Como Plantar Couve-de-Bruxelas em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a couve-de-Bruxelas é uma safra interessante para ser cultivada em horta no outono.
A mesma faz parte da família dos vegetais crucíferos tais como a couve, couve-flor e brócolis, são culturas que toleram e crescem melhor em climas não temperados, nesse caso plantá-las no final do verão ou outono será sempre uma boa escolha.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa hortaliça maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Couve-de-Bruxelas em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Couve-de-Bruxelas:
A Couve-de-Bruxelas é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Couve-de-Bruxelas.
- Proteínas: 2,55 g
- Gordura: 0,11 g
- Ácidos graxos saturados: 0,0273 g
- Carboidratos: g 6,69
- Fibra: 3,2 g
- Vitamina: B1 0,05 mg
- Vitamina: B2 0,06 mg
- Vitamina: B3 0,72 mg
- Vitamina: B5 0,27 mg
- Vitamina: B6 0,06 mg
- Vitamina: C 58,2 mg
- Vitamina: E 0,9 mg
- Cálcio: 36,2 mg
- Ferro: 0,1 mg
- Magnésio: 16,9 mg
- Fósforo: 65 mg
- Potássio: 324 mg
Benefícios da Couve-de-Bruxelas:
Conheça os principais benefícios da couve-de-bruxelas para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Desintoxicante:
Couve-de-bruxelas funciona como um poderoso desintoxicante, fornecendo suporte para o sistema hepático para alcançar este objetivo.
2. Prevenção do câncer:
Isto é porque esse vegetal é um excelente antioxidante. Seu antioxidante conhecido como indol é um composto extremamente saudável que desempenha um papel de protagonista para evitar a doença.
3. Ajuda na perda de peso:
Por ser rica em proteínas, possuir um baixo teor calórico, a couve de Bruxelas é um vegetal que é ideal para incluir em uma dieta para perda de peso. Além disso, ainda contém fibras que promovem a sensação de saciedade, isso também favorece o emagrecimento.
4. Oferece grandes benefícios digestivos:
O vegetal têm um alto teor de fibras, que são ideais para o bom funcionamento do sistema digestivo. As fibras ajudam nos movimentos peristálticos do intestino, regulam a passagem do bolo alimentar pelo intestino e também auxilia na formação e eliminação do bolo fecal.
5. Aumenta substancialmente a energia:
Sendo tão rica em enzimas e nutrientes a couve de bruxelas também é uma boa fonte de energia.
6. Pode promover a saúde dental e óssea:
A couve-de-bruxelas possui boa quantidade de cálcio, esse ajuda na manutenção da densidade óssea e na saúde dos dentes, ambos são beneficiados diretamente desde que absorvem todos os nutrientes e tornam-se visivelmente mais fortes.
Veja no vídeo mais Benefícios da Couve-de-Bruxelas:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da Couve-de-Bruxelas, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Couve-de-Bruxelas em Casa.
Como Plantar Couve-de-Bruxelas em Casa:
Couves de Bruxelas são variedades de couves, pertencente à família das crucíferas, onde outros tipos de brotos, tais como repolho e couve-flor são incluídos.
É cultivada em muitas partes do mundo durante o inverno, e devido a seus abundantes benefícios, você deve saber quando e como plantar couves de Bruxelas para ser capaz de consumir mais desse vegetal tão valioso.
Plantio:
Couve de Bruxelas, geralmente são cultivadas no outono, em climas frios.
Para obter seus brotos a planta exigirá 80 a 110 dias em temperaturas diurnas abaixo de 27 ° C e temperaturas de noite devem ser ainda menores.
Couves de Bruxelas são resistentes a geada e toleram temperaturas de até 6 ° C abaixo de zero. No entanto temperaturas muito quentes ou muito frias por muito tempo, pode fazer com que as couves de Bruxelas fiquem com um sabor amargo.
Além disso, os brotos que se desenvolvem durante a época de calor podem não se formar de forma compacta, sendo assim, os brotos são cultivados no final do outono ou inverno.
• Culturas de primavera.
Procure semear as sementes de 4 a 6 semanas antes da última data da geada, ou na primavera, nesse caso plante diretamente no jardim ou na horta 2 semanas antes da última geada.
• Culturas de Outono ou inverno
Se não estiver com temperaturas elevadas no verão e no outono, plante as sementes da couve-de-bruxelas ou o broto uns 90 dias antes do primeiro encontro de geada.
Em áreas onde as temperaturas são mais amenas, couve de Bruxelas pode ser plantada no Outono para colheita de inverno.
Localização:
Essa é uma planta que prefere sol pleno para seu crescimento, portanto certifique-se de cultivar a couve-de-bruxelas em um local que receba luz solar direta.
Solo:
Couves de Bruxelas crescem melhor em terras bem trabalhadas, ricas em matéria orgânica e com uma boa rega. Sendo assim, uma terra de areia é ideal para o cultivo de couves de Bruxelas, contudo você também pode adicionar um monte de adubo no solo antes de semear as sementes.
Além disso, o vegetal também se desenvolve melhor em um solo neutro com um pH na faixa de 6,5 a 7,5.
Espaçamento:
Semeie as sementes da Couve-de-Bruxelas a uma distância de 2 centímetros a cerca de 5-6 cm de distância. Se você iniciou cultivando as sementes da couve de Bruxelas no interior da sua casa você pode transplantá-las quando elas atingirem 12 centímetros de altura, que será normalmente após 4 a 6 semanas.
Além disso, você também pode realizar o cultivo em vasos, desde que ele possua dimensões que suporte o crescimento da planta.
Irrigação:
As plantas devem ser mantidas bem regadas especialmente no tempo seco ou muito quente. Além disso, para manter a umidade do solo adicione adubo em abundância, para a terra reter a água.
Fertilizantes:
Couves de Bruxelas precisam de cálcio, para fazer isso você pode adicionar cascas de ovos esmagadas no solo em torno da planta de couve de Bruxelas, isso vai fornecer a dose necessária para o seu crescimento.
Poda:
É importante remover as ervas daninhas que crescem ao redor da planta.
Colheita:
A colheita é feita em etapas, pois as couves de Bruxelas fornece uma produção em etapas que dura vários meses. Portanto, você não precisa plantar muitas plantas para obter uma colheita abundante.
Você deve colher os botões que são formados e têm um tamanho de mais de 3 cm de diâmetro. Os botões devem ser verde, pequeno, compacto e brilhante. Você pode cortá-los do tronco. Lembre-se que os brotos mais baixos amadurecem primeiro e devem ser colhidos antes das folhas se tornarem amarelas.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Couve-de-Bruxelas em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Couve-de-Bruxelas:
Couve de bruxelas ao alho e óleo:
Ingredientes:
- 1 kg de couve-de-bruxelas;
- 500 ml de água;
- 1 colher de chá de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 4 dentes de alho picados;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
- Lave bem a couve de bruxelas, retire as folhas amarelas e corte as pontas grossas.
- Leve a couve para ferver em uma panela com água e sal por uns 10 minutos.
- Escorra, corte ao meio e reserve. Então separe uma frigideira, adicione azeite, manteiga e aqueça.
- Refogue o alho por 1 minuto até dourar.
- Adicione a couve e deixe refogar por uns minutos.
- Sirva como acompanhamento.
Couve de bruxelas assada:
Ingredientes:
- 1 pacotinho de couve de bruxelas;
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâm
- sal a gosto;
- ico;
- 1 pitada de pimenta do reino branca;
- 1 pitada de orégano.
Modo de preparo:
- Lave bem a couve de bruxelas, retire as folhas, corte o talo de baixo e retire a parte amarelada.
- Corte em forma de cruz.
- Leve para ferver numa panela com água por 5 minutos.
- Elas devem permanecer firmes, mas não duras.
- Adicione água gelada para interromper o cozimento e dar uma crocância.
- Numa tigelinha coloque os demais ingredientes, mexa bem e pré-aqueça o forno.
- Disponha numa assadeira e leve para assar por 15 a 20 minutos.
- Quando estiverem coradas sirva com arroz integral e peixe.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Couve-de-Bruxelas sem Casa