Como Plantar Espinafre em Casa de uma maneira fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, espinafre é uma planta anual da família Amaranthaceae. Seu cultivo é praticamente durante todo o ano e pode ser consumido de várias formas: fresco, em saladas, cozidos, fritos, etc.
É rico em vitaminas A e E, iodo e vários antioxidantes, é por isso que é altamente apreciado por seu alto valor nutritivo, embora ele contenha ácido oxálico, o que faz com que ele seja consumido com moderação.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa hortaliça maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Espinafre em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Espinafre:
O Espinafre é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de espinafre.
- Umidade (%) 94,0;
- Energia (kcal) 16;
- Energia (kJ) 67;
- Proteína (g) 2,0;
- Lipídeos (g) 0,2;
- Carboidrato (g) 2,6;
- Fibra (g) 2,1;
- Cinzas (g) 1,2;
- Cálcio (mg) 98;
- Magnésio (mg) 82;
- Manganês (mg) 0,71;
- Fósforo (mg) 25;
- Potássio (mg) 336;
- Cobre (mg) 0,06;
- Zinco (mg) 0,3;
- Tiamina (mg) 0,10;
- Riboflavina (mg) 0,21;
- Piridoxina (mg) 0,06.
Benefícios do Espinafre:
Conheça os principais benefícios do espinafre para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Contra o cancro:
Entre os vegetais, o espinafre se destaca por suas propriedades anticâncer. Seu consumo regular previne diferentes tipos de câncer como o de pulmão, de fígado, o de mama, o câncer de próstata e cólon. Esta propriedade é possível devido ao conteúdo de antioxidantes tais como luteína, carotenoides e flavonoides.
2. Fornece Muitos Nutrientes:
Dentre os benefícios do espinafre, esta claro que seu valor nutritivo é uma das principais razões para esse vegetal ser incluído em qualquer dieta.
Na verdade, ele deve se tornar parte da dieta diária das pessoas, especialmente de crianças. Isso porque, além de ter baixa caloria, contribui para nosso organismo com uma excelente combinação de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
3. Coração:
Graças a presença de vitamina C, vitamina A e ácido fólico, todas as substâncias com ações antioxidante, o espinafre regula o organismo e reduz os radicais livres.
Desta forma o corpo é beneficiado em muitos aspectos. Um deles já mencionado, é a redução do risco de câncer. O outro está diretamente relacionado ao nosso sistema cardiovascular e, consequentemente, a saúde do nosso coração.
4. Reduz o colesterol:
Uma das funções dos antioxidantes é a redução do colesterol, que está alojado nas artérias. Assim, contribui para a boa circulação de sangue e o bom desempenho de todo o sistema cardiovascular.
5. Ajuda a Combater a Anemia:
O consumo regular de ferro ajuda a aumentar a produção de hemoglobina. Sendo a ausência deste último, a característica principal da anemia.
Além disso, a hemoglobina é responsável por transportar o oxigênio para os diferentes órgãos e músculos do corpo. Então o consumo de espinafre também favorece a saúde de nossos músculos.
6. Promove a Proteção Cerebral:
Como outros legumes verdes, o espinafre contêm uma grande quantidade de minerais e antioxidantes que ajudam as funções cognitivas, sendo assim, previne doenças como Alzheimer.
Além disso, contém potássio, que também ajuda a saúde cerebral já que melhora o fluxo sanguíneo.
Veja no Vídeo mais Benefícios do Espinafre:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do Espinafre, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Espinafre em Casa.
Como Plantar Espinafre em Casa:
Espinafre é uma colheita simples, especialmente para iniciantes no plantio de horta, uma vez que ele possui um crescimento rápido e é muito produtivo, além disso, dificilmente você encontrará pragas em sua colheita de espinafre.
Nesse sentido, você verá agora Como Plantar Espinafre em Casa, você irá aprender desde o plantio, à colheita, bem como alguns pequenos cuidados que devem ser.
O espinafre se desenvolve bem nos meses menos quentes do ano, tais como o outono. Além disso, dependendo da variedade, não é uma cultura que possa se desenvolver em temperaturas excessivamente elevadas.
Como Plantar Espinafre:
O plantio de espinafres pode ser feito durante todo o ano, porém é preciso evitar os meses de mais calor, que é o ideal para direcionar semeadura no campo, além disso a recomendação é cultivar o espinafre diretamente no solo de cultivo definitivo, pois o processo de transplante de mudas de espinafre é muito delicado, além disso, não é o meio mais usado para cultivar a planta.
Cuidados Necessários para Plantar Espinafre:
Espinafre, bem como muitas outras culturas, não exige muitos cuidados, mas é preciso ficar atento a presença de caracóis e lesmas, sobretudo no início para não perder seu plantio de espinafre, outros cuidados especiais devem-se a presença de “pulguilla chato” nas folha, deixando-a pouco apresentável, mas pode ser consumida perfeitamente.
Quanto a irrigação, a planta de espinafre gosta de um solo levemente úmido, porém não deixe que falte água para sua planta. Além da rega você pode estar fertilizando o solo com adubos orgânicos, para que assim a planta possa se desenvolver melhor. Outra opção, é fertilizar o solo com adubos ricos em nitrogênio.
Quando Colher o Espinafre:
Após 8 semanas o espinafre está pronto para a colheita. Se você cortar as folhas pouco acima do chão, ainda pode colher espinafre várias vezes.
Nesse caso existem duas maneiras de colher o espinafre, uma delas é cortar a planta inteira, mas desta forma você não conseguirá maximizar a sua colheita.
Sendo assim, na colheita, você deve garantir que as raízes do espinafre permaneçam intactas. Esta é a única maneira de colher o espinafre até quatro vezes. Quando o espinafre florescer já não deve ser colhido.
Recém-colhidas as folhas de espinafre devem ser consumidas dentro de dois ou três dias, se possível. Você pode também armazená-las no congelador por 6 meses. Para fazer isso, escalde as folhas de espinafre com antecedência e coloque-as para congelar.
Dicas Extras:
- Espinafre precisa de pouco calor para crescer, caso contrário irá florescer cedo e ficará muito azeda para ser consumida.
- Plante mais de uma planta com intervalos mínimos de 2 semanas entre uma e outra.
- O espinafre tolera o sol, mas não exceda na exposição a luz solar, principalmente se você morar em uma região quente.
- A irrigação é importante no crescimento de espinafre em sua horta, contudo o excesso pode encharcar a planta e causar apodrecimento de suas raízes.
- Para semear as sementes de espinafre, você tem que fazer um pequeno buraco no chão de cerca de 2 cm de profundidade.
- Se você cultivá-lo em vasos, espalhe as sementes em torno de toda a superfície, e quando as pequenas plantas crescerem deixe um espaço de 20 cm entre elas.
- A eliminação de ervas daninhas pode ser feita manualmente, utilizando as ferramentas adequadas.
- O espinafre não crescerá bem, se o solo tiver um Ph superior a 6,7, mas os valores de pH devem estar entre 6 e 6.5 para o crescimento da planta ser bem sucedido.
- Fertilize o solo de plantio sempre que necessário.
Veja no Vídeo mais Detalhes sobre Como Plantar Espinafre em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Espinafre:
Quiche de Espinafre:
Ingredientes:
- 1 gema;
- 4 colheres de sopa de água;
- 250g de farinha de trigo;
- Sal;
- 125g de manteiga em cubos;
- 1 colher de sopa de azeite;
- ½ cebola em cubos;
- 1 dente de alho picado;
- 1 maço de espinafre picado;
- 5 ovos;
- Pimenta do reino;
- 350g de creme de leite fresco;
- 1 xícara de ricota em cubos;
- ½ xícara de parmesão ralado.
Modo de Preparo:
- Em uma tigela misture a gema e a água.
- Em outra tigela, disponha a farinha, o sal e por cima os cubos de manteiga
- Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa.
- Faça um buraco no meio e coloque, aos poucos, o líquido.
- Amasse com a palma das mãos até que a massa esteja lisa.
- Cubra com plástico e leve a geladeira por no mínimo 1 hora.
- Abra a massa com o auxílio de um rolo.
- Cubra uma forma redonda de fundo removível e faça furinhos com o garfo.
- Reserve na geladeira enquanto faz o recheio.
- Aqueça uma frigideira, regue com azeite e doure a cebola e o alho.
- Junte o espinafre refogue por, aproximadamente, 2 minutos, desligue e reserve.
- Em uma tigela, bata os ovos com uma pitada de sal e de pimenta, junte o creme de leite fresco, a ricota e o espinafre.
- Disponha o recheio sobre a massa na forma e cubra com o queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno a 180 graus por 40 minutos, ou até ficar bem dourada.
Pão de espinafre fácil:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de espinafre cru;
- 1 e ½ xícara (chá) de água morninha (300 ml);
- 1 envelope (10 g) de fermento biológico seco;
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de sal;
- 4 colheres (sopa) de margarina sem sal;
- 2 ovos;
- 1 colher (sopa) de açúcar.
Modo de preparo:
- Bata o espinafre com a água no liquidificador.
- Reserve.
- Misture o fermento com a farinha e adicione os demais ingredientes.
- Vá acrescentando o suco de espinafre aos poucos, enquanto sova, até obter uma bola lisa e macia (se
- precisar, junte mais água).
- Envolva a vasilha em saco plástico e deixe crescer até dobrar o volume.
- Sove novamente a massa e divida-a ao meio.
- Modele 2 pães e disponha-os em assadeira untada.
- Cubra e deixe crescer até dobrar o volume.
- Asse em forno alto preaquecido (220 ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Espinafre sem Casa.