Como Plantar Grão-de-bico em Casa
Como Plantar Grão-de-bico em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o grão de bico é possivelmente a mais saborosa proteína vegetal completa, com fácil crescimento e muitos benefícios para a saúde.
Contudo, os grãos-de-bico contém ainda boas quantidades de fibras, vitamina B3, potássio, ômega 6 e muitas outras sustâncias necessárias para a manutenção da saúde.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse legume maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Grão-de-bico em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Grão-de-Bico:
O Grão-de-Bico é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas dessa leguminosa.
- Valor energético: 354.7kcal=1490;
- Carboidratos: 57,9g;
- Proteínas: 21,2g;
- Gorduras saturadas: 0,9g;
- Gorduras monoinsaturadas: 1,4g;
- Gorduras poliinsaturadas: 2,8g;
- Fibra alimentar: 12,4g;
- Fibras solúveis: 0,8g;
- Cálcio: 114,4mg;
- Piridoxina: B6 0,8mg;
- Manganês: 3,2mg;
- Magnésio: 146,4mg;
- Lipídios: 5,4g;
- Fósforo: 342,3mg;
- Ferro: 5,4mg;
- Potássio: 1115,7mg;
- Cobre: 0,7ug;
- Zinco: 3,2mg;
- Tiamina: B1 0,5mg;
- Sódio: 5,2mg.
Benefícios do Grão-de-Bico:
Conheça os principais benefícios do Grão-de-Bico para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Rico em Ferro:
Devido esse mineral os grãos são muito bons para ajudar na prevenção e no tratamento da anemia, além disso, ele ainda contêm ácido fólico, que também ajuda na prevenção de anemia.
2. Melhora o Humor:
Os grãos-de-bico contém um composto chamado triptofano, que ajuda a melhorar o humor e também pode combater problemas como a depressão. Isso ocorre porque essa sustância é capaz de estimular a produção de hormônios do bem-estar.
3. Combate a Constipação:
Isso é possível graças a presença de fibras nesses grãos.
4. Rico em Proteínas:
Se você se encontra fazendo exercícios intensos com o objetivo de ganhar massa muscular, não esqueça de incluir esse grão em sua dieta.
5. Controla os níveis de Colesterol:
A presença de antioxidantes, como as saponinas, e de fibras insolúveis é responsável por esse beneficio do grão de bico.
Veja no vídeo mais Benefícios do Grão-de-Bico:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Grão-de-Bico, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de Como Plantar Grão-de-Bico em Casa.
Como Plantar Grão-de-Bico em Casa:
O grão de bico (cicer arietinum) é um legume que se originou dos países do Mediterrâneo oriental da Grécia, Turquia e Síria.
Este vegetal é muito nutritivo, por ser uma boa fonte de proteínas e conter muitas vitaminas e minerais que não são muito comuns em vegetais. Aprenda a crescer esta fonte de energia, agora mesmo nesse artigo que ensina Como Plantar Grão-de-Bico em Casa.
O grão de bico é um vegetal de outono-inverno, a melhor época para o cultivo é em novembro e no início de dezembro. O grão de bico é um arbusto que pode medir até 50 cm de altura.
Suas folhas vêm em pares de verde-escuro e suas flores em cores brancas ou roxas. Cada cápsula pode ter uma ou duas sementes de grão de bico.
Plantio:
A semeadeira de grão-de-bico pode ser direta ou por criação de mudas através da germinação de suas sementes. As sementes levam entre 10-15 dias para completar seu ciclo de germinação.
Se optar pelo cultivo das mudas, tenha muito cuidado na hora de transplantar, para não danificar as raízes das mudas.
Quanto ao plantio, a profundidade da semeadura de grão de bico é cerca de 4-5cm, três vezes o tamanho da semente. Para camas de cultivo do plantio direto, desenhe duas linhas em zig-zag ao centro e coloque as sementes a distância de 15 cm uma da outra.
Quando o plantio é feito em mudas, espere que a muda tenha pelo menos 7cm a 10cm de altura. Com uma colher, cave uma cova de 7 cm de profundidade por 5-6 cm de largura e insira um pouco de adubo antes de introduzir as mudas.
Além disso, mantenha um espaçamento 10-15 cm entre as mudas, mas isso irá depender da variedade que está sendo cultivada.
O transplante, se feito adequadamente não afeta o desenvolvimento da planta, pois não faz mal as raízes das mudas. No entanto, após o transplante realize a rega.
Solo:
Se você quer cultivar o grão-de-bico o solo deve ser aerado, salino e profundo, porque suas raízes têm grande desenvolvimento.
Além disso, o solo deve ser bem drenado e bem nutrido com adubo. Uma boa mistura é metade do chão preto com metade da folha do chão. A planta gosta de solo neutro ou ligeiramente ácido. Para um bom desenvolvimento, retorne a aplicar o adubo na metade da colheita.
Antes de plantar, cave covas de aproximadamente 5 cm de profundidade. Em seguida, adicione 5 cm de areia e um fertilizante. Posteriormente deposite as sementes de grão de bico na superfície para depois cobrir com 2 cm de areia. Após o plantio faça a rega, suspendendo a irrigação duas semanas depois do plantio, isso se não chover no decorrer desse tempo.
Clima:
Quanto ao clima, é uma cultura que resiste a seca, podendo até mesmo crescer com a umidade acumulada na terra por causa da chuvas. Além disso, os melhores resultados são obtidos em culturas em anos poucos chuvosos.
Contudo, a 10 ° C, o grão de bico pode germinar mesmo que a temperatura ideal de germinação oscila entre 25-35 ° C.
Assim, estes legumes se desenvolvem tanto em pleno sol ou sombra em lugares quentes. Seu ciclo é de aproximadamente 100 dias para a colheita. Eles são muito bem adaptados para potes com uma profundidade mínima de 30 cm.
Irrigação:
Como é uma planta tolerante à seca, sua necessidade de água é escassa. A planta pode crescer em boas condições, mesmo com apenas água da chuva. Sendo assim, recomendamos somente uma irrigação suplementar para melhorar a nodulação e aumentar o desempenho e o número de vagens.
Poda:
Como é o caso de outras culturas, você deve observar com atenção a presença de ervas daninhas, eliminando-as sempre que elas aparecerem.
Pragas e doenças:
Quando se trata de como plantar grão-de-bico as pragas e doenças mais comuns são:
- A mosca-de-bico;
- Gorgulho;
- Mariposa vermelha de grão de bico;
- O gorgulho da ervilha;
- Voa de mineração.
Colheita:
A observação é o melhor termômetro para saber quando é a hora certa para a colheita. Que deve ser feita quando as folhas tornam-se amarelas, mesmo que os grãos-de-bico ainda estejam ainda verdes.
A técnica é simples: você só tem que cortar as plantas acima do nível do solo ou raiz para depois empilhá-las e deixá-las secar durante uma semana para obter os grãos. Lembre-se que, antes do armazenamento, os grãos-de-bico devem ter uma umidade de 8 a 15% e devem ser mantidos em local seco e ventilado.
Cuidados essenciais:
Para obter melhores resultados, na hora de como plantar grão-de-bico você pode levar em consideração os seguintes requisitos:
- A densidade de plantação depende das condições ambientais, além disso, caso tenha um terreno grande a recomendação é plantar cerca de 33 plantas/m2.
- Lembre-se que um atraso no plantio de tempo pode causar a redução do crescimento e desenvolvimento da planta. Além disso, a flor também é afetada.
- Recomenda-se não cultivar o grão-de-bico em um mesmo campo até quatro anos transcorridos.
- Recomenda-se ainda plantar em terras onde receba pleno sol, ao oeste, por exemplo, evitando os lugares onde a umidade se acumula.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Grão-de-Bico em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Grão-de-Bico:
Salada de grão-de-bico com frango:
Ingredientes:
- 500g de filé de peito de frango;
- 2 dentes de alho picados;
- Sal a gosto;
- 6 colheres (sopa) de azeite;
- 2 xícaras (chá) de grão-de-bico;
- 1 xícara (chá) de azeitona preta em rodelas;
- 1 cebola roxa em cubos;
- 1 pepino japonês em cubos;
- 1/2 xícara (chá) de hortelã picada;
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo:
- Tempere os filés de frango com o alho e sal.
- Aqueça uma frigideira com metade do azeite, em fogo alto, e grelhe os filés de frango até dourarem.
- Retire os filés, deixe amornar, corte em tiras e reserve.
- Em uma tigela, misture o grão-de-bico cozido, a azeitona preta, a cebola, o pepino, a hortelã, o suco de limão, o azeite restante, as tiras de peito de frango, tempere com sal e misture bem.
- Transfira para uma saladeira, decore como desejar e sirva em seguida.
Empadão de frango com massa de grão-de-bico:
Ingredientes:
- 300g de grão-de-bico cozido e amassado;
- 1/2 xícara (chá) de maisena;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- 2 colheres (sopa) de água fria (aproximadamente);
- 1 colher (café) de sal;
- 1 gema;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente).
Recheio:
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 cebola picada;
- 1 peito de frango cozido e desfiado;
- 1 lata de milho escorrido;
- 1 tomate picado;
- Sal e cheiro-verde picado a gosto.
Modo de preparo:
- Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite em fogo médio e frite a cebola até dourar.
- Adicione o frango, o milho, o tomate, sal, cheiro-verde e refogue por 3 minutos.
- Desligue e reserve.
- Para a massa, em uma tigela, misture o grão-de-bico, a maisena, o azeite, a água, o sal, a gema e a farinha, e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
- Se necessário, adicione mais água.
- Abra a massa com a ajuda de um rolo entre duas folhas plásticas e forre uma fôrma redonda média de aro removível com parte da massa.
- Espalhe o recheio sobre a massa e cubra com a massa restante.
- Faça furos com um garfo e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar.
- Retire, deixe amornar, desenforme e corte em fatias.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.