Como Plantar Chuchu em Casa: em 11 passos simples
Como Plantar Chuchu em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o chuchu também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela é uma hortaliça-fruto, ou seja, uma fruta verde da categoria dos frutos, segundo a botânica.
O alimento possui baixa caloria e é rico em água e em fibras, por isso é ideal para ser incluído em dietas de emagrecimento, além desses nutrientes o chuchu também possui um conteúdo muito amplo de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Chuchu em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Chuchu:
O Chuchu é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Chuchu.
- Valor energético 17.0kcal;
- Carboidratos 4,1g;
- Proteínas 0,7g;
- Fibra alimentar 1,3g;
- Cálcio 11,5mg;
- Vitamina K 294 mg;
- Carotenóide 7,99 mcg;
- Vitamina C 10,6mg;
- Fósforo 17,7mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 7,2mg;
- Lipídios 0,1g;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 126,0mg;
- Zinco 0,1mg.
Benefícios do Chuchu:
Conheça os principais benefícios do chuchu para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Favorece a saúde dos ossos:
como você pode observar, no valor nutricional, o chuchu possui uma quantidade significativa de cálcio e fósforo, além de outros minerais essenciais para a saúde óssea.
2. Contra hemorragias:
A vitamina K no chuchu auxilia no processo de parar sangramentos de feridas, por isso o chuchu também auxilia na cicatrização de feridas.
3. Saúde dos rins:
O chuchu, devido o teor de água na sua composição, possui propriedades diuréticas, isso favorece a saúde dos órgãos do sistema urinário.
4. Melhora a saúde da pele:
Possui muitos antioxidantes, dentre eles a vitamina C , ideal para a saúde da pele.
5. Combate a constipação:
Devido a presença de fibras e água no fruto, esses dois componentes ajudam na formação do bolo fecal e na sua excreção.
6. Para diabéticos:
O chuchu tem baixo índice glicêmico e é rico em fibras, por isso é ideal para pessoas diabéticas.
7. Auxilia no emagrecimento:
O alto teor de fibras, liquido e as poucas calorias presentes no chuchu, favorecem o emagrecimento.
8. Saúde da visão:
Por possuir em sua composição componentes antioxidantes favoráveis a saúde ocular como o Carotenóide.
Veja no vídeo mais Benefícios do Chuchu:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do chuchu, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Chuchu em Casa.
Como Plantar Chuchu em Casa:
O chuchu é uma trepadeira herbácea, isso significa que o pé de chuchu se desenvolve muito bem podendo até cobrir outras árvores, além disso, não é difícil plantar chuchu basta seguir alguns simples passos.
1. Passo:
Incialmente você terá que obter algumas sementes de chuchu, trata-se do chuchu semente, isso porque será por meio dos brotos que surgirem nesse chuchu que irá nascer o novo pé da hortaliça-fruta.
Na hora de escolher o chuchu para dar origem aos brotos, opte por um bem maduro, com pequenas rachaduras na casca, além disso, é importante que ele tenha um pequeno broto na parte inferior, lembramos que é a partir desse broto que desenvolverá a nova planta.
Para obter os brotos, depois de adquirir o chuchu maduro coloque ele dentro de um pequeno jarro com água, em pé com a parte inferior voltada para cima. Após cerca de uma ou duas semanas os brotos já começaram a ser observados.
2. Passo:
Esse passo ensina quais as características ideias do local para o plantio do chuchu, assim, você deve escolher um local no seu quintal, jardim ou pomar, que seja fofo e rico em matéria orgânica. Caso o local não atenda essas características você mesmo pode arenar o solo e adubar com estercos de animais e matéria orgânica vegetal.
O local deve ter espaço suficiente para a árvore de chuchu crescer, além de ter uma cerca ou um carteiro para que a planta possa se agarrar, já que a planta de chuchu é uma trepadeira. Por fim, esse local deve ser estratégico para que a planta pegue tanto o sol como um pouco de sombra diariamente.
3. Passo:
Escolhido o local de plantio do chuchu, cave um buraco com tamanho suficiente para comportar o chuchu que você comprou maduro, você não irá plantar o chuchu nesse momento, esse buraco servirá apenas para soltar o solo (afofar), para que as novas raízes que saírem do chuchu possam penetrar na terra com mais facilidade.
4. Passo:
Agora você irá realizar o processo inverso, ou seja, deverá colocar a terra novamente por cima do buraco, como dito, esse processo servirá para afofar a terra e facilitar o posterior plantio do chuchu. Na hora de tampar o buraco, não aperte a terra, ela precisa ficar bem solta, oxigenada, pois isso não é necessário compactá-la.
5. Passo:
Nesse processo você irá apenas colocar o chuchu sobre a terra, sem plantá-lo, deite ele na terra como se estivesse colocando um bebê para dormir, coloque ele de lado, além isso, não precisa que a parte que nasceram os brotos esteja em contato direto com a terra.
6. Passo:
Após acomodar o chuchu na cova (buraco), cubra com terra mexida e fofa, realize esse processo sem apertar ou compactar a terra, apenas coloque a terra por cima do chuchu semente.
7. Passo:
Faça a rega com no mínimo 400 ml de água, jogue água em torno do chuchu plantado, realize a rega em espiral até chegar ao centro.
8 Passo:
Realize a rega diária do local de plantio do chuchu com bastante água, até você avistar seu novo pezinho de chuchu.
9. Passo:
Não use produtos químicos como inseticida para combater possíveis insetos que possam aparecer, porque os insetos são necessários para o processo de polinização das flores, além disso, como o uso de produtos químicos você não obterá um fruto saudável, uma vez que esses inseticidas podem afetar nossa saúde.
10. Passo:
Se sua planta ter um bom desenvolvimento e produzir frutos saudáveis e grandes, depois da frutificação não é necessário adubar, porém se você perceber que a planta estar seca e os frutos pequenos é necessário realizar a adubação novamente.
Para isso, você pode utilizar adubos comercializados, desde que eles sejam orgânicos, mas também você pode fazer seu próprio adubo caseiro usando estercos de animais e restos de matéria orgânica de vegetais.
Você pode fazer a adubação do chuchu uma vez por mês ou a cada 2 meses, se necessário, ao adubar a planta de chuchu, cave uma pequena vala em volta de toda a planta e coloque o adubo, em seguida cubra a vala com terra.
11. Passo:
Quanto a colheita, depois de 3 a 4 meses já é possível que tenha alguns chuchus para colher no seu pé de chuchu. Além disso, o período ideal para a colheita é quando você observar que as flores ficam em botões, isso ocorre quando estar faltando cerca de 14 dias para a colheita.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Chuchu em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Chuchu:
Chuchu refogado
Ingrediente:
- Cebola: ½ unidade;
- Chuchu: 1 unidade;
- Sal e pimenta: a gosto;
- Manteiga: 1 colher de sopa;
- Orégano desidratado: 1 colher de chá.
Modo de preparo:
- Comece tirando a casca do chuchu. Lave-o embaixo da torneira e seque para facilitar o manuseio.
- Corte o chuchu ao meio no sentido do comprimento. Depois vá cortando em gomos menores.
- Descasque e pique a cebola.
- Leve ao fogo uma panela com a manteiga. Quando ela derreter, coloque a cebola para refogar com um pouco de sal até ficar douradinha.
- Em seguida, adicione o chuchu, coloque todos os temperos, misture e deixe refogar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando.
- Agora é só desligar o fogo e se deliciar!
Suflê de chuchu simples:
Ingredientes:
- 4 chuchus descascados e cozidos;
- 2 colheres de sopa de maisena;
- 2 xícaras de leite;
- 4 claras em neve;
- 4 colheres de sopa de queijo ralado;
- 2 gemas;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- O primeiro passo para fazer o suflê de chuchu é bater as claras em neve.
- Depois, reserve. Enquanto isso, coloque no liquidificador os demais ingredientes e bata bem até obter uma mistura bem homogênea.
- Em seguida, acrescente as claras em neve à mistura no liquidificador e bata novamente. Feito isso, o próximo passo é untar um pirex com margarina e despejar a massa dentro.
- Leve-a para assar em forno médio pré-aquecido a uma temperatura de 180 °C pelo período aproximadamente 30 minutos.
- Desligue o fogo. Para saber se o suflê está pronto, fure a massa com um palito. Se ele sair sequinho, está pronto.
- Pode servir à vontade!
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Chuchu em Casa. Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Como Plantar Ervilhas.