Como Plantar Damasco em Casa
Como Plantar Damasco em Casa de uma maneira simples seguindo esses simples passos, veja como ocorre o plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o damasco conhecido também como abricó, não é encontrado fresco com muita frequência no Brasil, sendo mais comum sua comercialização desidratada. O fruto é pequeno, arredondado, com polpa e casca de coloração amarelas, mas também podem variar entre rosadas e alaranjadas.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Damasco em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Damasco:
O Damasco é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da Damasco seco.
- Água (%) 31;
- Calorias 238,46;
- Proteína (g) 3,85;
- Gordura (g) 0,77;
- Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 0,23;
- Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,08;
- Carboidrato (g) 61,54;
- Cálcio (mg) 45,38;
- Fósforo (mg) 116,92;
- Ferro (mg) 4,69;
- Potássio (mg) 1377,69;
- Sódio (mg) 10;
- Vitamina A (UI) 7238,46;
- Vitamina A (Retinol Equivalente) 723,85;
- Riboflavina (mg) 0,15;
- Niacina (mg) 3;
- Ácido Ascórbico (mg) 2,3.
Benefícios do Damasco:
Conheça os principais benefícios do Damasco para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Anemia:
O ferro presente no fruto é bastante importante no combate a anemia, além disso, o fruto ainda contém cobre que ajuda na absorção do ferro.
2. Perda de Peso:
Baixos em calorias, ricos em fibras, e fornecedores de saciedade os damascos são ótimos para quem quer perder alguns quilinhos.
3. Saúde da visão:
A vitamina A presente no damasco atua contra a cegueira noturna e evitar doenças como degeneração macular ou perda da visão, bastante frequentes em pessoas idosas.
4. Fortalece o sistema imunológico:
Os antioxidantes, presentes nos frutos de damascos são fundamentais no combate aos radicais livres causadores de inúmeras doenças.
5. Saúde do coração:
As fibras auxiliam na redução do colesterol ruim e aumento do bom colesterol, por isso ao consumir damasco, que é rico nesse componentes, você estará se prevenindo de muitas doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol ruim em excesso, como ataques cardíacos, AVCs, arteriosclerose ou hipertensão.
6. Contra o Câncer:
Esse benefício também se dá pela presença de antioxidantes no damasco e por sua ação contra os radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerígenas.
7. Saúde do sistema ósseo:
Os damascos são ricos nos mineiras fósforo e cálcio, fundamentais para a construção e manutenção do sistema ósseo, por isso a fruta também previne contra osteoporose.
8. Constipação:
Ricas em fibras, em especial celulose e pectina, a fruta combate prisão de ventre.
Veja no vídeo mais Benefícios do Damasco:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios dos damascos, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Damasco em Casa.
Como Plantar Damasco em Casa:
Se você é fã de damascos, assim como eu, mas não tem acesso a esse fruto com facilidade, ou consome somente os frutos desidratados, hoje você irá apreender Como Plantar Damasco em Casa, seguindo passos simples.
No entanto, antes de relatar o passo a passo, ressaltamos que o damasco é um fruto de regiões frias, portanto se você pretende fazer um plantio dessa fruta em casa é bom que você resida em regiões frias, ou crie um espaço com temperaturas controladas especialmente para seu pé de Damasco.
1. Passo:
Você irá aprender a plantar Damascos a partir de suas sementes, a maior dificuldade que você terá nesse primeiro momento é remover a semente do caroço.
Para isso, incialmente coloque alguns caroços na janela de sua casa, ou no lado externo e deixe-os secar por algum dias.
Ao realizar esse processo, as sementes que estão dentro dos caroços irão encolher, para remover as sementes de dentro você irá precisar do auxilio de um quebra-nozes ou de outro utensilio, realize o processo com muito cuidado para não danificar a semente.
2. Passo:
Com as sementes em mãos deixe-as de molho por aproximadamente três dias, durante esse período troque a água do recipiente todos os dias.
Para que a semente possa germinar ela precisará passar por um processo chamado estratificação, que consiste em criar condições favoráveis (temperatura e humidade) para a ruptura da dormência das sementes, assim, nesse passo você irá envolver as sementes em papéis toalha, molhar esse papel com água, de modo que ele fique úmido, mas não encharcado.
Em seguida coloque a semente envolvida no papel toalha úmido em um saco plástico (que tenha como fechar), ou outro recipiente de plástico com tampa e leve a geladeira por 4 a 6 semanas. Após esse período você observará que as sementes começaram a brotar.
3. Passo:
Pegue uma caixa de leite, ou um vaso pequeno , ou ainda, um saquinho de polietileno faça alguns furos no fundo para drenar a água, forre o recipiente escolhido com um pouco de cascalho, e coloque uma mistura de terra de plantio para árvore frutífera e um pouco de adubo.
4. Passo:
Nesse passo você irá plantar as sementes, para isso cave uma pequena cova nos recipientes que você preparou e plante as sementes que já estão germinado, em seguida coloque em um local que pegue sol, como sua janela, por exemplo.
Quanto a irrigação, no momento que você perceber que a terra do recipiente começou a secar, faça a rega, porém sem encharcar. Pois o damasqueiro gosta de umidade, mas não de ficar encharcado.
5. Passo:
Faça as transferências das mudas para um local onde também pegue sol, quando não houver chances de geadas. Nesse processo, você deve retirar as mudas do recipiente pequeno e transplantar para o local de cultivo definitivo. Respeitando as condições de solo da planta.
6. Passo:
Você também pode plantar damasco a partir de mudas enxertada e também a partir de mudas adquiridas em viveiros, para isso escolha uma muda que já tenha 2 e 3 anos de idade.
Dicas Extras:
- Os damascos apesar de serem fãs de climas frios também se adéqua a climas subtropicais, desde que o período de inverno não possua temperaturas muito elevadas.
- Na hora de plantar o damasqueiro escolha bem o espaço de plantio, o ideal é que plante próximo a uma parede (com cerca de 25 cm de distância) para protegê-lo de ventos frios e geadas, esses fatores climáticos podem interferir na frutificação da planta, além disso, essa localização irá permitir que a árvore de damasco se desenvolva melhor.
- O solo deve ser rico em nutrientes, argiloso, fértil mas com PH levemente alcalino, já que a planta de damasco não é de solos arenosos.
- Evite plantar o damasco em locais onde já ocorreu o plantio de plantas que podem ser fontes de verticilose, como tomates, berinjelas, pimentas ou batatas.
- Durante o inverno ou começo da primavera é o período ideal para se plantar o pé de damasco. Além disso, depois que plantar o damasco você pode estar colocando ainda um pequena quantidade de adubo em volta de seu caule.
- A irrigação da planta deve ser semanal e em grande quantidade, evitando exageros. Alguns especialistas recomendam que em solos pesados a irrigação deve ser feita a cada 2 – 3 dias e uma vez por dia em solos leves.
- Você pode utilizar fertilizantes, perto do fim do inverno e durante o período que a planta frutificar, desde que eles sejam orgânicos.
- Realize a poda da planta removendo os galhos mais antigos e os mais fracos, para que a planta possa se desenvolver melhor. Ressaltamos que a poda do damasqueiro deve ser feita no inverno ou começo da primavera.
Colheita:
Quanto a colheita dentro de 3 ou 4 anos após o plantio é possível que o seu damasqueiro apresente os primeiros frutos, isso desde que você tenha feito todo o processo de plantio adequadamente e tenha respeitado suas condições climáticas. Além disso, você deve proteger os frutos de damascos de ventos frios e geadas.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Damasco em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Damasco:
Creme de Damasco:
Ingredientes:
- 300g de damasco seco;
- 1 copo (250 ml) de água;
- 1 caixinha de creme de leite (200g).
Modo de Preparo:
- Deixe o damasco de molho na água por no mínimo 30 minutos.
- Depois leve o damasco com a água ao fogo por 15 minutos ou até que o damasco esteja macio.
- Coloque no liquidificador o damasco, a água do cozimento e o creme de leite.
- Bata. Eu não bati muito, pois gosto que fique pedaço, que dê para encontrar uns pedaços do damasco e mastigar, mas isto vai do seu gosto.
- Despeje em uma travessa e leve para gelar.
Frango com damasco:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 50 ml de azeite;
- 1 kg de peito de frango;
- 300 ml de caldo de galinha;
- 2 cebolas fatiadas;
- 2 dentes de alho;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de cha de tomilho em pó;
- 2 colheres de cha de coentro em pó;
- 6 cenouras cortadas horizontalmente e cada metade cortada em 6 pedaços grossos;
- 1/2 bumbo de funcho cortado metade e depois fatiado horizontalmente;
- 300 g de damasco doce;
- Sal e pimenta a gosto;
Modo de Preparo:
- Aqueça uma panela de barro e frite o frango por 5 a 10 minutos, virando algumas vezes até dourar
- Retire o frango da panela e acrescente a cebola e o alho e frite por 5 minutos
- Acrescente todos os temperos e cozinhe por 1 minuto, em seguida adicione o caldo de galinha
- Coloque o frango na panela com o funcho e a cenoura deixe levantar fervura por 30 minutos
- Acrescente os damascos e mexa levemente para misturar, deixe ferver em fogo baixo por mais 5 minutos, tempere com sal e pimenta
- Polvilhe com folhas de funcho para enfeitar
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Damasco em Casa. Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Como Plantar Repolho.