Como Plantar Cheflera
Como Plantar Cheflera em casa é fácil, pois a cheflera é uma planta que suas folhas são muito decorativas, em forma de mão e brilhantes. A planta é pouco exigente e é comprovadamente capaz de melhorar o clima da sala.
Funciona praticamente como um ambientador natural. Em condições ideais, esta planta pode atingir uma altura considerável de até 4 m.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar cheflera em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Perfil da cheflera:
Pedido: Apiales
Família: Araliaceae
Gênero: Schefflera
Nome alemão: Strahlenaralie
Nome científico: Schefflera JRForst. & G.Forst
Espécie: cheflera arboricola
Origem: Taiwan e sul da China
Altura média quando mantida como planta de interior: 30 – 180 cm
Folhas: caule longo, coriáceo, verde-laca
Período de floração: julho a outubro, raramente forma pequenas flores amarelas
Fruta: frutas de caroço pequenas e globulares
Esta linda planta da casa cresce lateralmente como um arbusto perene, às vezes trepando ou como epífita. Originária de Taiwan e Hainan, a planta produz flores vermelhas coloridas em seu habitat natural. Quando guardado na sala de estar, normalmente não floresce.
Além de sua bela aparência, cheflera também pontua como ambientador. As folhas não apenas liberam oxigênio, mas também absorvem poluentes como benzeno e formaldeído. Cultivar esta planta é muito fácil, se você prestar atenção a algumas coisas.
Como plantar cheflera:
O melhor lugar para cheflera é um lugar claro a semi-sombreado e sem correntes de ar. A exposição ao sol direto deve ser evitada.
Durante o verão, um sombreamento adequado pode ser útil, caso contrário, existe o risco de queimaduras. Por outro lado, algum sol pela manhã e à noite são favoráveis para esta planta.
Durante climas quentes também pode ser colocado em um local ensolarado ao ar livre, na varanda ou terraço.
As temperaturas entre 15 e 20 ° C são perfeitas para o cheflera. No entanto, não devem ser expostos a temperaturas inferiores a 12 ° C, pois pode causar a perda de folhas.
Para um crescimento uniforme e reto, as plantas devem estar sempre voltadas para a luz. Caso contrário, a copa das folhas do lado que está voltado para a luz pode ficar mais fina, enquanto o outro lado tem folhas próximas.
Solo:
O solo tradicional do centro de jardinagem ou centro de construção é apenas parcialmente adequado para esta planta, uma vez que não atende adequadamente aos requisitos de cheflera.
A melhor solução é misturar um substrato consistindo de 4 partes de argila, 2-3 partes de solo, 1 parte de lavalit, grânulos de lava ou cascalho de pedra-pomes e 0,5 partes de areia de quartzo.
O valor do pH deve ser ligeiramente ácido e deve estar entre 6,0 e 6,5. Este valor pode ser ajustado adicionando mais ou menos solo arável com um pouco de argila. Se isso parece muito complexo, cheflera também pode ser mantido em hidroponia.
Como regar:
A cheflera não gosta muito seca ou muito molhada. Isso se aplica tanto à rega quanto à umidade.
- Durante o crescimento, de abril a setembro, despeje moderadamente;
- Permitir que a camada de substrato superior seque a uma profundidade de aproximadamente 2 cm antes de cada vazamento;
- Despeje até que as primeiras gotas saiam dos orifícios de drenagem;
- Remova a água da montanha-russa após alguns minutos;
- Evitar alagamento;
- O substrato nunca deve secar;
- Um substrato muito seco aparece em folhas marrons secas;
- Um substrato muito úmido causa putrefação e perda de folhas;
- Borrife a planta com frequência se o ar estiver muito seco;
- Uma umidade de 60-70% é uma vantagem;
- Use água morna para pulverizar e regar.
Para preservar o brilho das folhas, é aconselhável passar um pano úmido de vez em quando. Amostras maiores podem ser colocadas na banheira ou chuveiro e efervescidas com água morna, que tem o mesmo efeito.
Fertilizante:
Para fornecer os nutrientes necessários à cheflera, ela deve ser fertilizada da primavera ao outono. Para este propósito, um fertilizante dosado normalmente é usado uma ou duas vezes por semana.
Pode ser um fertilizante líquido que é adicionado à água de irrigação, um fertilizante comercialmente disponível para plantas verdes ou flores, por isso, aproveite e aprenda como plantar cheflera.
Bem como hastes de fertilizantes especiais ou fertilizantes orgânicos, por exemplo, aparas de chifre. Se a planta acabou de ser replantada, o fertilizante não é necessário nas próximas 8 semanas.
Corte da cheflera:
Cheflera parece a mais abundante e exuberante, quando há várias plantas colocadas em um vaso. Apesar de tudo, para um crescimento espesso e para combater a altura, recomenda-se ocasionalmente um corte nas costas.
Se a planta crescer sem ser perturbada, pode logo parecer careca e surrada. A melhor época para o corte é a primavera, o mais tardar em maio.
- Brotos longos podem ser encurtados em dois terços;
- O corte ocasional das pontas dos brotos promove o crescimento de novos brotos laterais;
- Sempre corte acima dos botões de folhas;
- As juntas com nós no tronco formam vários novos brotos;
- Cortar inflorescências antigas, se houver;
- Remover regularmente partes doentes e debilitadas da planta.
Esta planta também tolera um corte radical. As mudas que sobraram podem ser usadas para cultivar nova cheflera. Se ainda for jovem e se mais plantas forem cultivadas em um vaso, os brotos podem ser torcidos juntos.
Isso os torna visualmente atraentes. No entanto, você deve usar luvas ao manusear esta planta, pois todas as partes da planta são venenosas. É muito importante saber quando crianças pequenas e animais de estimação moram em sua casa.
Reprodução da cheflera:
A propagação desta planta de interior pode ser realizada com o uso de estacas terminais, estacas de folhas ou estacas de caule, bem como sementes.
Embora a propagação com estacas geralmente mostre sucessos rápidos, pode levar vários meses até que as primeiras mudas apareçam após a semeadura.
Caules:
- As estacas são cortadas na primavera entre janeiro e março ou no final do verão;
- Em condições perfeitas o enraizamento é bastante rápido;
- Cortes terminais são cortados das pontas;
- As estacas do caule são cortadas da parte central arborizada do eixo do caule;
- Eles devem ter cerca de 10-20 cm de comprimento
- As folhas na parte inferior são removidas e 3 ou 4 folhas são deixadas no corte;
- As estacas do caule são cortadas diretamente sob um nó;
- O enraizamento pode ser feito em um copo de água mole ou solo;
- Para isso coloque o corte de 3-5 cm de profundidade em uma mistura de turfa e areia;
- Umedeça o substrato e mantenha-o uniformemente úmido;
- Em caso de enraizamento em um copo d’água, acrescente um pouco de cinza de carvão;
- Isto é para prevenir o apodrecimento;
- Dependendo da temperatura ambiente e da luz, o enraizamento leva de 4 a 12 semanas.
Mudas:
Assim que as mudas formarem raízes no copo d’água, elas podem ser plantadas. As estacas enraizadas no solo são replantadas assim que crescerem cerca de 3-5 cm.
Quando atingem um tamanho de cerca de 10 cm, as plantas jovens podem ser fertilizadas pela primeira vez. Claro, a rega não deve ser negligenciada.
Geralmente o cultivo em vasos é preferido, pois as raízes finas são muito sensíveis e podem ser prejudicadas durante o plantio, por isso, aproveite e aprenda como plantar cheflera.
Folhas:
- Use apenas folhas saudáveis e fortes da cheflera;
- Os cortes de folhas devem manter o pedúnculo; é aqui que as raízes são formadas;
- Use uma faca afiada para cortar uma tira fina na extremidade inferior do caule;
- Em seguida, coloque o corte de folhas com cerca de 1 cm de profundidade em uma pequena panela que é; preenchida com solo de cultivo;
- Umedeça o substrato e mantenha-o uniformemente úmido;
- Filme permeável à luz pode apoiar enraizamento;
- Remova o filme diariamente por um tempo para garantir a ventilação;
- O enraizamento ocorre após aproximadamente 3 meses.
Sementes:
Entre fevereiro e março ou julho, as sementes são semeadas em vasos de semeadura ou em estufa interna, utilizando solo ou composto habitual.
O substrato deve ser mantido uniformemente úmido até que a germinação ocorra. A temperatura do solo deve ser de cerca de 25 ° C.
Quando as mudas são grandes e fortes o suficiente, podem ser separadas e colocadas em vários vasos. Se você não quiser separá-los, pode semeá-los em pequenos vasos, nos quais as mudas jovens podem ser cultivadas por um curto período de tempo.
Doenças:
Podridão radicular:
Embora cheflera seja muito robusto e geralmente não muito sujeito a doenças, ele pode ser infectado com podridão de raiz.
Esta é uma infestação por fungos, que é alimentada por muita umidade e, na pior das hipóteses, pode levar à morte da planta, por isso, aproveite e aprenda como plantar cheflera.
Os sinais de podridão da raiz podem ser, por exemplo, folhas amarelas, um cheiro podre do substrato, um substrato úmido, bem como raízes e brotos pretos.
Se você detectar podridão da raiz, você deve reagir imediatamente, para salvar a planta. Você tira a planta do vaso, remove todo o solo e todas as raízes e partes da planta podres.
Pragas:
Cochonilhas:
Na maioria dos casos, o aparecimento de pulgões, cochonilhas ou cochonilhas é o resultado de condições de cultivo desfavoráveis.
Os insetos cochonilhas são reconhecidos por suas pequenas marcas marrons e melada pegajosa, a secreção desses insetos, por isso, aproveite e aprenda como plantar cheflera.
A fim de eliminar a infestação, cada inseto pode ser espalhado com uma mistura de sabão lubrificante e álcool ou você pode tratar a planta com caldos de plantas.
Espécies benéficas como moscas ichneumon, insetos predadores, hoverflies ou lacewings também podem ser úteis, uma vez que se apaixonam por esses parasitas.
Pulgões e cochonilhas:
Pulgões e cochonilhas também são geralmente o resultado de um crescimento defeituoso. Um ataque de pulgões muitas vezes pode ser eliminado ou pelo menos reduzido por um poderoso jato de água.
Os percevejos podem ser reconhecidos por seus pequenos fios brancos, semelhantes a algodão, com os quais se cercam.
Eles podem ser eliminados esfregando-os com um toalhete com álcool ou usando seus inimigos naturais. Estes incluem crisopídeos, a joaninha australiana e a ichneumonfly Leptomastix dactylopii.
Ácaros de aranha:
Os ácaros e tripes pertencem aos maiores inimigos do cheflera. A causa de uma infestação geralmente é a deficiência de água.
Pulverizando as plantas com água com sabão diariamente, uma infestação geralmente pode ser eliminada sem quaisquer pesticidas adicionais.
Pulverizar a planta com uma solução de sabão de água e sabão de coalhada uma vez por semana geralmente evita a infestação de pragas.
Tripes:
Uma infestação por tripes ocorre principalmente quando o ar está quente e seco. Pode ser reconhecido por marcas de sucção de prata e pequenos fragmentos sob as folhas.
As plantas infectadas devem ser isoladas das demais e banhadas várias vezes com água morna. Para isso, o substrato deve ser coberto.
Além disso, tonturas naturais, como as crisálidas e produtos da árvore do nim, podem ajudar a eliminar uma infestação, por isso, aproveite e aprenda como plantar cheflera.
Cuidados com a cheflera:
Em comparação com outras cheflera é uma espécie mais graciosa com folhas ligeiramente menores, mas visivelmente variegadas.
Devido ao seu crescimento, encontra espaço suficiente mesmo em quartos pequenos. As instruções de cuidado a seguir devem explicar como cuidar desta planta adequadamente e quais erros devem ser evitados ao mantê-la.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar cheflera em casa.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar cheflera em casa.