Como Plantar Cenoura em Casa, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a Cenoura é um dos vegetais mais conhecidos em todo mundo. As cultivadas mais normais têm raízes primárias de cor laranja, porém existe também cenouras amarelas, brancas, vermelhas e roxas. Quanto à forma, o vegetal pode ser cilíndrico, arredondado ou cônico.
Além das raízes primárias, que são ingeridas cruas ou são usadas em muitos tipos de receitas culinárias, as folhas das Cenouras ainda podem ser consumidas, embora seu consumo seja menos normal, pois têm um sabor forte.
A Cenoura provavelmente é originária do Afeganistão e do Irã. Ela foi primeiramente cultivada por suas sementes e folhas aromáticas, depois surgiram as cultivares com menos fibrosas e raízes mais grossas.
Uma grande parte das variedades de Cenouras são resistentes a pragas e doenças, e também são uma boa safra de final de estação que pode tolerar a geada. Na verdade, elas preferem ser cultivadas durante as extremidades mais frias da estação de crescimento – outono e primavera.
Se há um desafio para cultivar Cenoura, é só ter terra que não é muito pesada – caso contrário, você vai acabar com cenouras redondas e raquíticas! A maioria das variedades de Cenoura precisa de um solo profundo e solto que lhes permita crescer sem dificuldade.
Conteúdo:
Clima:
As Cenouras crescem melhor com temperatura entre 16°C e 22°C, embora existam cultivares adaptadas a temperaturas um pouco mais elevada. A temperatura para o plantio deve ser de pelo menos 7°C, porém, plantas bem desenvolvidas podem aguentar baixas temperaturas, pois as raízes sobrevivem mesmo quando a folhagem morre, e assim as plantas rebrotam quando a temperatura volta a se elevar na primavera. Contudo, temperaturas acima de 30°C podem danificar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.
Luminosidade:
Vale ressaltar que as Cenouras crescem melhor em condições de luminosidade alta, com sol direto, porém tolera crescer na sombra parcial desde que a luminosidade seja agradável.
Irrigação:
Irrigue quando necessário para manter o solo levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.
Plantio:
As sementes do vegetal devem ser semeadas na horta, pois a Cenoura normalmente não suporta bem o transplante. A profundidade para Plantar Cenoura pode ser de até 0,5 cm a 1 cm. A germinação geralmente acontece entre uma e três semanas.
O espaçamento indicado para Plantar Cenoura varia conforme a cultivar e as condições de cultivo, mas a maioria das cultivares com raízes cônicas ou cilíndricas podem ser cultivadas com um espaçamento de 15 a 30 cm entre as linhas de plantio e 5 a 10 cm entre as plantas. Para as cultivares com raízes arredondadas o espaçamento entre as linhas de plantio pode ser de 15 a 30 cm, com 5 cm entre as plantas.
Muitas cultivares de Cenoura podem ser cultivadas em vasos e jardineiras. As cultivares com raízes arredondadas são as mais adequadas, mas cultivares com outros formatos também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras, desde que estes tenham uma altura superior ao tamanho médio da raiz da cultivar que será plantada. O solo no recipiente deve ter uma profundidade pelo menos 5 cm maior que o tamanho médio da Cenoura que será colhida.
Colheita da Cenoura:
O começo da colheita depende da variedade cultivada de Cenoura, e pode acontecer entre 60 e 120 dias quando o cultivo ocorre em condições ideais. Não retarde muito a colheita, pois as raízes vão se tornando fibrosas e ficam com um sabor menos agradável. Para ter Cenouras frescas continuamente, plante-as a cada duas ou três semanas.
As folhas mais jovens do vegetal têm melhor sabor. As folhas também podem ser colhidas quando necessário em plantas já bem desenvolvidas, mas a colheita excessiva de folhas pode prejudicar
o crescimento da raiz.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como plantá-los.