no que se refere a Como Plantar Caju, esta planta é exigente em termos de zinco; portanto recomendamos a aplicação de nutrientes de zinco ao solo ou substrato.
Como Plantar Caju Passo a Passo:
Passo 1:
O solo arenoso garante a falta de registro de água. Evite terra à base de argila e qualquer tipo de solo que você usar, certifique-se de que ela permite a irrigação de fluxo livre, já que o registro de água pode causar danos à árvore.
Compre sementes de caju especificamente para o cultivo de lojas de jardinagem. Os cajus vendidos para consumo, mesmo os crus, não são viáveis porque sua casca protetora foi removida.
Passo 2:
Plante suas sementes a 10 centímetros de profundidade para abrir espaço para a expansão das raízes. Se você plantar várias árvores, plante-as a 9 m de distância de cada uma para garantir espaço adequado para o crescimento.
Usando a semente mais fresca possível irá fornecer os melhores resultados para plantar assim que você se apossar dela.
Passo 3:
Certifique-se de que sua árvore tenha acesso a pelo menos 6 horas de sol por dia. Os cajueiros prosperam em climas quentes e ensolarados e, se a árvore não receber muita luz solar, ela crescerá lentamente e, eventualmente, poderá nem mesmo florescer.
Passo 4:
Regue a árvore uma vez por semana enquanto ainda é jovem. Isso é para garantir que o sistema radicular se desenvolva adequadamente. Depois de amadurecer, regar a árvore uma vez por semana durante o verão e não regar no inverno, pois o excesso de água pode resultar na morte da árvore.
Passo 5:
Fertilize sua árvore uma ou duas vezes por ano. Os cajueiros não precisam de muita fertilização, mas se você decidir usar um fertilizante, ele deve conter os seguintes ingredientes:
- Azoto;
- Zinco (uma vez que os cajueiros podem ser deficientes em zinco);
- Fósforo.
Passo 6:
Apoie a árvore com uma estaca. Isto é particularmente importante enquanto a árvore é jovem e se você vive em um clima ventoso. Sem isso, é possível que a árvore seja derrubada e morra.
Cuidados Pós Plantio:
Assim como com qualquer outra planta, plantar um caju sozinho não é suficiente. Para garantir que sua árvore permaneça saudável e cresça adequadamente, você precisa dar alguns passos.
As árvores cultivadas a partir de sementes começam a dar frutos depois de três anos, enquanto as cultivadas a partir de enxertos, dão frutos dentro de 18 meses.
Dicas:
- Regue as árvores regularmente (pelo menos uma vez por semana) até amadurecerem. Isso ocorre porque a planta precisa de água adequada até o momento em que seu sistema radicular esteja totalmente desenvolvido.
- A fertilização também é essencial para o crescimento adequado das árvores. Use um fertilizante que seja composto de nitrogênio, fósforo e potássio e fertilize as árvores quando elas florescerem e novamente quando as frutas começarem a aparecer.
- As árvores jovens são tenras e, por isso, é recomendável que você as amarre em estacas de madeira para apoio.
- Os cajueiros são propensos à deficiência de zinco; portanto, use um spray de zinco regularmente.
- Podar as árvores regularmente para remover galhos mortos e doentes, se houver.
Colheita:
Quando as castanhas de caju se formam, elas aparecem crescendo no fundo de uma grande fruta inchada. A fruta, chamada caju, não é realmente uma fruta, mas na verdade é a extremidade inchada do caule logo acima da castanha de caju.
Cada caju é combinado com uma única noz e o efeito visual é bem bizarro. Os cajus e as nozes se formarão no inverno ou na estação seca.
A colheita de cajus pode ocorrer cerca de dois meses após a fixação da fruta, quando o caju assume um tom rosa ou vermelho e a castanha fica cinza. Alternativamente, você pode esperar até que a fruta caia no chão, quando você souber que está madura.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Caju em Casa:
Receita Deliciosas Usando Caju:
Biscoito de Caju:
INGREDIENTES:
- 1/2 Xícara de manteiga, amolecida;
- 1 Xícara de açúcar mascavo;
- 1 Ovo grande;
- 1/2 Colher de chá de extrato de baunilha;
- 2 Xícaras de farinha de trigo;
- 3/4 Colher de chá de fermento em pó;
- 3/4 Colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1/4 Colher de chá de sal;
- 1/3 Xícara de creme azedo;
- 1-3 / 4 Xícaras de caju picado.
GEADA:
- 1/2 Xícara de manteiga, em cubos;
- 3 Colheres de sopa de creme meio a meio;
- 1/4 Colheres de chá de extrato de baunilha;
- 2 Xícaras de açúcar de confeiteiro;
- Metades de caju, opcionais.
MODO DE PREPARO:
- Em uma tigela, adicione o creme de manteiga e açúcar mascavo. Bata o ovo e baunilha;
- Combine os ingredientes secos;
- Adicione alternadamente com creme azedo a mistura desnatada.
- Junte os cajus. Deixe cair por colheres de sopa em assadeiras untadas;
- Asse a 375 ° por 8-10 minutos ou até dourar levemente. Esfrie em uma grade;
- Para fazer o glacê, manteiga levemente marrom em uma panela pequena.
- Retire do fogo e deixe esfriar um pouco;
- Adicione o creme e a baunilha;
- Bata no açúcar de confeiteiro até ficar homogêneo e grosso;
- Bolinhos de geada; cubra cada um com uma metade de caju, se desejar.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Caju em Casa.