Como plantar

Como Plantar Calêndula em Casa

Por Alan costa, em 14/01/2021
como plantar calendula
Como plantar calêndula em casa seguindo esses simples passos e veja também como ocorre o plantio, cultivo e colheita dessas flores.
Esta planta tem uma gama muito ampla de benefícios medicinais, além disso, também serve como proteção de certas culturas e, portanto, está na moda em jardins, hortas e pomares orgânicos.
como plantar calêndula

Além disso, a calêndula é uma fonte de muitas propriedades benéficas para a saúde em geral.

nesse caso, acredita-se que esta flor apresenta propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, analgésicas, antifúngicas, calmantes, cicatrizantes, antialérgicas, antivirais, tonificantes da pele e bactericidas.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.

Conteúdo:

Benefícios da calêndula:

Como Plantar Calêndula

1. Ação anti-inflamatória:

A calêndula é usada para reduzir inflamações que são geradas na boca, também é boa para curar faringite e piorreia, é um ótimo antídoto caseiro para amigdalite e úlceras no duodeno ou no estômago.
Além disso, para obter esses benefícios é necessário gargarejar com uma infusão fria ou quente várias vezes por dia. A mucilagem presente na planta irá acalmar e suavizar o tecido inflamado.

2. Saúde dos olhos:

Use a compressa das folhas de calêndula para combater os sintomas de olhos vermelhos ou cansados, devido à exposição à tela do computador ou TV, sol ou agentes irritantes, como fumaça.

Além disso, ela permite combater a conjuntivite e as inflamações oculares, pois tem propriedades antibacterianas e antivirais.

3. Fungicida efetivo:

Calêndula é um potente fungicida, sendo um dos antídotos domiciliares para os fungos mais antigos existentes. Além disso, o extrato de calêndula é usado para curar o fungo da pele e o chamado “pé de atleta”.

Você também pode aplicar um algodão embebido em chá de calêndula na área afetada.

4. Alivia os sintomas de problemas digestivos:

Tomar uma infusão de calêndula é um ótimo antídoto para aqueles que sofrem de problemas como úlceras, gastrite, vômitos, indigestão e outros problemas relacionados.

Isso ocorre porque essa planta contém proteínas que tratam inflamações. Além disso, a calêndula tem efeitos coléricos, isto é, estimula a saída da bile para o trato digestivo, melhorando, assim, os processos de digestão.

Por esta razão, é aconselhável ingerir um chá feito com uma colher de calêndula por xícara de água após as refeições.

4. Regula o Ciclo menstrual:

Além disso, as flores de calêndula servem para prevenir e tratar os espasmos produzidos durante o período menstrual.

Isso ocorre porque elas são ricas em flavonoides, que têm a capacidade de reparar vasos sanguíneos e progredir na circulação sanguínea.

Também serve para tratar amenorreia e regras irregulares. Além disso, o óleo essencial de calêndula é muito bom como um fungicida, por isso pode ser usado em certas infecções vaginais, como é o caso de candidíases.

Veja neste vídeo mais benefícios da calêndula:

Como plantar calêndula em casa:

1. Clima:

A calêndula é uma planta que prefere climas quentes e temperados, mas tolera temperaturas baixas até chegar abaixo de zero.

2. Irrigação:

Quanto a irrigação, essa tem que ser tão regular quanto possível no início da sua cultura. No entanto quando a planta já estiver grande e com flores, não é necessário tanta regularidade com a rega.

3. Solo:

calêndula como plantar

Além disso, a calêndula é uma planta que se adapta a muitos tipos de solo, mas se o solo tiver uma baixa drenagem, a melhor coisa a fazer é adaptar uma zona para ela com pedras ou qualquer sistema que facilite a drenagem, pois a planta não tolera solo alagado.

4. Plantio:

O cultivo da planta de calêndula ocorre semeando suas sementes diretamente no solo, ou através de mudas adquiridas em viveiros.
Contudo ressaltamos que essa planta se expande com muita facilidade, tornando-se invasiva as vezes, assim, em alguns caso, não é preciso criar semente.
Porém a calêndula é tão linda e benéfica, que geralmente nosso desejo é deixá-la crescer na maioria dos lugares.
como plantar calêndula em casa
A melhor temperatura para o plantio é entre 18 e 23 ° C com uma irrigação diária, além disso, plante as sementes com cerca de 1 a 2 cm de profundidade.
Lembre-se que mesmo tendo uma taxa de germinação muito alta ainda é recomendo colocar várias sementes para garantir um germinação correta.
Veja no vídeo mais detalhes sobre como plantar calêndula em casa:

Receita de salada de arroz negro com calêndula:

Receita com calêndula

Ingredientes:

  • 250 g de arroz negro;
  • 60 pétalas de calêndula;
  • 200 g de tomate seco e fresco;
  • 30 ml de azeite;
  • 30 ml de vinagre;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • 10 folhas de manjericão fresco.

Modo de preparo:

  • Em primeiro lugar, cozinhe o arroz negro com 50 pétalas de calêndula em água com sal a gosto.
  • Misture o arroz pronto e frio com os tomates secos.
  • Tempere com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta do reino.
  • Pique as pétalas restantes, junte com as folhas de manjericão e misture com o arroz.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades  dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje: Como Plantar Calêndula em Casa.  
Sair da versão mobile