Dicas de Como Plantar Cebolas Grandes em Casa também conhecida popularmente como legumes, a cebola juntamente com outros vegetais com a batata-inglesa, o alho e o inhame são classificados pelos botânicos como caules.
Sendo assim, a cebola é um dos caules mais populares e uma aliada essencial na cozinha, uma vez que é um dos principais ingredientes de uma grande variedade de pratos.
Além disso, quando se trata de cultivar cebolas, não são necessários muitos cuidados, pois a planta requer pouco espaço e tem um período de crescimento curto.
Todos essas são excelentes razões para cultivar a cebola em sua horta caseira e colher muitas cebolas frescas de sua própria plantação.
Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre as Dicas de Como Plantar Cebolas Grandes em Casa e ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplica-las você terá belíssimas cebolas em sua casa.
É hora de começar a plantar cebolas em sua horta caseira, nós lhe daremos algumas dicas para obter cebolas grandes e gastar o mínimo de água possível.
Conteúdo:
Dicas de Como Plantar Cebolas Grandes em Casa:
1. Seleção de Sementes:
Inicialmente você deve fazer a seleção das sementes, sendo que isso depende de uma série de condições, pois dependendo de onde irá plantar a planta de cebola você deve levar em conta uma série de parâmetros para escolher sementes e variedades:
Um dos parâmetros é a quantidade de dias para a germinação das sementes, pois há umas que precisam de 12 horas de luz para poderem germinar em poucos dias e outras precisam de 16 horas de luz nos dias longos. Além da luminosidade, você precisa escolher quais cebolas deseja plantar, sendo que você pode escolher entre as cebolas brancas, amarelas e avermelhadas.
Outro aspecto a levar em consideração é as variedades de sementes resistentes a pragas, as sementes verdes têm alguns tipos de desvios.
Como o processo de germinação de sementes requer mais trabalho, basta comprar mudas e plantá-las diretamente na terra, porque elas são baratas e se desenvolvem mais rápido do que as sementes.
2. Plantio:
Para o plantio, cave uma cova com as seguintes dimensões 40×20 cm, além disso, mantenha uma distância de 40 cm entre linhas e 20 cm entre as plantas de cebolas e também de outros vegetais.
Há muitos agricultores que deixam 10 cm de distância entre uma planta e outra, mas a proximidade pode danificar suas cebolas, uma vez que elas não terão espaço suficiente para se desenvolverem.
3. Irrigação:
A planta de cebola é bastante sensível a mudanças na umidade do sol, sendo assim a rega deve ser moderada, além disso, o melhor sistema de irrigação para a rega é o de gotejamento.
Contudo, no momento de plantio das mudas você deve fazer uma boa rega no chão para permitir que a terra fique adequada para a planta. No entanto, se o lugar onde você for plantar a planta de cebola é seco, faça a rega 2 dias antes do plantio para deixar o solo propicio para a planta.
Somado a isto, é necessário que você esteja consciente do tempo, se você perceber que irá chover, ou se estar no período de inverno, não é necessário irrigar muito. O ideal é que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado, estas são as condições ideais para as cebolas.
Por fim, 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.
4. Controle de Plantas Adventícias:
As cebolas não perdem muitas folhas, além disso, elas podem ser tampadas por algumas plantas adventícias, sendo assim, um dos benefícios do sistema de irrigação por gotejamento é que, com uma superfície mínima de água crescerão menos plantas adventícias.
Contudo, se estiver no período de inverno ou você residir em um local que chove com frequência, a dica é usar algum tipo de enchimento ou cobertura de malha, para evitar o crescimento dessas plantas.
5. Fertilização:
As cebolas não devem ser plantadas no solo que foi fertilizado recentemente, porque tendem geralmente a se desenvolver melhor em solos mal fertilizados, mas com a desvantagem que o bulbo que cresce é menor.
Assim uma boa ideia seria plantar cebolas em um solo, onde foi fertilizado com estrume há mais ou menos 1 ano, ou plantar em um local onde já tenha sido cultivado um planta leguminosa (como o feijão, por exemplo), pois isso significará que o solo terá o nitrogênio necessário.
Cebola precisa de nutrientes para o seu desenvolvimento adequado, veja na sequência:
- Nitrogênio: é muito importante porque influencia no tamanho do bulbo, mas não é recomendado passar diretamente no bulbo, porque o bulbo se torna aquoso.
- Fósforo: está relacionado com a consistência da cebola, realmente não precisa de muito, mas vai ser bom no momento de armazenar as cebolas.
- Potássio: a planta precisa muito desse elemento, porque promove o desenvolvimento e o açúcar do bulbo.
- Cálcio: não é necessário fornecer, caso o terreno já forneça.
Veja no Vídeo mais Detalhes sobre Como Plantar Cebola em Casa:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, 5 Dicas de Como Plantar Cebolas Grandes em Casa.