Como plantar

Como Plantar Cúrcuma em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita

Cúrcuma

Como Plantar Cúrcuma em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a cúrcuma ou Açafrão é uma das especiarias mais potentes em  propriedades medicinais que já foi encontrada pelo homem.

Entre os benefícios da cúrcuma pode-se destacar suas propriedades antissépticas e antibacterianas que são excelentes para aplicação em feridas e a sua ação anti-inflamatória, que é muito eficaz no tratamento de doenças inflamatórias. Contudo,  em suma, foram encontradas mais de 600 usos medicinais para o açafrão que é eficaz para a saúde em geral.

Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa especiaria maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Cúrcuma  em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Valor Nutricional da Cúrcuma:

A Cúrcuma é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você está ingerindo ao usar essa especiaria.

  • Energia 354 Kcal;
  • Carboidratos 64,9 g;
  • Proteína 7,83 g;
  • Gordura Total 9.88 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Fibra dietética 21 g;
  • Folato 39 μg 10%;
  • Niacina 5,144 mg;
  • Piridoxina 1,80 mg;
  • Riboflavina 0,233 mg;
  • Vitamina A 0 IU;
  • Vitamina C 25,9 mg;
  • Vitamina C 25,9 mg;
  • Vitamina E 3,10 mg;
  • Vitamina K 13,4 μg.

Benefícios da Cúrcuma:

Conheça os principais benefícios da Cúrcuma para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Embeleza a pele: As propriedades positivas para a pele atribuída a cúrcuma incluem melhoria da pele oleosa, reduzindo as rugas e inflamação da face, prevenção da acne, inibição do crescimento de pelos faciais, eliminação de bactérias e vírus, esfoliação da pele e a eliminação da caspa.

Alivia problemas digestivos: Cúrcuma pode ajudar a digestão e reduzir  sintomas intestinais, combatendo sintomas de digestões pesadas, especialmente de alimentos ricos em gorduras, aliviando assim a azia, inchaço, ou gases.

Reduz a dor de artrite: Embora tem sido sugerido que as propriedades anti-inflamatórias naturais de cúrcuma podem aliviar os sintomas dolorosos da osteoartrite, artrite reumatoide e problemas semelhantes, tais como a síndrome do túnel do carpo, estudos sobre o assunto ainda não são conclusivos.

Protege o coração: Alguns estudos em animais sugerem que o cúrcuma pode prevenir a formação de placas de colesterol e coágulos sanguíneos, contribuindo assim para tratar a aterosclerose e outros problemas circulatórios.

Evita doenças neurodegenerativas: As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias atribuídas a cúrcuma podem ser benéficas para prevenir e reduzir os sintomas de doenças como a doença de Parkinson, demência de Alzheimer e esclerose múltipla.

Regula o ciclo menstrual: São atribuídos para o açafrão várias propriedades curativas relacionadas com a menstruação. Além de ajudar a normalizar os níveis hormonais e ciclos irregulares, a especiaria aumenta o fluxo e reduz a dor, que ocorre na síndrome pré-menstrual.

Veja no vídeo mais Benefícios da Cúrcuma:

Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios da Cúrcuma, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Cúrcuma em Casa.

Como Plantar Cúrcuma em Casa:

A cúrcuma é uma planta tropical não podendo ser cultivada em temperaturas inferiores a 15 ºC, porém ela deve ser posicionada em um lugar onde não receba luz solar intensa, a planta é perfeita para crescer dentro de casa ou em uma área com alguma sombra no jardim em climas temperados. Além disso, a planta de cúrcuma floresce no verão e leva pelo menos 10 meses para ser colhida após o seu plantio.

Após a colheita seus rizomas são removidos e fervidos. Em seguida, devem ser colocados para secar em um lugar fresco e seco.

A Cúrcuma não produz sementes, então vamos cultivar a planta a partir do rizoma.

Como plantar cúrcuma passo a passo:

1. Passo:

Inicialmente você deve saber onde comprar o rizoma para iniciar o plantio da cúrcuma,  sendo que ele pode ser encontrado em supermercados, feiras livres, lojas onlines, etc., contudo ressaltamos a importância de comprar o rizoma em lojas de produtos naturais, sejam elas onlines os físicas, pois isso significa que seu rizoma estará livre de produtos químicos nocivos.

No momento da aquisição do rizoma observe se as raízes tem pelo menos um sinal de “botões”, onde possa nascer a nova planta. Além disso, se o rizoma é maior do que a metade de sua mão você pode dividi-lo em dois pedaços. Se você não encontrar qualquer um que tem botões visíveis não se preocupe, deixe-os fora da geladeira e em poucos dias ou semanas os botões irão surgir.

2. Passo:

O processo de germinação da cúrcuma é semelhante ao da batata, você deve colocar o rizoma em um lugar com condições propicias para a criação de “novos brotos”

Para o processo de germinação da cúrcuma, você pode colocar os rizomas em um prato com água, basta adicionar um dedo de água no prato, em seguida você pode esperar a água secar e quando estiver seca, deixe uns dias sem água e acrescente água novamente.

Em épocas mais frias ou em áreas onde a água não evapora, não é recomendado a adição de água no rizoma, pois isso pode danificar o rizoma.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma

3. Passo:

Após a germinação, você pode optar por cultivar o açafrão no interior de sua residência ou em seu jardim, contudo, se for cultivar no interior de casa, posicione o vaso de plantio em uma área luminosa, o cultivo da planta no interior de casa pode ser feito durante todo o ano, e principalmente durante o inverno. No caso, se você optar pelo plantio ao ar livre, é melhor germiná-lo em torno dos meses de março a abril.

O processo de germinação pode variar amplamente de acordo com a época e a umidade, além disso, também é importante levar em conta o estado de  dormência da planta ( que geralmente pode durar alguns dias ou até um mês). Após a germinação você pode transplantar a planta para o local de cultivo definitivo.

4. Passo:

A planta de cúrcuma pode crescer até 1 metro de altura, nesse caso a recomendação é que, ao optar por plantar em vasos, escolha um recipiente que suporte o crescimento da planta.

Escolha um recipiente que tenha uma largura de 40 cm e uma profundidade de cerca de 30 cm. Certifique-se de que o pote tem buracos para drenar a água da irrigação.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma _ Em vaso

Antes do plantio coloque uma primeira camada de pedras, 4 ou 5 pedras serão suficientes. Em seguida, adicione um substrato verde e uma parte de húmus em (proporção de 3 partes de substrato) e 1 de húmus. A terra deve ficar fofa e bem aerada. O pH mais adequado para a cúrcuma é entre 4,5 e 7,5.

Com o vaso preparado, faça um buraco em seu interior, introduz o rizoma e cobra-o com a terra, exceto o “botões” ou brotos. Deixe este descoberto pela terra. É por isso que no momento do plantio você deve posicionar o rizoma com os “brotos” da germinação votados para cima.

5. Passo:

Para plantar a cúrcuma ao ar livre a recomendação é que nos estágios iniciais, você faça um primeiro transplante para um vaso pequeno. Será mais fácil manter a umidade controlada e movê-lo de um lugar para outro, até que a planta esteja bem estabelecida. Uma vez que a planta já tenha um tamanho considerável e algumas folhas é a hora de realizar o transplante para o local de cultivo definitivo.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma _ Ao ar livre

Cuidados Essenciais na Hora de Plantar a Cúrcuma:

Umidade:

A planta gosta de um ambiente úmido, mas não encharcado. Vasos de terracota funcionam perfeitamente, especialmente em ambientes internos, uma vez que permitem uma melhor ventilação. Além disso, sempre opte por vasos com boa drenagem, ou seja, com furo na base.

Certifique-se de molhar a planta em dois e dois dias. A rega não precisa ser diária, mas deve-se manter a terra com umidade constante, além disso, não deixe o solo secar entre regas.

E lembre-se a planta precisa de umidade e não suporta bem seca. Na verdade, se você ver que os rizomas estão muito pequenos será certamente a falta de água.

Temperatura e Luminosidade:

A temperatura ideal para a planta é entre 18 e 35 ° C.

Quanto a luminosidade, posicione a planta em um local que receba pelo menos 6 horas de sol. Pois ela precisa de muita luz solar para crescer.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma _ Pé de Cúrcuma

Fertilizantes:

A planta gosta de solo rico em matéria orgânica, além disso, um excesso de fertilizante nitrogenado desenvolverá alguns rizomas. A melhor solução é usar o húmus de minhoca ou adubo em uma base regular.

Sendo assim, você pode está utilizando húmus de minhoca ou adubo orgânico diluído na irrigação por duas semanas. Ou ainda um punhado de húmus de minhoca sólido ou adubo sobre o substrato uma vez por mês.

Pragas e Doenças:  

A planta de cúrcuma geralmente não tem problemas de pragas. A única coisa que pode ocorrer durante o processo de germinação é o seguinte: não germinar, ocorrer a danificação (ferrugem) do rizoma, porém em ambos os casos, isso significará que o rizoma não estará em um estado de latência, mas sim muito seco, sendo inviável para germinar. Além disso, em ambos os casos, o que você precisa fazer é jogar fora os rizomas e tentar novamente com outro.

A colheita da Cúrcuma: 

O rizoma estará pronto para a colheita quando as folhas e o tronco da planta começarem a se tornarem marrons e secos, isso geralmente ocorre em torno de 7 a 10 meses após o plantio, que é quando ele começa seu período de latência. Mas não se preocupe, depois de alguns meses, a planta irá retornar a brotar novamente como se nada tivesse acontecido.

Como Plantar Cúrcuma
Como Plantar Cúrcuma _ Colheita

Para colher basta cortar os rizomas, esse processo é bem simples, você só tem que cavar um pouco de terra em torno da planta e cortar o pedaço que você deseja usar, começando com a parte mais externa. Use uma lâmina de barbear ou uma faca afiada e limpa.

A planta de cúrcuma é perene, portanto, se você cuidar bem dela, você terá uma planta por anos e anos.

Como armazenar a Cúrcuma:

Fresco:

Você pode congelar os rizomas ou mantê-los na geladeira em um recipiente hermético.

Em pó:

Para conservar o rizoma por um período maior de tempo, você pode fazer seu próprio açafrão em pó. Coloque os rizomas recém-lavadas em uma panela com água e leve-os para ferver. Cozinhe em fogo baixo até que você possa perfurá-los facilmente com um garfo (dependendo do tamanho da raiz, isto pode demorar 45 a 60 minutos ou mais). Escorra os rizomas cozidos e deixe esfriar um pouco. Em seguida, esfregue com os dedos para remover a pele.

Corte em fatias e deixe-os secar ao sol ou desidrate no forno com uma temperatura de 140 graus. Uma vez que o rizoma esteja desidratado, é muito fácil fazer o pó em um pilão, ou mesmo em um liquidificador potente.
A propósito, todo este processo é feito com luvas, caso contrário você vai acabar com os dedos amarelos

Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Cúrcuma em Casa:

Receitas Deliciosas Usando Cúrcuma:

Frango Com Cúrcuma

INGREDIENTES:

  • Peito de frango sem osso e sem pele;
  • Azeite de oliva;
  • Arroz branco;
  • Alecrim;
  • Cúrcuma;
  • Pimenta em grãos moída na hora.

MODO DE PREPARO:

  • Pegue o peito de frango e corte em cubos;
  • Tempere o peito de frango com sal, pimenta e alecrim, deixe descansar uns 15 minutos;
  • Pegue uma frigideira grande e coloque o azeite de oliva, deixe-o esquentar um pouco;
  • Coloque o peito de frango na frigideira e coloque bastante cúrcuma, e grelhe o frango;
  • Faça o arroz branco com azeite de oliva, sal, pimenta, alecrim;
  • Coloque o arroz e o peito de frango no prato e enfeite com folhas de alecrim e manjericão.
Frango Com Cúrcuma
Frango Com Cúrcuma

Ovos com cúrcuma

INGREDIENTES:

  • 1 Ovo orgânico;
  • 1 Fio de óleo de coco;
  • ½ Colher (chá) de cúrcuma;
  • Pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Numa frigideira, coloque um fio de óleo de coco, a cúrcuma e a pimenta do reino;
  • Quando estiver quente coloque o ovo e faça ele mexido, misturando todos os ingredientes.
Ovos com cúrcuma
Ovos com cúrcuma

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Cúrcuma em Casa.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.