Como Plantar Couve-Flor em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita
Como Plantar Couve-Flor em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a Couve-flor é uma planta considerada como um vegetal, que geralmente cresce em climas temperados ou frios, no entanto muitas culturas de couve-flor tem a capacidade de adaptar-se a primavera e ao verão. Apesar disso, esta planta não é capaz de tolerar temperaturas altas e baixas, ao contrário do repolho e couve.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa hortaliça maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Couve-Flor em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Couve-Flor:
A Couve-Flor é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Couve-Flor.
- Valor energético: 22.6 kcal=95
- Carboidratos: 4,5 g
Proteínas: 1,9 g - Fibra alimentar: 2,4 g
- Fibras solúveis: 0,1 g
- Cálcio: 17,8 mg
- Vitamina C: 36,1 mg
- Piridoxina B6: 0,1 mg
- Fósforo: 57,1 mg
- Manganês: 0,2 mg
- Magnésio: 12,0 mg
- Lipídios: 0,2 g
- Ferro: 0,5 mg
- Potássio: 256,0 mg
- Zinco: 0,3 mg
- Sódio: 3,4 mg
Benefícios da Couve-Flor:
Conheça os principais benefícios da couve-Flor para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
É anti-inflamatória: por causa do omega-3 ácidos graxos e vitamina K em sua composição a couve-flor ajuda a prevenir a inflamação crônica, que leva a doenças como a artrite, dor crônica e de certas condições intestinais.
Aliada para Gravidez: couve-flor oferece uma boa quantidade de ácido fólico (B9), uma vitamina que é necessária para uma gravidez saudável. Deficiência de ácido fólico em mulheres grávidas pode levar a problemas tais como defeitos de nascimento e baixo peso ao nascer.
Rica em vitaminas do complexo B: além de ácido fólico, couve-flor também é carregada com outras vitaminas do grupo B tais como tiamina, riboflavina, ácido pantotênico e niacina.
Protege o coração: couve-flor protege contra doenças do coração de muitas maneiras. Ela contém alicina, que reduz a ocorrência de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, a couve-flor pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Ajuda na perda de peso: couve-flor é um alimento ótimo para incluir em sua dieta, porque é pobre em calorias, rica em fibras e pode ser usada em uma variedade de maneiras.
Veja no vídeo mais Benefícios da Couve-Flor:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da Couve-Flor, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Couve-Flor em Casa.
Como Plantar Couve-Flor em Casa:
Couve-flor é uma planta da família Brassicaceae, assim como o brócolis e couve. Além disso, é um vegetal que pode ser plantado em épocas diferentes, sendo assim você pode obter uma colheita constante durante todo o ano. Continue lendo para aprender a cultivar a couve-flor no jardim de sua casa.
Plantio:
Inicialmente para o cultivo da couve-flor ressaltamos que você deve cultivar as mudas para posteriormente transplantá-las para o local de cultivo definitivo. Esse processo é importante para a planta ter gomos que em seguida irão dar flores. A couve-flor precisa de um solo rico em nitrogênio, além de ser úmido, poroso, compacto e firme. Além disso, o pH ideal do solo é entre 6,5 a 7.
As sementes são semeadas normalmente em viveiros, vasos ou outros e as mudas geralmente são transplantadas, para sua localização final, quando as mesmas possuírem de 4 a 6 folhas. As sementes podem também ser semeadas diretamente no jardim, contudo, posteriormente retire o excesso de plantas para fornecer espaço para seu crescimento.
As sementes podem ser semeadas a uma profundidade de 1 cm e geralmente levam entre uma ou duas semanas para germinar.
Outra dica sobre como cultivar couve-flor é que a distância entre as linhas de lotação, deve estar entre 60 a 90 cm. Para as colheitas de verão este espaço é reduzido de 45 a 60 cm, enquanto em culturas de inverno exigem uma separação de 50 a 75 centímetros. Um intervalo de 15 a 40 cm entre as plantas pode ser usado para as culturas de mini couve-flor.
Se possível, use fertilizantes que torne o solo menos alcalino.
Dicas de Luminosidade e Irrigação:
A couve-flor, por ser uma plantar de estação fria, não é muito resistente à geada e ao calor, como outras espécies da família Crucífera. Nesse caso, exposição direta do sol faz com que a planta de couve-flor possa ter um gosto ruim, por isso é aconselhável que cubra as “flores”, com as folhas da planta mesmo, para impedir que isso aconteça.
A couve-flor desenvolve-se melhor numa temperatura entre 5 e 25 ° C. Quanto a irrigação, deve ser frequente durante o período de crescimento.
Contudo, a couve-flor deve ser irrigada com frequência, para manter o solo úmido, mas cuidado para não encharcar a planta. Tenha em mente que a colheita de couve-flor é muito sensível à falta de água.
Colheita:
O tempo para colher a couve-flor é variado e pode acontecer entre 60 a 280 dias após a semeadura de couve-flor, no entanto, isso irá depender do tipo de cultura e da forma de cultivo. Para colher a couve-flor verifique antes se ela possui um aspecto firme e com uma aparência compacta.
Quando surtos de brotos começam a espalhar, significa que já passou do ponto de colheita, resultando em uma couve-flor de baixa qualidade.
No ato da colheita corte o tronco da “flor”, mantendo as folhas que ajudam a proteger a cabeça, que é facilmente danificada. As folhas de couve-flor são colhidas junto com os brotos e também podem ser consumidas.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Couve-Flor em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Couve-Flor:
Lasanha de couve-flor
INGREDIENTES:
- 250 g de Couve-flor;
- 250 g de Brócolis;
- 200 g de Folhas de lasanha;
- 500 ml de Creme
- 3 Colheres de sopa de salsa picada;
- 200 g de Presunto defumado;
- 12 Tomates cereja;
- 200 g de Queijo cheddar.
MODO DE PREPARO:
- Pré-aqueça o forno a 180°;
- Cozinhe o brócolis e a couve-flor em água fervente por 5 minutos;
- Se estiver usando folhas de lasanha secas, que não necessitam de preparação prévia, deixe-as de molho em água quente por 10 minutos para amolecerem;
- Se você usar a massa fresca para lasanha, use as folhas como elas vêm;
- Agora misture o creme de leite com 3 colheres de sopa de água e ervas;
- Unte uma assadeira grande, coloque 1/3 das folhas de lasanha, metade da couve-flor e brócolis, metade de presunto, metade dos tomates, 1/3 de queijo e 1/3 de molho;
- Repita as camadas, terminando com uma camada de folhas de lasanha;
- Coloque o molho restante e polvilhe com queijo ralado;
- Asse por 40 minutos, em seguida aumente a temperatura para 190 ° e deixe até dourar;
- Sirva com pão.
Mini panquecas de couve-flor
INGREDIENTES:
- 500 g de Couve-flor;
- 2 Ovos;
- Salsinha;
- Sal e pimenta.
MODO DE PREPARO:
- Separe a couve-flor em pequenos pedaços e bata no liquidificador;
- Meça 2 e 1/2 xícaras de couve-flor, coloque-as em um recipiente para micro-ondas;
- Leve ao forno por 2 minutos, remova o recipiente e misture;
- Aqueça durante mais 2 minutos e misture novamente;
- Deixe a couve-flor esfriar e esprema bem. Tenha cuidado para não se queimar!
- Adicione os ovos, sal e pimenta a gosto;
- Mexa tudo até obter uma massa homogênea;
- Você pode adicionar suas especiarias ou ervas favoritas finamente picadas;
- Pré-aqueça o forno a 190°, coloque uma folha de papel manteiga sobre a forma;
- Coloque a massa sobre o papel formando pequenos círculos;
- Leve a forma ao forno durante 10 minutos;
- Em seguida, remova a forma e vire as panquecas;
- Retorne a forma ao forno por mais 5-7 minutos;
- Deixe esfriar um pouco;
- Aqueça uma frigideira seca e frite as panquecas levemente dos dois lados esmagando-as com um garfo;
- Você pode servir com qualquer molho ou creme.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Couve-Flor sem Casa.